CNseg: previsões de alta para inflação e Selic e queda para o PIB permanecem nas projeções do Boletim Focus

A expectativa do mercado financeiro para a inflação de 2021 alcançou o patamar de 7%. Essa foi a 19ª alta consecutiva na projeção para o IPCA

As preocupações com o comportamento dos indicadores da economia não se limitam ao avanço da inflação no Brasil, como mostra o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira, 16. A expectativa do mercado financeiro para a inflação de 2021 alcançou o patamar de 7%. Essa foi a 19ª alta consecutiva na projeção para o IPCA. Há um mês, a previsão estava em 6,31%. “Além dos ruídos políticos e fiscais que começam a ficar mais intensos no cenário doméstico, há sinais de alerta também no cenário internacional, com a tensão em torno da tomada do Afeganistão pelo Talibã e com a China que divulgou dados da economia de julho. Dentre os fatores que impactaram esse resultado estão as enchentes provocadas por fortes chuvas e o novo aumento no número de contaminados pela Covid-19, que está levando a novos surtos no país, prejudicando as operações das empresas”, comenta Priscila Aguiar, economista da CEM – Comissão de Estudos de Mercado da CNseg.

No cenário doméstico, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – IBC-Br de junho apresentou alta de 1,1% em relação a maio (com ajuste sazonal). “Essa variação, embora positiva, pode indicar uma tendência de desaceleração, visto que no 1º trimestre de 2021 o índice havia apresentado crescimento de 1,64% contra o último trimestre de 2020”, comenta a economista. A mediana das expectativas do Boletim Focus para o PIB de 2021 apresentou leve queda de 5,30% para 5,28% e, para 2022, queda marginal, passando de 2,05% para 2,04%. Em relação à Selic, a mediana das expectativas para 2021 apresentou alta de 7,25% para 7,50% e, assim como na semana anterior, repetiu-se esse aumento para 2022 (de 7,25% para 7,50%).

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg, no portal de CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS