Fonte: XP
A XP Inc. anuncia a entrada em um novo segmento: o de saúde e benefícios. A empresa irá atuar em associação com a BTR Benefícios e Seguros, em um mercado com potencial estimado de R$ 220 bilhões ao ano em prêmios. O foco inicial de atuação são clientes pessoa jurídica de pequeno e médio porte. O início da operação está previsto para o quarto trimestre.
“O mercado de saúde é uma avenida de crescimento estratégica para a XP Inc.. Temos ampliado a oferta de produtos e serviços voltados às pessoas jurídicas, alinhados com a estratégia do Grupo XP de oferecer soluções cada vez mais customizadas para as empresas. Vamos promover uma transformação tão grande quanto a que temos feito em Previdência e Seguro de Vida. Queremos democratizar e simplificar o mercado de planos de saúde e benefícios no Brasil”, destaca Roberto Teixeira, sócio e head da XP Seguridade.
Bruno Autran, CEO da BTR, vai liderar a nova operação em um momento aquecido do mercado de saúde no Brasil. O empreendedor tem mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro, de saúde e seguros. “Os nossos propósitos estão totalmente alinhados e vamos transformar o mercado de saúde para melhorar a vida das pessoas. Nosso objetivo é oferecer uma plataforma completa de gestão de benefícios corporativos, com tecnologia e excelente experiência do usuário, da mesma maneira que a XP já entrega em outras linhas de negócio”, afirma Autran.
De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o setor apresenta tendência de crescimento do número de beneficiários. Dados de abril indicam que existem mais de 48 milhões de usuários em planos de assistência médica e cerca de 27,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos. O total de beneficiários é o maior número registrado desde julho de 2016. Esse acréscimo foi puxado, principalmente, pelos planos coletivos empresariais. O expressivo crescimento tem sido uma causa do chamado efeito pandemia, que conscientizou a população e, em especial as pequenas e médias empresas, sobre a importância da contratação de planos de saúde e odontológicos.
A gestão de planos de saúde corporativos hoje é um tema prioritário na pauta do mercado corporativo devido ao momento atual de crise sanitária e, também por representar o 2º maior custo às empresas, atrás apenas da folha de pagamentos. “A diversificação de produtos que gerem valor agregado aos clientes e melhorem suas experiências é, e sempre será, o foco da XP Inc.”, complementa Henrique Pocai, sócio e head de Seguros Financeiros e Novos Negócios da XP Inc.
Lançada há pouco menos de 2 anos, a XP Seguridade já possui mais de R$ 25 bilhões de ativos sob custódia, com destaque para as frentes de Previdência e Seguro de Vida. A marca já é a sétima maior do país em previdência e tem liderado as captações líquidas ao longo de 2021, desbancando grandes bancos que há décadas têm se revezado na liderança desse ranking.