Indicadores recentes reforçam cenário de Selic em elevação em 2022

Projeção para o IPCA em 2021 subiu pela 32ª semana consecutiva, de 9,33% para 9,77%. Para 2022, também subiu, de 4,63% para 4,79%

A mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia brasileira em 2022 voltou a cair, agora abaixo de 1,00%, percentual em que estava na semana passada, para 0,93%, no Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta terça-feira com estimativas coletadas até o fim da semana passada. Para 2021, o ponto-médio das expectativas para a expansão do PIB também foi reduzido, pela quinta semana consecutiva, agora de 4,93% para 4,88%. 

O economista Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras, explica que com um quadro de indicadores econômicos aquém do esperado divulgados na semana passada, como a queda das vendas do varejo e dos serviços, as expectativas para o desempenho do PIB no terceiro trimestre se tornam nitidamente mais negativas e, dada a queda entre abril e junho, cresce a probabilidade de termos uma recessão técnica este ano (dois trimestres seguidos de contração). “Ainda estamos saindo de uma forte recessão decorrente do Covid-19, seria particularmente negativo, nesse cenário, entrar em recessão técnica tão cedo”.

Outra notícia desfavorável veio da inflação, destaca Simões. O IPCA de outubro acima das expectativas e qualitativamente desfavorável,  mostrando uma inflação persistente e disseminada entre diversos produtos e serviços. A inflação oficial acelerou de 1,16% em setembro para 1,25% em outubro. “Diante da surpresa relevante no IPCA de outubro, cresceu no mercado a sensação de urgência quanto a uma resposta ainda mais forte do Banco Central para conter as pressões inflacionárias. Não é possível desprezar a possibilidade de um aumento maior que o de 1,50 ponto percentual na Selic em dezembro, como ainda se projeta hoje”, avalia. Na política, destaque para as primeiras tratativas da PEC dos Precatórios no Senado, que podem pesar nas projeções para a próxima semana.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg, no portal de CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS