Hidrogênio verde é matéria de capa da nova edição da Revista de Seguros

Entrevista exclusiva com economista Vilma da Conceição Pinto, da IFI, do Senado

O hidrogênio, combustível capaz de assegurar protagonismo na busca de energia limpa, é o tema da matéria de capa da nova edição da Revista de Seguros (nº 918). Trata-se da principal aposta para substituir os hidrocarbonetos na maioria das suas aplicações, incluindo combustível para transporte e insumo para a produção de matérias-primas básicas como aço, no lugar do carvão, e produtos químicos, como já ocorre na cadeia dos fertilizantes nitrogenados. Produzido a partir de fontes limpas como a hídrica, a eólica e a solar, da qual o Brasil é rico, ele é o chamado hidrogênio verde.

A entrevistada desta edição é a economista Vilma da Conceição Pinto, 31 anos, que assumiu a direção daInstituição Fiscal Independente do Senado (IFI). Graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Economia Empresarial e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, ela conta como foi superar barreiras por ser mulher e negra e avalia impactos de decisões do atual Governo, com impactos econômico e fiscal rele­vantes.

Em tempos de emergência climática, o Brasil assume compromisso de conter o desmatamento ilegal da Amazônia durante a 26ª Conferência Climática da ONU (COP 26), realizada em Glasgow, na Escócia. Até aqui, na maior floresta tropical do mundo há um avanço do desmatamento desde 2019 – mais de 10 mil quilômetros quadrados de mata por ano.

Outra matéria trata do setor de turismo, um dos mais afetados com as restrições à mobilidade em razão da pandemia. Pelas contas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor apresentou perdas da ordem de R$ 341 bilhões no período, mas começa sua recuperação à medida que avança o número de pessoas vacinadas.

Nesta edição, apresentamos aos leitores um encarte especial sobre a Conseguro 2021, evento da Confederação Nacional das Seguradoras e o maior do mercado segurador brasileiro, realizado de 27 de setembro a 1º de outubro. A primeira Conseguro totalmente virtual entra para a história do mercado não só pelos números recordes de audiência (6 mil participantes) como também pelos mais de 100 palestrantes, moderadores e debatedores que participaram dos cinco blocos de temas da atualidade e do futuro: economia, infraestrutura, questões ASG, consumidores e regulação governamental, em 40 horas de programação. Foi consenso que o mercado de seguros terá um protagonismo ainda maior em cercar de proteção uma sociedade que se defrontará com riscos adicionais causados pelas mudanças climáticas e avanço dos crimes cibernéticos, enquanto se recupera dos danos da pandemia da Covid-19. Neste encarte, matérias que não se limitam a apresentar problemas, mas também a revelar ações e múltiplas visões para o equacionamento dos desafios, ensejando propostas do interesse da sociedade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS