Liberty Seguros acelera jornada digital para corretores e clientes

Patricia Chacon, CEO da Liberty Seguros Brasil, conversou com o blog Sonho Seguro sobre os temas atuais do setor, como open insurance e mudanças na estratégia diante da pandemia. “A nossa estratégia está pautada no desenvolvimento de uma oferta de seguros ampla e entrega de jornadas fluidas ao cliente e corretor”, afirma. Saiba mais na entrevista abaixo:

Quais os efeitos da pandemia nos resultados da seguradora? 

A Liberty investiu fortemente nos últimos anos no segmento de seguros de Vida, desenvolvendo novos produtos, lançando ferramentas digitais de ponta e trabalhando junto com nossos parceiros para aumentar a oferta deste seguro tão importante para o cliente. O último ano esta linha se viu extremamente impactada pelo Covid; e com o propósito de que o nosso segurado saiba que sempre pode contar com a Liberty, decidimos fazer a cobertura de casos relacionados a COVID desde o início, e mantemos essa cobertura até hoje. 

Neste período lançamos o Meu Momento de Vida, plataforma digital que permite ao cliente escolher um seguro muito mais adequado às suas necessidades. Corretores que usam a plataforma vendem duas vezes mais apólices, sendo um ótimo aliado dos nossos parceiros na diversificação da sua carteira e entrega de uma venda consultiva. Ter uma oferta alinhada às necessidades do cliente e parcerias fortes na distribuição fez com que tenhamos crescido nossa carteira de vida em 19% no primeiro semestre de 2021. 

O que mudou na estratégia em razão da pandemia? Entrou em novos nichos? Em novas regiões? Em novos canais de vendas? Quais? 

A nossa estratégia, que está pautada no desenvolvimento de uma oferta de seguros ampla e entrega de jornadas fluidas ao cliente e corretor, estava muito alinhada às necessidades de mudanças que vieram com a pandemia. O que houve foi uma aceleração do processo de implementação de algumas ações importantes principalmente com o objetivo de melhorar a experiência dos nossos clientes e parceiros. 

Aceleramos nossa transformação digital, com o lançamento de novas funcionalidades no aplicativo de clientes, que registra até junho um aumento de 50% no número de usuários ativos. O cliente encontra no app facilidades para ver seu seguro, avisar um sinistro, chamar uma assistência e até usar um desconto do nosso clube +Liberty. Desenvolvemos também nosso novo portal para o corretor, que por meio do uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial permite ao nosso parceiro ter uma experiência muito mais personalizada para deixar seu dia a dia mais fácil. Os corretores que já o utilizam tem nos relatado excelentes feedbacks, e em breve estaremos com ele em todo o Brasil. 

Quando falamos de produtos, a Liberty trabalhou fortemente na personalização dos produtos – como por exemplo o Auto Controle, modelo de seguro pago por quilometragem que estamos pilotando desde o início do ano. Essas opções personalizadas permitem que o segurado pague de acordo com a sua preferência e necessidade, se tornando, em alguns casos, alternativas mais econômicas que os seguros tradicionais. 

O que mudou para clientes e corretores? Cite somente a principal mudança. 

O ritmo da transformação digital acelerou muito durante a pandemia, não só com o lançamento de novas funcionalidades, mas com o maior uso daquelas que já existiam. Hoje, mais de 95% dos nossos kits de boas-vindas já são entregues de forma digital- com o detalhe que eles podem ser personalizados pelo nosso corretor com a sua marca e mensagem para deixar a experiência ainda mais acolhedora. O segurado conta com a facilidade da vistoria prévia digital. Dobramos durante a pandemia os casos realizados desta forma, que além de poder ser feita na hora e lugar, pode ser executada com toda a segurança para o cliente. Lançamos o pagamento via Pix, expandimos nosso atendimento via WhatsApp e lançamos uma nova experiência de cotação para seguros de residência e comércio e serviços. 

Nossa avaliação é que ter ferramentas digitais de ponta permitem que nossos clientes e corretores tenham uma experiência cada vez mais fluida com a Liberty. Mas quando precisarem, tem também um time de atendimento disponível para os apoiar. Temos muito orgulho de poder dizer que conquistamos pela segunda vez a certificação Great Place to Work- uma boa indicação que estamos no caminho correto, trabalhando tanto para fora como dentro para ser uma empresa de excelência. 

Como vê o Open Insurance e quais os desafios e ações para se adaptar às novas regulamentações? 

Open Insurance ainda está em fase embrionária, estamos ativamente discutindo junto ao mercado os impactos e as possibilidades que ele trará para o setor de seguros, além das regulamentações que estão em processo de construção a partir da experiência do open banking. 

A Liberty Seguros está, entretanto, aberta às mudanças e possibilidades que o Open Insurance e atenta às implicações do modelo na vida dos nossos clientes e parceiros, que fazem uma parte integral da estratégia de sucesso da companhia.

Tem no radar fusões e aquisições para ganhar escala? 

A Liberty Seguros não comenta estratégias ou planos futuros. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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