Fonte: Valor Econômico
Os bancos digitais têm como meta transformar o mercado de seguros, ao oferecer um modelo que une simplicidade, conveniência e transparência. “Quando decidimos entrar neste mercado enxergávamos uma oportunidade para revolucionar esse segmento em que, historicamente, os clientes enfrentam processos burocráticos e produtos caros e complexos”, afirma a vice-presidente de produto do Nubank, Livia Chanes.
Lançado em dezembro de 2020 em uma parceria com a Chubb Brasil, o Nubank Vida, com tíquete de R$ 9 mensais, registrou mais de 90 mil seguros ativos em menos de um trimestre. “Nosso foco foi realmente democratizar o acesso a esse setor com um produto transparente e adaptável às necessidades de cada um”, diz a executiva da fintech com 40 milhões de clientes.
A Chubb foi escolhida pelo Nubank pela tecnologia embarcada. É US$ 1 bilhão por ano investido apenas em tecnologia. A principal ferramenta dessa estratégia é o Chubb Studio, uma plataforma lançada em setembro de 2020, que simplifica e agiliza a distribuição de seguro.
“Como consequência, temos parcerias digitais com marcas líderes em todo o mundo”, informa Paulo Pereira, vice-presidente de afinidades da Chubb.
O mesmo propósito guia o Next, banco digital do Bradesco. “A ideia é oferecer um produto que realmente agregue valor à vida do cliente, de forma acessível e com a melhor experiência. Em alguns casos, a oferta de um seguro serve de porta de entrada para o cliente”, afirma Laura Chaves, executiva-chefe de produtos, que já tem na prateleira seguro de vida, odontológico, cartão de débito e crédito, bem como o prestamista.
Em 2022, a expectativa é expandir a oferta com a ajuda de insurtechs, que participam de ecossistemas de inovação, como o Inovabra Habitat. “Nossa proposta junto ao Next é que toda a jornada do correntista e potencial segurado seja realizada de forma 100% digital, por meio do aplicativo Next”, afirma Fabio Dragone, diretor de inovação, CRM e digital da Bradesco Seguros.
O Inter tem uma plataforma de serviços financeiros e não financeiros, o que permite parceria exclusiva com a Liberty Seguros. “Em pouco mais de dois anos, lançamos 17 produtos e vamos muito em breve chegar à marca de 1 milhão de clientes ativos”, afirma Paulo Padilha, CEO da Inter Seguros. O próximo lançamento será o seguro celular integrado a venda de aparelhos na plataforma Inter Shop.
A Liberty Seguros vende na plataforma do Inter seguros de residência, perda e roubo de cartão, proteção financeira, vida, auto e viagem. Todos 100% digitais. “Além do trabalho com o Banco Inter, passamos a operar também na plataforma digital Auto Compara, do Santander ”, informa Eduardo Sallum, superintendente do canal de instituições financeiras da Liberty.
O Inter fez parceria também com a Icatu Seguros, que por sua vez tem inúmeras parcerias com instituições financeiras, como Modal, C6 Bank e BS2, além de Caixa, Itaú e XP, para citar alguns. Vende seguros de vida, previdência privada e títulos de capitalização. Todos digitais. A seguradora investiu nos últimos anos mais de R$ 600 milhões em tecnologia e infraestrutura. “Queremos parceiros estratégicos que tenham a mesma ambição que a nossa: democratizar a proteção e o planejamento financeiro a toda a população”, afirma Guilherme Hinrichsen, vice-presidente comercial da Icatu.
No C6 Bank, a ambição é trazer para esse mercado pessoas que nunca haviam comprado seguro antes e oferecer uma jornada simples, afirma o head de seguros, Fábio Basilone. “Estamos finalizando o contrato com algumas companhias e já fechamos parceria com Mitsui, Fairfax e Sura.”
A MAG Seguros, única seguradora participante no sandbox regulatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep), tem diversos bancos tradicionais e digitais como parceiros, como Itaú, XP, ContaBlack, DankBank, LeftBank e a MAG Finanças. “A estratégia para atrair bancos digitais como parceiros se divide em três pilares: produtos flexíveis, capacidade de integração via APIs e serviços agregados como consultoria em seguros, serviços para ajudar o parceiro na implementação do projeto”, conta Luciano Périco, diretor de estruturação de negócios. No sandbox, a MAG desenvolve a Simple2u, seguradora 100% digital que tem como objetivo oferecer seguro on demand em diversos ramos. “O cliente pode fazer a contratação diretamente pelo aplicativo e escolher as soluções desejadas, bem como a forma de ativação, que poderá se r manualmente ou programa da conforme as horas, dias ou até mesmo geolocalização”, detalha.
Dando o pontapé em seu banco digital, a XP já tem pronto o ecossistema de seguros. “O seguro vai além de ajudar a atrair clientes e ser rentável. O produto cria fidelidade ao proteger os bens e o planejamento financeiro dos nossos clientes”, afirma Roberto Teixeira, CEO de seguros da XP, que atua com cinco seguradoras na oferta de apólices de vida, saúde e planos odontológicos.