Lucro da Bradesco Seguros recua e participação no ganho do banco sai de 33% para 17,8%

Mesmo com a piora do resultado de seguros, impactado pela pandemia de covid-19, o banco Bradesco teve lucro líquido de R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre, com alta de 63,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Pela primeira vez em anos, a Bradesco perdeu a liderança do ranking de lucro do mercado segurador, passando para a terceira colocação do pódio, superado por Banco do Brasil e Caixa, devido a queda de 58,3% no ganho, para R$ 1,574 bilhão. Com isso, a participação de 33% que deu ao lucro do banco no primeiro semestre do ano passado, recuou para 17,8% neste primeiro semestre de 2021. O banco também reduziu as previsões no resultado das operações de seguros, que passou de crescimento de 2% a 6% para queda entre 15% e 20%.

Segundo dados divulgados nesta manhã, o desempenho do lucro líquido no trimestre foi impactado pela elevação do Índice de Sinistralidade, que foi afetado pela frequência dos eventos relacionados à Covid-19, devido ao aumento da necessidade de assistência médico- hospitalar, diagnósticos, consultas, internações, eventuais consequências pós-Covid-19, retomada dos procedimentos eletivos e indenizações nos produtos de “Vida”.

Os custos relativos à Covid-19 atingiram, aproximadamente, R$ 1,8 bilhões no segundo trimestre e R$ 3 bilhões no primeiro semestre. Além disso, houve redução do Resultado Financeiro, justificada pelo comportamento dos índices econômico-financeiros, que impactaram o desempenho das aplicações financeiras.

A performance do Resultado Operacional no comparativo com 2T20 e 1T21 reflete a elevação do Índice de Sinistralidade, que foi afetado pela frequência dos eventos relacionados à Covid-19, conforme mencionado anteriormente. No segundo trimestres, além da absorção dos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19, houve constituição de R$ 211 milhões de provisões técnicas de longo prazo. Com relação ao desempenho do Resultado Financeiro em todos os períodos comparativos (1T21, 2T20 e 1S20), os movimentos são justificados pelos comportamentos dos índices econômico-financeiros, que se refletem no desempenho das aplicações financeiras, informa o banco.

Vendas avançaram 20% no segundo trimestre e 11,2% no semestre

A Bradesco Seguros registrou expansão de 20,7% no faturamento no segundo trimestre de 2021 e de 11,2% no semestre consolidado, com evolução dos prêmios ganhos de 12,7% e 6,9%, respectivamente. As provisões técnicas cresceram 4,9%, para R$ 288 bilhões, correspondentes a cerca de um quarto do mercado segurador brasileiro, e os ativos garantidores dessas provisões evoluíram 4,0%, superando R$ 321 bilhões. O índice de Eficiência Administrativa atingiu uma das melhores marcas dos últimos anos, ficando em 3,8% em ambos os períodos, favorecido em grande parte pelo controle das despesas administrativas, que acusaram reduções de 0,2% no trimestre e 5,1% no semestre. 

O bom desempenho do Grupo Segurador possibilitou a absorção dos impactos decorrentes da Covid-19, bem como do reforço das provisões técnicas prudenciais constituídas com o objetivo de mitigar os reflexos da pandemia sobre a operação da empresa, solidificando a estrutura patrimonial do balanço consolidado do grupo. 

Decorridos 16 meses desde a declaração da pandemia da Covid-19 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Grupo Bradesco Seguros segue intensificando esforços para facilitar e aprimorar a jornada de seus clientes na contratação de produtos e serviços, sobretudo com investimento crescente em tecnologia e inovação, tendo em vista não apenas o atual cenário atípico, mas também as tendências do setor. 

A companhia expandiu e aperfeiçoou seus canais digitais de comercialização, cujas vendas cresceram 80% de janeiro a junho de 2021, superando R$ 700 milhões, com aumento de 62% na quantidade de itens distribuídos. As vendas pelo canal Mobile evoluíram 164%, e as realizadas via Internet Banking, 63%. Os aplicativos Bradesco Seguros para comercialização de produtos já acumulam 8 milhões de downloads. Além disso, 94% dos reembolsos de Saúde e 77% das vistorias de sinistros de Seguro Auto foram concluídos por processo digital, e 91% das vendas de Previdência Privada foram assinadas digitalmente por meio do aplicativo Bradesco, Internet Banking e biometria. 

Na Bradesco Saúde, o serviço “Saúde Digital”, disponível 24h, completou um ano superando a marca de 400 mil atendimentos em telemedicina, enquanto o hotsite criado pela empresa com conteúdo sobre autoproteção e cuidados essenciais relacionados à Covid-19 registrou mais de 1,6 milhão de acessos no mesmo período. Bradesco Saúde e Mediservice também lançaram a cartilha Síndrome Pós-Covid-19, com informações e cuidados sobre possíveis consequências da doença por períodos mais prolongados, além da lista de referenciados especificamente para tratamento desses casos. 

O produto Saúde Efetivo, com foco regional, manteve sua estratégia de expansão, tendo sido lançado em Santa Catarina, passando a estar presente em 14 estados e no Distrito Federal. Em maio, o “Bradesco Saúde Concierge” alcançou a marca de 150 mil segurados, com a reformulação do serviço de Segunda Opinião Médica Internacional nos canais digitais e o lançamento da Orientação Médica por Vídeo, que tem se destacado nos atendimentos de Covid-19. 

Em Seguro de Vida, a Bradesco Vida e Previdência lançou o “Vida Viva Bradesco”, com coberturas e assistências personalizáveis para proteção individual e familiar. Com ênfase em benefícios que possam ser usufruídos em vida, o novo seguro oferece coberturas para doenças graves, doenças congênitas de filhos, perda de renda por desemprego involuntário e diária de incapacidade temporária, entre outras. Contempla, ainda, assistências diferenciadas como o Palavra de Médico, atendimento pela rede referenciada com diferentes especialidades e especialistas brasileiros e internacionais. 

No segmento de Previdência Privada, visando ampliar e aprimorar seu portfólio, a Bradesco Vida e Previdência lançou três novos planos de previdência: “Bradesco Bolsa Americana Multimercado PGBL/VGBL”, com foco na alocação em ativos internacionais; “Bradesco Diversificação Global Multimercado PGBL/VGBL”, voltado para renda fixa e variável, tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes; e “Bradesco Moat FIC Ações PGBL/VGBL”, que oferece retornos diferenciados no longo prazo no mercado de ações. Os novos produtos são administrados pela Bradesco Asset Management (BRAM). 

Já em Seguro Auto, a Bradesco Auto/RE está investindo em pesquisas para implementação da inteligência artificial na apuração de sinistros, de forma a ampliar a possibilidade de autoatendimento do segurado, com dispensa de vistoria presencial e redução do tempo para a liberação de reparos. Em abril, a empresa lançou uma nova plataforma de atendimento – o Bradesco Auto Center (BAC) virtual – em mais de 30 cidades do país. Além disso, em Ramos Elementares, a Bradesco Auto/RE criou novas segmentações para os produtos Empresarial e Residencial Sob Medida. 

Outra importante iniciativa do grupo foi o desenvolvimento da nova plataforma Universeg, com funcionamento similar a um streaming e que atua como ponto de convergência de conteúdos multidisciplinares para apoio aos seus parceiros de negócios, tendo em vista o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Moderna e intuitiva, a nova experiência de capacitação aborda diversos temas relativos ao mercado de seguros, autodesenvolvimento e aprimoramento de competências humanas, cada vez mais necessárias ao profissional do futuro, reforçando, assim, a missão da companhia de consolidação da cultura do seguro no país. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS