Geneva Association debate desafios para o setor mundial de seguros

Patrick Larragoiti, presidente do conselho da SulAmérica, e Antonio Cassio dos Santos, presidente do conselho do IRB Brasil Re, participam da Assembleia Geral da Geneva Association, a "think tank" da indústria mundial de seguros

Patrick Larragoiti, presidente do conselho da SulAmérica, e Antonio Cassio dos Santos, presidente do conselho do IRB Brasil Re, participam da Assembleia Geral da Geneva Association, a “think tank” da indústria mundial de seguros. Neste encontro, que acontece todos os anos na Suíça e reune os principais CEOs de empresas de seguros do mundo todo, todos comemoram como as seguradoras responderam imediatamente às restrições da pandemia, incluindo o trabalho remoto e continuando a cumprir promessas aos clientes.

O setor também se mostrou resiliente financeiramente, principalmente em comparação com a crise financeira de 2008. No entanto, embora a pandemia tenha revelado oportunidades para a indústria reafirmar sua proposta de valor no apoio à sociedade, ela também deixou claro que as seguradoras sozinhas não podem proteger a sociedade contra riscos sistêmicos como pandemias.

O mundo está começando a emergir da pandemia COVID-19 e as empresas estão se adaptando novamente. O encontro, que acontece hoje, dia 12, tem como debate um lugar para líderes globais de seguros trocarem opiniões sobre as mudanças em andamento e como o cenário de risco e a indústria de seguros serão afetados a longo prazo, examinando desafios e oportunidades.

Temas do encontro:

Mudança climática: Como o mundo se tornará Net Zero?, com mediação de Joachim Wenning, presidente do conselho da Munich Re

  1. Inteligência Artificial: Um progresso para a humanidade ou uma ameaça para as sociedades?, com palestra do Nobel de economia Paul Krugman e mediação de Yuan Siong Lee, presidente da AIA

Mitigando o aumento da desigualdade social: qual o papel da industria de seguros?, com mediação de Charles Lowrey, chairman e CEO da Prudential Financial

Diversidade e Inclusão. Por que isto importa”?, com mediação de Brian Duperreault, da AIG

“As seguradoras desempenham um papel fundamental ao possibilitar a inovação e a prosperidade em todas as áreas da economia. Podemos ser um agente chave na redução do risco da transição para um futuro sustentável, alavancando nossos pontos fortes e experiência em análise de dados, precificação, gestão de risco e prevenção. Os governos também têm um papel poderoso a desempenhar. Eles podem dar sinais fortes, estabelecendo uma agenda focada, definindo prioridades climáticas consistentes e fornecendo novo capital para acelerar o crescimento da tecnologia limpa”, disse em recente debate sobre carbono zero, Charles Brindamour, CEO da Intact Financial e presidente da The Geneva Association.

Para Maryam Golnaraghi, diretora de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente da Geneva Association, enfatizou: “O papel das seguradoras na avaliação, precificação e gerenciamento de riscos não testados associados a novas tecnologias e processos será fundamental para a implementação em larga escala e levantamento de capital privado. Estamos felizes de poder iniciar uma pesquisa sobre ‘soluções inovadoras de seguro para reduzir o risco de tecnologias climáticas em direção ao carbono zero’. ”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS