Seguros: crescer num ambiente de instabilidade politica e econômica está entre os desafios de 2022

"A diferença na arena se dará pela agilidade em produzirmos as melhores soluções para atender os nossos clientes e corretores", afirma Marcio Benevides, vice-presidente de distribuição da Zurich

Com o ano chegando ao fim, trago neste post as principais conquistas deste ano, que construíram pontes para enfrentar os desafios e oportunidades que 2022 traz na visão de alguns dos principais executivos do setor. Praticamente todos eles afirmam que em 2022 ainda estaremos em um cenário de pandemia, com desafios na economia e na política que podem impactar o setor com uma possível crise econômica. Segundo os entrevistados, um dos grandes aprendizados de 2021 é melhorar os aspectos que estão sob controle dos executivos, portanto das empresas, e admitir que vivemos num período realmente difícil.

Rivaldo Leite, vice-presidente de marketing da Porto Seguro, afirma que o mercado segurador acompanhou muito de perto as mudanças na sociedade e um bom exemplo disso é enxergar como as seguradoras reagiram e passaram a adaptar seus modelos de negócio. “Com resiliência, a Porto, por exemplo, entendeu o momento e o que poderíamos fazer no nosso negócio para entregar as melhores e mais completas soluções aos nossos clientes, não só em seguros, mas também nas verticais de serviços, saúde e financeiro. E isso se reflete em resultados obtidos, como o recorde histórico que atingimos com a marca de 5,8 milhões de veículos segurados, além de uma elevação de 11,9% de prêmios emitidos nos produtos da Vertical Seguros e de ultrapassar 1,1 milhão de beneficiários no segmento Saúde no acumulado de janeiro a setembro de 2021”.

Ricardo Bottas, CEO da SulAmérica, acredita que a recuperação do setor, impactado pela pandemia, tanto em prêmios quanto em custos, deve continuar conforme o avanço da vacinação e reabertura completa da economia, absorvendo uma nova perspectiva de consciência do consumidor sobre a relevância de ter um plano de saúde, um seguro de vida e uma reserva financeira bem administrada. “No entanto, alguns desafios podem trazer volatilidade na retomada, impulsionados ainda por um ano de transitória política, com eleições que devem ganhar foco e mexer em priorizações de algumas pautas econômicas”, avalia.

O clima, certamente, é de otimismo entre todos. “Com uma operação maior e mais diversa, manter o foco e a disciplina será fundamental”, afirma Erika Medici, CEO da AXA. Ivan Gotijo, CEO do grupo Bradesco Seguros, afirma: “Fizemos um orçamento ousado para 2022 e vamos cumprir. Sabemos que tão importante como conquistarmos novos clientes, é superar o desafio de reter os atuais. E para isso estamos trabalhando e inovando em todas as frentes, todos os dias.”

E a competição é uma palavra presente na estratégia de todos. “2022 será um ano de oportunidades. Mas a diferença na arena se dará pela agilidade em produzirmos as melhores soluções para atender os nossos clientes e corretores”, afirma Marcio Benevides, vice-presidente de distribuição da Zurich.

A CNseg divulgou as projeções de crescimento para o setor segurador nacional para 2021 e 2022, cuja arrecadação atual representa 6,7% do PIB. No cenário mais otimista, sem considerar dados dos seguros saúde e DPVAT, o setor segurador deve fechar o ano com aumento de 14,1% sobre 2020. Mesmo no cenário pessimista, com crescimento de 9,4%, o sentimento é positivo: o setor, que gera mais de 175 mil empregos diretos, demonstrou resiliência no enfrentamento da crise. 

Leia abaixo quais foram as principais conquistas em 2021 e os desafios previstos em 2022 pelas empresas:

Austral Seguradora: Carlos Frederico Ferreira, CEO

A Austral Seguradora consolidou sua carteira de Transportes, com os produtos que lançamos no final de 2020. Conseguiu posicionar-se  no mercado neste primeiro ano de operação, atingindo a cifra de cerca de R$ 15 milhões em prêmios, em um ano que a proteção destas apólices ficou em evidência com o aumento do transporte de cargas.

Em Responsabilidades, houve expansão da carteira de D&O e E&O em cerca de 43%. Foi criada  uma nova coordenação de Responsabilidade Civil Geral, com a qual se  pretende implementar produtos que ampliem a participação de mercado. O ano de 2021 foi um ano de novos projetos, fortalecendo o DNA de inovação da empresa.

 Em linhas gerais, mesmo com um ano extremamente desafiador, a expectativa é de que a Austral Seguradora tenha crescimento e supere mais uma vez a barreira de R$ 1 bilhão em prêmios emitidos. Estrategicamente consolida sua operação em cada uma das linhas de negócios, o que contribui a cada ano para o aumento do portfólio de clientes e parceiros.

Focando no mercado brasileiro de Seguros, sem dúvida, as novidades passaram por mudanças regulatórias e propostas de novas circulares pela Susep, que propuseram novos modelos de produtos e clausulados. Nesse contexto, podemos citar o Seguro Garantia e a área de Responsabilidades. Isso contribuiu para a modernização do trabalho das empresas e aumento da concorrência – o que sempre é bom para os clientes.

