Mercado segurador da Alemanha calcula volume de indenizações por chuvas

O setor de seguros da Alemanha pode enfrentar as maiores reclamações de tempestades, inundações, chuvas fortes e granizo desde 2013 este ano, disse Joerg Asmussen, diretor administrativo da Associação Alemã de Seguros (GDV) na quinta-feira. Segundo ele, a prevalência de tempestades, inundações, chuvas fortes e granizo na Alemanha este ano pode torná-la uma das mais prejudiciais desde 2013. Chuvas fortes e granizo em junho causaram uma perda de seguro estimada em 1,7 bilhão de euros (US$ 2 bilhões), disse ele em entrevista ao portal Insurance Journal. Quanto as novas perdas, ainda estão sendo calculadas. 

As primeiras estimativas dos danos causados pelas chuvas e inundações que deixaram pelo menos 19 mortos na Alemanha devem estar disponíveis na próxima semana, disse ele. Oito anos atrás, seguradoras de bens e acidentes, bem como de automóveis, registraram 9,3 bilhões de euros (US$ 11 bilhões) em indenizações por danos causados por catástrofes naturais na Alemanha. O segundo ano mais caro desde então foi 2017, com pouco mais de 3 bilhões de euros em reclamações. 

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, visitou na quinta-feira passada,14, o que ela chamou de uma cena “surreal e fantasmagórica” em uma cidade devastada, e prometeu ajuda financeira rápida e um foco político redobrado para conter as mudanças climáticas, enquanto o número de mortos por causa das enchentes na Europa Ocidental subiu para 180. Os cientistas ainda não estão seguros de que as mudanças climáticas causaram as inundações, mas insistem que elas com certeza exacerbam os desastres meteorológicos extremos que têm sido observados em todo o mundo.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS