A Porto Seguro divulgou lucro liquido de R$ 955 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro ajustado recuou 19,9%, para R$ 716,6 milhões no mesmo período. Somente no segundo trimestre de 2021, o lucro totalizou R$ 659 milhões, sendo R$ 340 milhões proveniente da holding, R$ 103 milhões da vertical financeira e R$ 212 da vertical seguros. Saúde apresentou prejuízo de R$ 1 milhão.
De acordo com nota do balanco publicado, o lucro líquido ajustado na tabela acima considera o reconhecimento dos benefícios relacionados aos projetos vinculados à lei de incentivo à pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica(Lei 11.196/05), que gerou um impacto líquido de R$ 124,6 milhões no resultado do 2T21; o reconhecimento do valor justo no acordo entre a Porto.Pet e a Petlove, que gerou um impacto líquido de R$ 152,6 milhões no resultado do2T21; os benefícios da distribuição de R$ 221,2 milhões de Juros sobre o Capital Próprio (JCP), cujo impacto será contabilizado no resultado do 3T21. Caso o pagamento de JCP tivesse ocorrido no 2T21, o benefício fiscal teria gerado um impacto líquido de R$ 38,7 milhões no resultado do 2T21; e o resultado da transferência da carteira de Alarmes e Videomonitoramento para a ADT Serviços de Monitoramento Ltda realizada no primeiro
Na vertical Seguros, os prêmios e as contribuições de previdência aumentaram 16,9% em relação ao 2T20. Os prêmios do seguro Auto (+18,7% vs. 2T20) foram os que mais contribuíram para esse crescimento, impulsionados principalmente pela Azul, que expandiu 34,1% no trimestre (vs. 2T20). Na consolidação do Auto, houve expansão de 386 mil veículos em relação ao 2T20 e de 126 mil veículos no trimestre (vs. 1T21), ultrapassando 5,6 milhões de veículos segurados, a maior frota segurada da série histórica. Também já está em operação em algumas regiões do País o Bllu, seguro por assinatura da Porto Seguro com preços mais acessíveis e potencial para contribuir com a expansão do mercado através da inclusão de novos clientes. No seguro de Vida (+16,3% vs. 2T20), destaque para o produto Individual, com incremento de 20,6% em relação aos prêmios do 2T20. Os seguros Patrimoniais cresceram 10,0% (vs. 2T20), com expansão em duplo dígito no seguro Empresarial e no Residencial da marca Porto Seguro, além do forte crescimento dos produtos novos, como os seguros de Bikes e de Responsabilidade Civil Profissional.
A vertical Saúde apresentou crescimento de 9,7% nos prêmios e receitas em relação ao 2T20, devido principalmente ao aumento nos prêmios do Saúde Empresarial (+10,4% vs. 2T20), que obteve um aumento de 41,9% no número de empresas seguradas (vs. 2T20). As vidas seguradas avançaram 19,0%, impulsionadas pela aceleração nas vendas do Saúde Empresarial e Odontológico no trimestre. A Porto Seguro está redesenhando todo o modelo de negócios das operações de Saúde, com o objetivo de acelerar a expansão dos negócios através de iniciativas que permitam avançar na oferta de soluções com uso intensivo de análise de dados e informações e inteligência artificial, em plataformas digitais alinhadas às demandas crescentes da população e às novas tendências de atendimento observadas ao redor do mundo.
Na vertical Negócios Financeiros, a receita cresceu 21,0% quando comparada ao 2T20, impulsionada principalmente pelo crescimento do Cartão de Crédito, Financiamento e Consórcio. A carteira de crédito atingiu R$ 11,5 bilhões ao final do trimestre, crescimento de 49,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o número de cartões de crédito alcançou 2,6 milhões (+8,0% vs. 2T20). O avanço desta vertical tem sido impulsionado por iniciativas na ampliação de oferta de produtos e serviços, pelo aumento da fidelização dos clientes do Cartão de Crédito e pelo lançamento do Aluguel Essencial, produto de Fiança Locatícia mais ágil, digital e econômico em relação ao produto tradicional. O gerenciamento eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco seguiram contribuindo para a redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 3,9% ao final do 2T21, apresentando melhora pelo quarto trimestre consecutivo e permanecendo abaixo da média da série histórica da Porto Seguro.
Na vertical Serviços, as receitas cresceram 24,7% no 2T21 em relação ao 2T20 e 1,7% em comparação ao 1T21, decorrente principalmente da expansão no faturamento do Carro Fácil (+49,8% vs. 2T20), que atingiu 8,1 mil contratos ativos ao final do trimestre e do Reppara!, com aumento de 47,1% nas receitas (vs. 2T20). A vertical Serviços conta com outros produtos por assinatura como o Tech Fácil, que oferece smartphones por assinatura com seguro incluso e benefícios exclusivos.
No consolidado de todos os negócios de seguros, o Índice Combinado atingiu 90,5% no 2T21 (+6,7 p.p. vs. 2T20). O resultado foi o segundo melhor em mais de 10 anos para este período do ano, decorrente principalmente da baixa sinistralidade do Auto (44,1%), favorecida pela melhoria nos modelos de subscrição e precificação de risco, e pela redução nas frequências em função da pandemia.
Além disso, os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, sendo R$ 182 milhões apenas nos seis primeiros meses de 2021, destinados em grande parte ao aprimoramento e controle de processos e renovação tecnológica em negócios de alto potencial de crescimento, contribuíram para uma melhora de 3,0 p.p. no índice de despesas administrativas e operacionais nos últimos 5 anos (16,2% no 1S21 vs 19,2% no 1S16).
O resultado financeiro atingiu R$ 174,1 milhões no trimestre, através de um retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) de 2,22% no período (equivalente a 283% do CDI no período). Esse resultado é decorrente principalmente do retorno sobre as alocações em títulos indexados à inflação e em ativos de renda variável.
A Porto Seguro avançou na execução da estratégia de ampliar a autonomia e o foco em cada uma de suas verticais (Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços), através de iniciativas como a alocação de profissionais da área de tecnologia nas unidades de negócio, potencializando o desenvolvimento de soluções que impulsionem o crescimento de cada vertical. Além disso, está em andamento a cisão da operação de assistência (sujeita a aprovação da SUSEP), que está dentro de uma das seguradoras do grupo (Porto Seguro Cia de Seguros Gerais) para uma nova empresa (Porto Seguro Assistência e Serviços S.A.), com o objetivo de alavancar o crescimento da vertical de Serviços através da otimização da gestão e oferta de serviços também para terceiros.
Ainda no campo societário, a Porto Seguro anunciou a aquisição de 50% de participação da Conectcar, do grupo Ultra, através de sua controlada Portoseg S.A., pelo valor de R$ 165 milhões. Os outros 50% das ações da Conectcar pertencem à Redecard, empresa controlada pelo Itaú. A Conectcar é uma das principais empresas do mercado no segmento de pagamentos eletrônicos automáticos em pedágios, estacionamentos, drive thrus e outros serviços. Esta operação potencializa a conexão entre a mobilidade e os diversos serviços financeiros da Porto Seguro, permitindo ampliar e modernizar benefícios existentes, além de fortalecer a estratégia de atração de clientes. Além disso, também foi aprovada pelo CADE a transação envolvendo a transferência da Porto.Pet para a Petlove, onde em contrapartida a Porto Seguro passou a deter 13,5% de participação na Empresa.
Na frente ASG, ênfase para a contribuição da Porto Seguro com a sociedade no enfrentamento da pandemia através de seus produtos e serviços, com destaque para o seguro de Vida, que desde o início da crise sanitária já indenizou mais de 3 mil famílias vítimas de perdas decorrentes do Covid-19, superando R$ 130 milhões em indenizações, e para o seguro Saúde, que deu cobertura para mais de 8,4 mil beneficiários que precisaram ser internados, sendo aproximadamente 6,5 mil em leito comum e 1,9 mil na UTI, além de ter prontamente ter realizado quase 100 mil testes de Covid-19 até junho de 2021.