Em 2022, creio que os grandes projetos de infraestrutura possam movimentar o nosso mercado. Destacamos o Seguro Garantia Judicial. Com o retorno dos julgamentos dos processos judiciais principalmente no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), o mercado segurador espera que as grandes demandas que ficaram reprimidas durante estes últimos dois anos de pandemia voltem às mesas de negociação. Calcula-se que haja um estoque de cerca de quase R$ 1 trilhão em processos tributários, somente no CARF. Este produto, como se sabe, funciona como alternativa as cauções em depósitos judiciais e/ou em substituições a cauções já realizadas em dinheiro, penhora de bens e fianças bancárias.

A Austral Seguradora também direcionará seus esforços e investimentos para uma verdadeira mudança tecnológica e de digitalização dos seus processos, que vão além da oferta de uma plataforma digital aos clientes, corretores e parceiros. Nós trabalhamos de uma forma muito próxima e customizada, ouvindo cada um daqueles que fazem parte do ecossistema para entender suas dores e necessidades, de forma em que sejamos mais assertivos nas soluções de seguros corporativos de grande risco.

Austral RE: Bruno Freire, CEO

A Austral Re seguiu seus planos baseados em crescimento orgânico, com atenção às oportunidades de negócios em operações de toda a América Latina, posicionada nos segmentos de P&C (Property & Casualty), Marine, Energy, Vida e Saúde e Auto. Mas em 2021 também assumimos as operações da Markel Resseguradora do Brasil, o que faz da companhia a quarta resseguradora em destaque no país. Com isso, destaca-se mais uma vez no mercado nacional por oferecer soluções para seus clientes com uso de tecnologia e inovação. Quanto ao mercado brasileiro de resseguros, com a retomada da economia, seus produtos demonstraram a importância destes negócios para amparar as seguradoras. O ano movimentou R$ 14,1 bilhões até setembro de 2021, um aumento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2020, o que demonstra a robustez e força para crescer ainda mais no ano que vem. 

Em 2022, estamos sempre atentos às demandas de adaptações do mercado ou de novos produtos que possam ser aderentes às necessidades dos nossos clientes, com análise de benchmarking, formação de preços e confecção de notas técnicas atuariais em um plano de negócios bem-sucedido. A Austral Re acredita que, com investimentos em tecnologia e no conhecimento de seu corpo técnico, preservará um atendimento personalizado e ágil, subscrição analítica, eficiência na alocação de capital e responsabilidade na gestão de risco em 2022.

AXA no Brasil: Erika Medici, CEO

Na AXA, chegamos ao fim do ano entregando o resultado orçado e uma marca mais relevante no mercado, reconhecida como uma opção tanto para seguros para PMEs, Condomínios e Transportes com uma solução cada vez mais digital, quanto para P&C para riscos médios, em que oferecer consultoria especializada e gestão de riscos é fundamental. Em Parcerias, exploramos novos modelos e consolidamos os produtos que lançamos ano passado. No setor, destaco o movimento de inovação, com seguradores e corretores aprofundando o processo de digitalização impulsionado pela pandemia, em 2020. Também enxergo importantes avanços na discussão sobre diversidade, sobretudo em equidade de gênero. 

Em 2022 vamos trabalhar no processo de integração da AXA XL, o que vai nos posicionar de maneira ainda mais robusta no mercado, numa solução completa para riscos empresariais. Vamos lançar novos produtos e fortalecer nossa posição em Vida. Com uma operação maior e mais diversa, manter o foco e a disciplina será fundamental.

IVAN LUIS GONTIJO bradesco seguros

Grupo Bradesco Seguros: Ivan Gontijo, CEO

Entre as principais conquistas de 2021 cito a resiliência do setor diante de uma trágica pandemia e o quando pudemos ajudar quem tinha seguro, planos de previdencia, plano de saúde e títulos de capitalização. Pagamos R$ 31 bilhões em indenizações no acumulado deste ano até setembro. Esse valor retornou à sociedade. Deste total, mais de R$ 4,5 bilhões foram destinados à Covid-19, em contratos de saúde, vida e habitacional. Olha a importância do seguro. Isso falando só da Bradesco. 

Em 2022, a prioridade segue em tecnologia como foco atender melhor o cliente. Temos investimentos parrudos, muito acima do meio bilhão de reais investidos em 2021. E isso envolve toda a organização e seus parceiros de negócios. Desde a criação de produtos até o atendimento no front, passando pela especialização do corretor para atendê-lo. Para se ter uma ideia, são quase 30 milhões de clientes contabilizados até setembro de 2021. O alvo é sempre pagar mais rápido indenizações, customizar produtos, dar um atendimento que agrega valor a nossos parceiros e clientes.

Fizemos um orçamento ousado para 2022 e vamos cumprir. Sabemos que tão importante como conquistarmos novos clientes, é superar o desafio de reter os atuais. E para isso estamos trabalhando e inovando em todas as frentes, todos os dias.

D’Or Consultoria: Bruno Iannuzzi, CEO

Para nós da D’Or Consultoria a principal conquista foi a continuidade do cuidado com os nossos colaboradores e nossos clientes, pois somos uma empresa que tem o cuidado em seu DNA. Com soluções criadas neste momento de pandemia e acompanhamento da nossa população, todos estão seguros, saudáveis e prontos para em janeiro de 2022 voltarmos, agora no modelo híbrido, respeitando todos os protocolos necessários para mantermos esse cenário. 

Esse cuidado e outros diferentes motivos, nos proporcionou a conquista do selo Great Place to Work (GPTW), com mais de 92% de aprovações como a melhor empresa para se trabalhar.  Para o setor de seguros em geral, os índices de crescimento começaram a retornar à normalidade. Saúde, em especial, registrou o aumento de 1.5 milhão de beneficiários nos últimos 12 meses. 

Em 2022, devemos lembrar que ainda estaremos em um cenário de pandemia, com desafios na economia e na política que podem impactar o setor com uma possível crise econômica. São questões complexas, mas precisamos manter a perseverança e a entrega de qualidade, como sempre fazemos.

Essor Seguros: Márcio Feital, diretor técnico Auto/Transporte e Sinistros

Creio que a principal conquista do setor de seguros este ano tenha sido a retomada da atividade e do crescimento. Para a Essor, posso dizer que foi um ótimo ano. Tivemos crescimento de 9% em 2020, mesmo com todos os desafios e dificuldades da pandemia, e teremos crescimento ainda maior em 2021. Este ano, quando comemoramos os 10 anos no Brasil, iniciamos novas e importantes parcerias, lançamos novos produtos e investimos muito em melhorias de processos e sistemas.

Nosso principal desafio para o próximo ano será buscar novas oportunidades e parcerias para continuar nosso crescimento orgânico e sustentável, trazendo inovação, experiência e conhecimento técnico para oferecer os melhores produtos e serviços aos nossos corretores, parceiros e clientes.

Europ Assistance Brasil: Newton Queiroz, presidente

Em 2021 a missão da Europ Assistance Brasil foi liderar o movimento de democratização das assistências para a população que não possui acesso à esse tipo de serviço. Idealizamos, junto à parceiros, as melhores formas de disponibilizar as assistências e dar passos significativos na expansão do mercado, além de oferecer serviços diferenciados alinhados às principais demandas de mercado.

Por meio dessa estratégia ajudamos a ampliar a oportunidade de negócios para o corretor, engajando esses profissionais por meio da oferta de produtos atraentes para o consumidor. Isso representa um novo ecossistema de negócios para o setor de seguros.

Para 2022 o desafio é estar cada vez mais em sintonia com o consumidor. Entramos em uma nova fase de oferecer produtos que proporcionem ao corretor clientes em diversos segmentos da sociedade, apresentando a assistência como solução para problemas reais. O crescimento pela busca de produtos que facilitem a vida dos clientes se apresenta como a oportunidade ideal para colocar em prática ideias inovadoras e transformar a realidade do setor de seguros.

Gallagher no Brasil: Luiz Eduardo Araripe, Country Manager do grupo

Para a Gallagher, dois assuntos merecem destaque em 2021: o início da nossa operação de corretagem de seguros no Brasil e a aquisição da carteira mundial da Willis Re – onde passamos a contar com uma carteira de resseguros de mais de R$ 1,5 bilhão em prêmios e uma capacidade na parte de analytics única no mercado brasileiro, proporcionando soluções atuariais e de capital aos clientes sem precedentes através de nossas modelagens (DFA Models) de propriedade da empresa. A junção das operações fortalece as soluções integradas aos clientes e uma capacidade de serviços em todas as linhas de negócios nos fortalecendo como os três maiores players do setor -, o que reforça nossa atuação e nos deixa mais competitivos aqui no país. 

A Gallagher é uma corretora de seguros corporativos, gestão de risco e consultoria em benefícios e desembarcou em outubro no Brasil trazendo toda a experiência de uma empresa de mais de 90 anos, que tem operações em 58 países e está presente em mais de 150 países por meio de uma rede de corretores e consultores correspondentes. Aqui, a gente tem ainda um espírito empreendedor, com mindset de startup, e um time de especialistas extremamente qualificados para atuar de forma próxima ao cliente, falando seu “idioma”, isto é, com foco na indústria em que ele atua.

Olhando para o mercado, temos a percepção de que o pior da crise já passou. Prova disso é o desempenho do setor, que deve apresentar uma das maiores expansões entre as atividades econômicas em 2021. Até setembro, a indústria do seguro cresceu 14%.

Para 2022, o Brasil apresenta um grande potencial de crescimento para o mercado de seguros e de resseguros, e deve gerar boas oportunidades nos próximos anos. O país é estratégico para a Gallagher na América Latina por dois motivos: a cultura do seguro ainda não está totalmente consolidada e possui uma economia enorme, com muitos projetos de infraestrutura e um universo de produtos corporativos a serem explorados.

Queremos aplicar aqui no Brasil o conhecimento adquirido mundialmente e 2022 será o ano desta consolidação. A corretora vai se dedicar, neste primeiro momento, aos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com plano de expansão de seus negócios para as regiões Sul e Nordeste. No que tange ao Resseguro, o desafio será a integração das carteiras de contratos de resseguro e buscar mais oportunidades no  segmento facultativo, sempre com foco no cliente.

29/05/18 – HDI – Flavio Rodrigues

HDI: Flavio Rodrigues, vice-presidente comercial

A nossa principal conquista em 2021 foi dar continuidade à excelência da HDI no atendimento ao cliente, assegurando a efetividade e rapidez dos diversos canais à disposição. Além disso, pudemos colocar à disposição do mercado novos produtos como o Auto Básico, cobertura contra buracos bem como ampliar o guarda-chuva de coberturas do nosso seguro de vida, o HDI Vida PME. Isso mostra que, mesmo em um ano em que ainda enfrentamos as consequências da pandemia, conseguimos manter o setor atualizado ofertando novidades que ajudam a impulsionar os negócios.

Temos uma expectativa positiva para o mercado em 2022, principalmente por conta de novas soluções que estão previstas para os próximos meses como o Open Insurance. Os acontecimentos dos últimos dois anos trouxeram uma cara nova ao setor de seguros, onde a inovação e a transformação digital ocupam ainda mais espaço. Nosso desafio em 2022 é ir muito mais além para oferecer soluções inovadoras, fortalecer ainda mais o nosso ecossistema de parcerias e dar continuidade à diversificação de produtos. Além disso, acreditamos que novas necessidades irão surgir, o que exige das seguradoras produtos para uma nova realidade. Isso pode impulsionar a contratação de seguro residencial, por exemplo, com opções de coberturas e assistências que foquem na comodidade do segurado e no seu ambiente de trabalho em casa.

Newe Seguros - Foto Bruno de Lima 005

NEWE Seguros: Carlos Caputo, CEO

Tivemos um ano fantástico, mesmo em meio as restrições impostas pela pandemia. Demonstramos que há possibilidade de crescer; criar novas equipes; contratar pessoas; muitas delas que ainda nem conhecemos pessoalmente. O resultado da NEWE em 2021 é maior do que os resultados de 2020 e 2019 somados. Uma expectativa que foi colocada no nosso planejamento no início do ano e que poderia ter sido classificada como inviável. Mas as nossas equipes acreditaram e entregaram, até mesmo, além do “combinado ”.  Somos a companhia do mercado segurador que mais cresceu em 2021, 142 %, e agora figuramos em 26º lugar, dentre as 50 maiores seguradoras do Brasil.   Os pilares em que a NEWE escolheu trabalhar, Agronegócio, Linhas financeiras e Responsabilidade Civil, incluindo Cyber Risks e E&O, crescem acima do PIB e do próprio mercado segurador 

Para 2022 a expectativa é que nossa atuação no segmento do agronegócio mantenha um crescimento estável e que o resultado das nossas outras frentes de atuação despontem, com potencial para repetirmos feito semelhante ao deste ano. Acredito que com a tendência de arrefecimento das medidas restritivas teremos um ambiente ainda mais competitivo e cada vez mais especializado. Vejo governo e órgãos reguladores empenhados em aperfeiçoar processos e criar novas possibilidades de atuação para as seguradoras, assim como a necessidade de fazer com que a cultura do seguro ganhe capilaridade e chegue até a mais distante terra deste país, cultivada por um agricultor familiar, por exemplo. Da nossa parte, no sentido de contribuir ainda mais para o crescimento deste mercado, continuaremos a investir em tecnologia, pessoas e novos produtos; participaremos de projetos pioneiros; e seguiremos na vanguarda, em termos de inovação, e como referência para empresas do setor e dos próprios órgãos governamentais. 

Fabiana Resende - Vice Presidente Executiva do Seguro PASI

PASI: Fabiana Resende, vice-presidente Executiva do Seguro

A pandemia expôs em larga escala essa fragilidade da perda precoce de um familiar evidenciando a real necessidade de amparo diante das fatalidades, por isso em minha opinião a principal conquista para o setor em 2021 foi a consolidação da busca e valorização da proteção securitária para proteger as pessoas.

Aqui no PASI vivenciamos um ano totalmente diferente de tudo que já havíamos passado ao longo desses 32 anos de história. Batemos recordes em vários indicadores relevantes, lançamos diversos novos produtos e iniciamos nossa jornada para levar a proteção do Seguro PASI para todas as pessoas. Isso resultou em um crescimento histórico de aproximadamente 30% em nossos prêmios mensais, centenas de novos corretores parceiros espalhados por todo o país e estamos fechando o ano com mais de 37.500 clientes ativos.

O principal desafio para 2022 será de manter esse ritmo de crescimento e lançamentos, tanto de produtos quanto de ferramentas tecnológicas. Esse novo posicionamento da Companhia tem aproximado do PASI diversas oportunidades em canais de distribuição diferentes, o que pode acelerar ainda mais processos de expansão em algumas regiões e nichos.

Pier

Pier Seguradora: Igor Mascarenhas, CEO

O ano de 2021, apesar do cenário macro, foi um ano muito positivo para Pier. Elevado crescimento, com recordes de novos clientes mês a mês. Ampliamos muito nosso time, incluindo a chegada da Carla Marchese para a posição de CMO. Lançamos as coberturas de danos para o seguro automóvel, que foram muito bem recebidas e hoje já alcançam alta penetração na nossa base. Criamos o reembolso instantâneo de sinistros no Brasil, com o uso de inteligência artificial aplicada à análise de risco. E, sem dúvida, uma das principais conquistas em 2021 foi a autorização para a licença definitiva anunciada essa semana (16/12).

Esta licença, além de representar um grande marco na nossa trajetória regulatória, amplia as nossas oportuniadades à medida que dá mais flexibilidade e agilidade para expansão de produtos, distribuição, e até de itens segurados. Com o S3, nós podemos atuar em todo o território nacional oferecendo seguro para danos e pessoas, incluindo responsabilidade civil, sem limitações de valor e volume. Encerrar o ano com essa autorização é motivo de muito orgulho e alegria para Pier.

Para 2022, a licença definitiva permitirá que a Pier se consolide como uma plataforma completa e siga revolucionando o setor de seguros com produtos individualizados para entregar cada vez mais o que o cliente precisa. Vamos começar a estruturar o lançamento de novas linhas e evoluir muito nosso produto e experiência do Seguro Auto, que no próximo ano se tornará um produto 100% completo em termos de cobertura e terá tecnologia embarcada o suficiente para pagamentos instantâneos de reembolso.

Outro grande desafio, para todo o mercado, é a adesão ao Open Insurance que, assim como o processo do S3, vai demandar dedicação de múltiplas áreas de toda a empresa.

São Paulo, Brasil 26-11-2021 Retrato de Rivaldo Leite, VP comercial e de Marketing da Porto Seguro na sede da empresa em São Paulo. Foto: ©Fernando Martinho

Porto Seguro: Rivaldo Leite, vice-presidente Comercial e de Marketing

Neste último ano, acompanhamos algumas mudanças importantes no setor de seguros. Houve uma conscientização dos brasileiros sobre a importância de poder contar com um seguro. Com os riscos e novas vivências que a pandemia trouxe, o conceito de oferta de proteção ganhou força com o público e pudemos encontrar novas oportunidades de atuação em um cenário desafiador.  

O mercado segurador acompanhou muito de perto essas mudanças na sociedade e um bom exemplo disso é enxergar como as seguradoras reagiram e passaram a adaptar seus modelos de negócio. Com resiliência, a Porto, por exemplo, entendeu o momento e o que poderíamos fazer no nosso negócio para entregar as melhores e mais completas soluções aos nossos clientes, não só em seguros, mas também nas verticais de serviços, saúde e financeiro. E isso se reflete em resultados obtidos, como o recorde histórico que atingimos com a marca de 5,8 milhões de veículos segurados, além de uma elevação de 11,9% de prêmios emitidos nos produtos da Vertical Seguros e de ultrapassar 1,1 milhão de beneficiários no segmento Saúde (números do 3T21).   

Uma das principais características da Porto é a presença nos mais diversos segmentos, com o oferecimento de seguros e serviços para vários momentos da vida do público consumidor. Seguindo esta linha, podemos destacar uma importante conquista da companhia este ano. Recentemente criamos ao lado da Cosan a Mobitech, uma joint venture de serviços de mobilidade. Unindo os ecossistemas dos dois grandes grupos, a plataforma irá atuar na gestão de frotas leves e pesadas, serviços de assinaturas de veículos e locações diárias, entre outras atividades. Enquanto a operação aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), seguimos com o Porto Seguro Carro Fácil, serviço pioneiro na assinatura de automóveis que fornece facilidade e conveniência para quem precisa de um carro, mas não quer conviver com burocracias e despesas. 

Em 2022, pretendemos dar continuidade aos projetos iniciados este ano e continuar com o investimento em inovação. Estamos sempre em busca de novas tecnologias e soluções inteligentes para otimizar o atendimento e oferecer novas experiências aos nossos clientes. Queremos continuar a expandir nossas oportunidades de negócio nos mercados em que atuamos. Entender as necessidades e anseios das pessoas é nossa principal estratégia para criar produtos e processos cada vez mais humanizados e inovadores. Esse caminho, além de oferecer ao cliente a melhor experiência, oferece às empresas novas oportunidades de negócios para investimentos, e aumenta o leque de oportunidades de vendas para nossos parceiros corretores. 

Além disso, com a retomada das atividades, nossa maior preocupação continua a ser o bem-estar e integridade de nossos colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e com as comunidades onde estamos inseridos. Continuamos nossas atividades pensando sempre na segurança das pessoas. 

Carlos Cortes Prudential

Prudential do Brasil: Carlos Cortez, VP de Marketing & Digital

Aqui na Prudential, nós permanecemos resilientes durante esse segundo ano de pandemia, com o foco permanente nos nossos clientes e na oferta de produtos baseada nas necessidades específicas de cada pessoa e de sua família. Uma oferta que é despertada por verdadeiros especialistas em planejamento financeiro, que são os nossos corretores franqueados Life Planners e os nossos consultores parceiros, fundamentais na disseminação da importância do seguro de vida no nosso país. Assim, nós continuamos a crescer em emissão de prêmios e em número de clientes ao longo de 2021, chegando a mais de 3,1 milhões de vidas seguradas.

Diante do cenário que temos enfrentado, nossa principal conquista, sem dúvida, foi ter cumprido integralmente nosso propósito de cuidar das pessoas em todos os momentos, especialmente nos casos relacionados à Covid-19. Além disso, outra conquista importante foi o lançamento do Prudential Vitality para nossos clientes, o maior programa de bem-estar e recompensas do mundo. É uma iniciativa inédita no Brasil e que está totalmente alinhada ao nosso propósito de cuidar das pessoas ao estimular uma mudança de comportamento no que se refere à boa alimentação e à prática regular de atividades físicas por meio de metas a serem alcançadas. Quando esses objetivos são cumpridos, o cliente pode trocar pontos por descontos em diversos apps de alimentação, transporte ou entretenimento. Acreditamos que o Prudential Vitality tem potencial para oferecer mais saúde para muitas pessoas. E nós estamos inteiramente comprometidos em oferecer aos nossos clientes mais saúde em todas as esferas: mental, física e financeira.

Outro passo importante que demos em 2021 está relacionado ao nosso processo de transformação digital. Por isso, fizemos uma série de investimentos em modernização e tecnologia ao longo do ano. Em outubro, lançamos o OneClick, um programa de automatização de diversos processos internos, como preenchimento e aceitação de formulários para contratação e manutenção de apólices. São iniciativas que dão ao franqueado a possibilidade de já ter acesso à decisão da análise de risco (underwriting) de forma automática. Essa funcionalidade traz mais dinamismo ao processo e diminui o tempo para emissão de uma apólice de seguro.

Para 2022, vamos continuar investindo em inovação e na modernização de nossos processos e no aumento da oferta de produtos ainda mais personalizados e na consolidação do uso de machine learning e inteligência artificial por todo o mercado segurador, sempre visando antecipar as demandas dos nossos clientes, com absoluto foco em sua jornada com a gente.

Espera-se também que o uso cada vez maior de tecnologias interativas amplie a autonomia das pessoas na gestão de seus portfólios de produtos e acreditamos que esse é o caminho para oferecer seguros cada vez mais adequados às necessidades das pessoas, seguindo a nossa tendência pioneira de atender aos mais variados tipos de clientes em seus diferentes momentos e modos de viver e de planejar as finanças da família. Um objetivo nobre, mas que não alcançamos sem o apoio dos nossos parceiros. 

Por isso, quando falamos de inovação constante e definimos que este é um dos mais importantes pilares estratégicos da companhia, também estamos falando dos esforços para entregar soluções e tecnologias que facilitem a atuação de nossos corretores franqueados e consultores parceiros.

SulAmérica: Ricardo Bottas, CEO

O ano de 2021 trouxe importantes desafios para a companhia, ainda decorrentes da pandemia. O início do ano apresentou um número elevado de casos de COVID-19, com uma segunda onda ainda mais forte do que a primeira. Por essa razão, tivemos impacto nos resultados dos segmentos de Saúde e Vida, devido a elevação dos níveis de sinistro, combinado a retomada de procedimentos represados eletivos e não urgentes. Com o avançar do processo de vacinação a partir de meados do ano, a situação da pandemia começou a dar sinais importantes de melhora, o que deve contribuir para a normalização dos resultados do setor nos próximos ciclos.

Em termos de desempenho financeiro, a despeito desses impactos em custos, mantivemos o ritmo de crescimento nas receitas operacionais, com aumento de 5,8%, comparando o acumulado de janeiro a setembro de 2021 com o mesmo período do ano anterior. Em paralelo, mesmo em meio a um cenário desafiador, tivemos os primeiros nove meses do ano recheados de conquistas, tendo como destaques os beneficiários de saúde e odonto, com a marca de 4,5 milhões de clientes, refletindo a expansão de 8,5% em planos coletivos e o aumento de 290 mil segurados no segmento de Vida. Na linha de expansão de portfólio, seguimos ampliando o acesso à linha de midticket com a família SulAmérica Direto, plano de saúde regional e com excelente custo-benefício, presente em 10 regiões do país, além de novos fundos de Previdência com forte compromisso em questões ESG.

Olhando para 2022, as projeções de crescimento são positivas, de acordo com a última edição da Conjuntura CNseg. A recuperação do setor, impactado pela pandemia, tanto em prêmios quanto em custos, deve continuar conforme o avanço da vacinação e reabertura completa da economia, absorvendo uma nova perspectiva de consciência do consumidor sobre a relevância de ter um plano de saúde, um seguro de vida e uma reserva financeira bem administrada. No entanto, alguns desafios podem trazer volatilidade na retomada, impulsionados ainda por um ano de transitória política, com eleições que devem ganhar foco e mexer em priorizações de algumas pautas econômicas. Adicionalmente, requer atenção o aumento de novos casos de COVID-19 em outros países e, inclusive, surgimento de novas variantes, o que geram riscos econômicos que podem ter efeitos sobre o Brasil. Estamos atentos e aqui enaltecemos e reforçamos a importância do avanço e da manutenção da vacinação em nosso país. Sob a ótica do corretor de seguros, é preciso estar cada vez mais conectado com o mundo digital e entender o momento de vida atual de seus clientes e potenciais clientes para a correta abordagem de oferta de produtos, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas. O correto entendimento das necessidades do mercado pelo corretor, junto a um processo digital e ágil das seguradoras com a oferta de produtos atrativos, tende a apoiar essa retomada do setor.

Em 2022, teremos muitas novidades em relação a ampliação do acesso à saúde por meio do SulAmérica Direto em mais cidades do país, novos produtos de Vida, Odonto e Previdência, além de lançamentos de novos fundos de investimentos com diferentes temáticas – como o crédito privado e ESG. Tudo isso, é claro, dentro do nosso propósito de sempre levarmos a Saúde Integral a um número cada vez maior de pessoas, um posicionamento da SulAmérica, tangibilizado por nossas entregas em produtos e serviços que olham para essas pessoas por inteiro, com foco nas saúdes física, emocional e financeira. Queremos ser uma gestora que oferece opções completas de proteção para nossos clientes e beneficiários em Saúde, Odonto, Investimentos, Vida e Previdência, adequados a seus momentos de vida, por meio de um amplo portfólio que atenda cada vez mais de forma personalizada e garanta as melhores experiências. Vamos em frente com um novo ano de muitas novidades!

Swiss Re: Fred Knapp, responsável por resseguros no Brasil e Cone Sul

Em 2022 e anos vindouros, um dos desafios é reduzir o gap de proteção para enfrentar a velhice. Trata-se de um tema que está entres as principais preocupações do mundo. No Brasil, o tema está em pauta há décadas, mas se torna muito mais prioritário com o envelhecimento da população. Aquele velho clichê de que o país vai envelhecer antes de enriquecer ganha realidade quando os números são analisados. Um estudo do Swiss Re Institute mostra dados alarmantes. Uma diferença entre os ativos previdenciários e a necessidade de renda para a aposentadoria de nada menos que US$ 514 bilhões ao ano na América Latina. E o Brasil, que sempre é citado como o maior da região, aqui também ganha este status, com um gap de US$ 180 bilhões por ano. Segundo o especialista no tema, uma palavra resume tal desafio: conscientização. Das pessoas, dos governantes. Da sociedade como um todo. “É preciso um trabalho de equipe para que todos entendam que uma parcela relevante da sociedade não terá a proteção necessária. Já está acontecendo no Brasil e passa a ser mais relevante a partir de agora com o envelhecimento da população, criando um déficit para os mais jovens no futuro”, aponta. 

Knapp acredita que as seguradoras podem trabalhar com plataformas confiáveis de poupança para aposentadoria a fim de facilitar a distribuição. Uma das conquistas em 2021 foi a parceria fechada com a BrasilPrev, empresa de previdência privada do Banco do Brasil com a americana Principal. 

A empresa contratou soluções de resseguros da Swiss Re e lançou o Brasilprev Flex, que combina em apenas um produto as características de previdência privada e seguro de vida. O produto VGBL conta com características de longo prazo, permitindo que o cliente pague o mesmo valor do início ao final da cobertura e da cobertura em caso de morte do cliente. Dependendo do momento de vida e necessidades, ele também pode contratar coberturas como: doenças graves, invalidez total ou permanente por acidente, diária por incapacidade temporária e assistência funeral.

“Vemos uma importante oportunidade de trazer soluções de resseguros que podem ajudar a fechar a lacuna de proteção de mortalidade no Brasil. Apenas 53% do risco de morte é coberto pelo mercado de seguros, como informado em relatório do Swiss Re Institute. Outras soluções de seguro podem incluir coberturas biométricas, como mortalidade, morbidade e cuidados de longo prazo com um componente de poupança, para fornecer cobertura flexível e responsiva por toda a vida.

Outro desafio é adequar os valores das importâncias seguradas em várias modelos de negócios. Um dos exemplos é o seguro automóvel. O contrato se propõe a repor o bem segurado. No entanto, com a inflação e alta dos veículos usados, o valor de reposição está maior do que o previsto na importância segurada das apólices. Este é um problema que tem de ser solucionado para evitar conflitos com o consumidor, judicialização e desequilíbrio financeiro dos contratos.

A Swiss Re é uma das companhias de resseguro globais que tem investido em tecnologia e inovação para o segmento automotivo. Além de contribuir com o desenvolvimento de novas soluções em diferentes frentes, a companhia atuou recentemente em colaboração com parceiros com o intuito de tracionar um avanço tecnológico. Globalmente, a parceria com a BlaBlaCar, por exemplo, foi um marco ao promover a inovação no mercado francês de mobilidade. Já no caso do app de telemetria Coloride, um dos intuitos é poder fornecer ao motorista recomendações sobre como desenvolver um estilo de direção mais seguro.

Nessa mesma linha, nosso estudo “All change: how COVID-19 is transforming consumer behaviour” reforça a mobilidade como uma das tendências que se intensificaram durante a pandemia. Estas mudanças abrem espaço para novas demandas, como mercados que têm adotado modelos de produtos “pago por quilômetro”, no qual o segurado paga conforme a distância dirigida e as coberturas são desenhadas de forma customizada às suas necessidades.

Tokio Marine Seguradora: Daniel Dibe, diretor de finanças e administração

A principal conquista para a Tokio Marine e para o nosso setor em 2021 foi ter superado o grande desafio de enfrentar um ano bastante atípico, ainda marcado pela crise gerada pela pandemia de Covid-21. 
Na Tokio Marine, graças a uma sólida infraestrutura de tecnologia, à cooperação de todas as equipes e à oferta de soluções completas em Seguros Massificados e Produtos Corporativos, estamos conseguindo vencer este enorme desafio, o que tem se refletido em nossos resultados e conquistas. Para se ter uma ideia, conforme os nossos últimos dados gerenciais, a Tokio Marine cresceu 14,2% em novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Outro fato que constata o crescimento da Tokio Marine, apesar do momento desafiador de crise, é a performance da carteira de Pessoa Jurídica (PJ) da companhia que, pelo segundo ano consecutivo, atingiu a relevante marca de R$ 2,5 bilhões em Prêmios Emitidos. Também merece destaque o crescimento da Carteira de Massificados, que atingiu a marca de R$ 4,3 bilhões em prêmios em novembro deste ano. 

Também consideramos uma importante conquista, advinda especialmente do aumento da vacinação e da queda dos índices de mortalidade causada pela doença, a queda de sinistralidade por casos de Covid-19. A cobertura foi incluída no Seguro de Vida em abril de 2020, ao mesmo tempo que adotamos uma série de medidas para auxiliar nossos Corretores e Assessorias a manterem os negócios durante a quarentena e facilitar o dia a dia dos nossos Clientes. 

Em 2022, acredito que atender às atuais resoluções e mudanças propostas pela Susep será um grande desafio para o próximo ano. Em relação ao Open Insurance, por exemplo, um desafio que enxergo é a compreensão do papel dos Corretores de Seguros nesse contexto. A Tokio Marine é uma seguradora cujo principal canal de distribuição é o Corretor de Seguros e nós não vislumbramos a exclusão desse profissional em nenhuma das nossas iniciativas.  

Além disso, questões como respeito ao modelo de negócios e estratégias de precificação das Companhias de seguros são fatores desafiadores e que devem ser pontos fundamentais de discussão sobre que modelo de Open Insurance será adotado no Brasil.Outro grande desafio para 2022 é o atendimento aos consumidores, que intensificaram sua experiência com a prestação de serviço digital na pandemia. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bastante atualizados quanto ao uso da tecnologia, e como consequência, em busca de comodidade e facilidade no atendimento. 

Dessa forma, precisamos estar prontos para o grande desafio de prover soluções às demandas deste público que quer se comunicar e interagir com seus prestadores de serviços via atendimento digital. O novo perfil do consumidor nos desafia a pensar cada vez mais em como atender a demanda por seguros em um mundo no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento.

marcio benevides zurich

Zurich no Brasil: Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição

Nosso foco foi manter a proximidade de relacionamento com o corretor e os clientes, bem como a busca insistente em digitalizar processos para tornar a vida deles mais simples e dinâmica.Lançamos diversos produtos e serviços no período. Logo no começo do ano, apresentamos nosso seguro de vida, o Zurich Vida Para Você, que tem a marca da flexibilidade, com diversas coberturas e assistências customizáveis; também nesse produto, possibilitamos que os clientes possam pagar os prêmios pelo PIX, ao passo que, para os corretores, a remuneração da comissão pode se dar em até 48 horas, tal como também ocorre com o nosso seguro auto.

Também no auto, expandimos as coberturas para pequenos reparos. Criamos um serviço de inspeção de bens no seguro residencial, logo após a contratação, dispensando a apresentação de nota fiscal dos itens, bem como digitalizamos a vistoria nos casos de sinistro, além de oferecer diversos serviços sustentáveis nesse tipo de proteção. Lançamos uma plataforma online para os seguros de riscos de engenharia, para que os corretores possam fazer cotações. Ampliamos de 300 para 500 vidas a quantidade de pessoas no nosso VG para pequenas e médias empresas. E, com o serviço via WhatsApp, que está totalmente integrado à nossa assistente virtual Laiz, diversificamos ainda mais nossos canais de atendimento. Em previdência privada, aumentamos a oferta de fundos por meio da parceria com gestoras independentes. Por fim, reabrimos todas as nossas 27 filiais e retomamos em 100% as visitas presenciais aos corretores parceiros – porque o olho no olho com eles é fundamental.

2022 será um ano de oportunidades. Mas a diferença na arena se dará pela agilidade em produzirmos as melhores soluções para atender os nossos clientes e corretores. Já a partir de janeiro, a Zurich entrará em novos segmentos e expandirá sua atuação geográfica no país através de duas iniciativas principais. A primeira, por meio de assessorias (algo que foi reforçado em 2021); a segunda, através de uma plataforma self-service por meio da qual o corretor poderá servir-se do suporte de uma equipe comercial totalmente focada no desenvolvimento de suas atividades.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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