Valor: Associação com seguradora traz oferta sob medida

Bancos digitais crescem no setor, com investimento em tecnologia e oferta menos burocrática

Fonte: Valor Econômico

Os bancos digitais têm como meta transformar o mercado de seguros, ao oferecer um modelo que une simplicidade, conveniência e transparência. “Quando decidimos entrar neste mercado enxergávamos uma oportunidade para revolucionar esse segmento em que, historicamente, os clientes enfrentam processos burocráticos e produtos caros e complexos”, afirma a vice-presidente de produto do Nubank, Livia Chanes.

Lançado em dezembro de 2020 em uma parceria com a Chubb Brasil, o Nubank Vida, com tíquete de R$ 9 mensais, registrou mais de 90 mil seguros ativos em menos de um trimestre. “Nosso foco foi realmente democratizar o acesso a esse setor com um produto transparente e adaptável às necessidades de cada um”, diz a executiva da fintech com 40 milhões de clientes.

A Chubb foi escolhida pelo Nubank pela tecnologia embarcada. É US$ 1 bilhão por ano investido apenas em tecnologia. A principal ferramenta dessa estratégia é o Chubb Studio, uma plataforma lançada em setembro de 2020, que simplifica e agiliza a distribuição de seguro.

“Como consequência, temos parcerias digitais com marcas líderes em todo o mundo”, informa Paulo Pereira, vice-presidente de afinidades da Chubb.

O mesmo propósito guia o Next, banco digital do Bradesco. “A ideia é oferecer um produto que realmente agregue valor à vida do cliente, de forma acessível e com a melhor experiência. Em alguns casos, a oferta de um seguro serve de porta de entrada para o cliente”, afirma Laura Chaves, executiva-chefe de produtos, que já tem na prateleira seguro de vida, odontológico, cartão de débito e crédito, bem como o prestamista.

Em 2022, a expectativa é expandir a oferta com a ajuda de insurtechs, que participam de ecossistemas de inovação, como o Inovabra Habitat. “Nossa proposta junto ao Next é que toda a jornada do correntista e potencial segurado seja realizada de forma 100% digital, por meio do aplicativo Next”, afirma Fabio Dragone, diretor de inovação, CRM e digital da Bradesco Seguros.

O Inter tem uma plataforma de serviços financeiros e não financeiros, o que permite parceria exclusiva com a Liberty Seguros. “Em pouco mais de dois anos, lançamos 17 produtos e vamos muito em breve chegar à marca de 1 milhão de clientes ativos”, afirma Paulo Padilha, CEO da Inter Seguros. O próximo lançamento será o seguro celular integrado a venda de aparelhos na plataforma Inter Shop.

A Liberty Seguros vende na plataforma do Inter seguros de residência, perda e roubo de cartão, proteção financeira, vida, auto e viagem. Todos 100% digitais. “Além do trabalho com o Banco Inter, passamos a operar também na plataforma digital Auto Compara, do Santander ”, informa Eduardo Sallum, superintendente do canal de instituições financeiras da Liberty.

O Inter fez parceria também com a Icatu Seguros, que por sua vez tem inúmeras parcerias com instituições financeiras, como Modal, C6 Bank e BS2, além de Caixa, Itaú e XP, para citar alguns. Vende seguros de vida, previdência privada e títulos de capitalização. Todos digitais. A seguradora investiu nos últimos anos mais de R$ 600 milhões em tecnologia e infraestrutura. “Queremos parceiros estratégicos que tenham a mesma ambição que a nossa: democratizar a proteção e o planejamento financeiro a toda a população”, afirma Guilherme Hinrichsen, vice-presidente comercial da Icatu.

No C6 Bank, a ambição é trazer para esse mercado pessoas que nunca haviam comprado seguro antes e oferecer uma jornada simples, afirma o head de seguros, Fábio Basilone. “Estamos finalizando o contrato com algumas companhias e já fechamos parceria com Mitsui, Fairfax e Sura.”

A MAG Seguros, única seguradora participante no sandbox regulatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep), tem diversos bancos tradicionais e digitais como parceiros, como Itaú, XP, ContaBlack, DankBank, LeftBank e a MAG Finanças. “A estratégia para atrair bancos digitais como parceiros se divide em três pilares: produtos flexíveis, capacidade de integração via APIs e serviços agregados como consultoria em seguros, serviços para ajudar o parceiro na implementação do projeto”, conta Luciano Périco, diretor de estruturação de negócios. No sandbox, a MAG desenvolve a Simple2u, seguradora 100% digital que tem como objetivo oferecer seguro on demand em diversos ramos. “O cliente pode fazer a contratação diretamente pelo aplicativo e escolher as soluções desejadas, bem como a forma de ativação, que poderá se r manualmente ou programa da conforme as horas, dias ou até mesmo geolocalização”, detalha.

Dando o pontapé em seu banco digital, a XP já tem pronto o ecossistema de seguros. “O seguro vai além de ajudar a atrair clientes e ser rentável. O produto cria fidelidade ao proteger os bens e o planejamento financeiro dos nossos clientes”, afirma Roberto Teixeira, CEO de seguros da XP, que atua com cinco seguradoras na oferta de apólices de vida, saúde e planos odontológicos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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