Setembro Amarelo: D’Or Consultoria lança campanha para falar da importância da saúde mental

Estudos mostram que transtornos mentais e comportamentais aumentaram na pandemia

Fonte: D’Or Consultoria

O impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros é preocupante. Pensando nisso, a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, inicia este mês a campanha Abra a mente – viralize a saúde mental. A ideia é tirar dúvidas sobre o assunto e desmistificar a psicoterapia e, assim, combater o preconceito que ainda existe em relação aos transtornos psíquicos. 

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, conhecido também por Setembro Amarelo. E, em 2021, após mais de um ano de pandemia, o tema ganhou ainda mais relevância, já que o isolamento social trouxe um aumento nos transtornos mentais e comportamentais. Pesquisa da Fiocruz, por exemplo, afirma que 40% dos brasileiros sentiram tristeza ou depressão durante a pandemia. 

A campanha traz informações sobre as doenças, dicas para a saúde mental, tipos de psicoterapias e muito mais. “A ideia é dar acesso aos dados e mostrar que, assim como outros tratamentos médicos, a psicoterapia é fundamental para qualquer cidadão e em diversas fases da vida”, comenta Ricardo Freiesleben, Superintendente de Marketing e Comunicação da D’Or Consultoria.

Sinais – Os transtornos podem surgir por conta de diversos fatores sociais, genéticos, ambientais e psicológicos. Questões relacionadas a personalidade e biologia podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis aos desequilíbrios emocionais.

Uma pesquisa da OMS afirma que metade dos problemas mentais começa aos 14 anos, mas a maioria deles não é detectada nem tratada. A depressão costuma ser uma das principais causas de doenças e até incapacidades dos jovens. Além disso, há um dado muito alarmante: o suicídio na adolescência é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos.

É importante estar atento a mudança de comportamento e problemas nas relações sociais, familiares e no desempenho escolar. Estes sinais podem indicar a necessidade de psicoterapia.

A campanha chama a atenção também para a saúde mental no ambiente de trabalho. Segundo os especialistas, quando existem problemas como metas inalcançáveis, gestores sem preparo e falta de planejamento profissional, podem ocorrer problemas como ansiedade, depressão, burnout, entre outros. Neste caso, a busca por estratégias envolve a gestão das empresas, mas a psicoterapia pode auxiliar a administrar sentimentos e a buscar soluções. Além do acompanhamento psicológico, existem ações que podem ser inseridas no dia a dia e que auxiliam o equilíbrio emocional como: meditar, estabelecer uma rotina, regular o sono, alimentação saudável e exercícios físicos.

A campanha Abra a mente – viralize a saúde mental está disponível no site: https://dorconsultoria.com.br/portfolio/abra-a-mente-psicoterapia/

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS