Fonte: Zurich
“Criar juntos um futuro melhor”. Este é o propósito da seguradora Zurich, que em seu 1º Relatório de Sustentabilidade, publicado em junho, anunciou que um de seus três pilares estratégicos globais está diretamente relacionado aos funcionários. Daí a companhia focar no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados e apoiados no desenvolvimento de suas carreiras na empresa.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, que acelerou a digitalização dos modelos de trabalho, a seguradora soube adaptar-se à nova realidade e, entre outras medidas, viu no feedback um meio de aumentar o nível de engajamento de seus 1.500 funcionários no Brasil – e de manter altos os níveis de satisfação entre eles, conforme os índices GPTW, OHI, Edge e Stonewall.
Carlos Toledo, diretor executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil, celebra um feito da companhia no país, que a destaca entre as outras 130 unidades de negócio do Grupo Zurich mundo afora: entre todas elas, o escritório brasileiro foi o que mais deu feedbacks no 3º trimestre de 2021.
“Oficialmente, fazemos o feedback formais e registrados em nosso sistema quatro vezes ao ano, pois queremos fortalecer cada vez mais essa cultura entre os funcionários, tanto ao dar quanto ao receber. Fechamos o 3º trimestre com 86,7% dos líderes executando-o junto aos seus times, muito próximo dos que almejamos, que são 90%”, pontua o executivo. “Foram mais de 2,5 mil sessões individuais, número que já superou as que ocorreram durante todo o ano de 2020”.
Toledo conta que o crescimento da prática é positivo porque fomenta a cultura do feedback na companhia – porém, ressalta que a Zurich frisa que o que importa no processo não é só o número, mas a qualidade do procedimento, já que o objetivo é o crescimento e desenvolvimento tanto individual como coletivo.
“O feedback deve ser um presente, uma forma de dizer que você acredita no potencial do outro. Com ele, o funcionário consegue se desenvolver, expor sua opinião e tornar a contribuição dele mais palpável. O feedback permeia todas as etapas de desenvolvimento do colaborador na Zurich”, aponta o executivo.
O RH da companhia colocou em prática diversas iniciativas para fomentar o feedback qualificado. Foram promovidos workshops, realizadas campanhas de comunicação por meio de ferramentas como e-mail, Teams, pop-ups na intranet, entre outros. A Zurich utiliza mundialmente a ferramenta Success Factor, um módulo do SAP que permite que as pessoas deem e recebam feedbacks inclusive de outros países e, também, de forma lateral, ou seja, não só entre líderes e liderados – o chamado feedback 360°, que é o que a companhia estimula e objetiva em sua cultura.
Empresa destaca-se pelo nível de engajamento entre seus funcionários
Além de contribuir para o engajamento, o feedback e o cuidado com a jornada do colaborador também têm se mostrado importantes para o aumento dos níveis de satisfação dos empregados da companhia. Hoje, a Zurich no Brasil é considerada uma das melhores companhias para se trabalhar no país, conforme atestam algumas certificações nacionais e internacionais, a partir da avaliação de seus próprios funcionários.
O ENPS, sigla de Employee Net Promoter Score, que é um índice que mede o nível de engajamento entre eles e, portanto, determina o quanto recomendam a empresa para lugares e outras pessoas do seu círculo pessoal, foi 83 em 2021, mesma pontuação do ano de 2020. O índice vem evoluindo desde que a companhia passou a medi-lo, em 2018, quando somou 59, é e 23 pontos maior do que em 2019.
A Zurich também é reconhecida por promover a equidade, a diversidade e a inclusão em seu time, razão pela qual foi recertificada no ano passado pela britânica Stonewall. Também em 2020, foi certificada pela Edge num dos três níveis, o “Move”, que é destinado às companhias com políticas implementadas e com resultados sólidos, e listada no Guia Exame de Diversidade, por ser uma das mais inclusivas do país – e com pontuação acima da média do ranking geral. Outro reconhecimento internacional foi o Organizational Health Index, feito a cada 3 anos pela consultoria Mckinsey & Company, cuja edição mais recente também foi em 2020. A Zurich ficou com 83 face aos 66 da edição de 2017.
A empresa foi considerada a melhor seguradora do Brasil para a mulher trabalhar no país, de acordo com o 5º GPTW Mulher, que visa identificar e reconhecer as corporações que se destacam nas políticas e práticas em prol da equidade de gênero. De 641 companhias de grande e médio porte avaliadas, ela ficou na 14ª posição entre as grandes empresas de todos os setores que têm as melhores práticas de inclusão e ascensão feminina à liderança.