Seguradoras são destaques em ranking de Finanças do anuário “Valor Grandes Grupos”

As transformações no setor segurador geradas pela pandemia, a aceleração tecnológica e a flexibilização da regulação são tema de matéria do anuário “Valor Econômico Grandes Grupos”, do Jornal Valor Econômico, divulgado nesta segunda-feira, 27.  

A matéria aponta que esse cenário permitiu que insurtechsbigtechs, bancos digitais e marketplaces “entrassem no jogo”, modificando o espaço concorrencial do setor. “Apesar dos sérios problemas, a pandemia também despertou sentimento maior de aversão a risco e as famílias estão demandando mais seguros de vida, saúde e patrimonial”, afirmou o presidente da  CNseg, Marcio Coriolano.  

O segmento de Previdência, que apresentou um aumento da demanda em 2021, teve, por outro lado, também um aumento no volume dos resgates. De acordo com o presidente da FenaPrevi, Jorge Nasser, isso aconteceu porque “algumas pessoas estão usando parte dos resgates como benefício para recomposição de renda e outras usam para honrar compromissos de curto prazo”. 

O aumento dos resgates e sinistros em alguns ramos de seguro também participou do processo de digitalização das seguradoras, que já vem colhendo os frutos. Atualmente, os canais digitais já representam 14% das vendas da BB Seguridade e vêm crescendo mês a mês, informou a matéria.

Já a Bradesco vem firmando parcerias com bigtechs e startups para projetos voltados para seguros de auto, residencial, vida, saúde, previdência e capitalização. A Icatu, por sua vez, atenta aos efeitos do open insurance, já se aliou a bancos digitais e fintechs para comercializar seus produtos de vida e previdência, modelo semelhante ao da Zurich, que já conta com 40% do volume de prêmios oriundos dos canais digitais e de redes varejistas e bancos. “A gente aposta muito na mudança de perfil e de hábito de consumo e esta é uma tendência”, declarou o presidente da Zurich Brasil, Edson Franco, eleito recentemente Presidente da FenaPrevi para o mandato de 2022 a 2025. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS