Ebix conquista clientes com solução para venda digital de seguro de vida e previdência

Na Genial Investimentos, a plataforma escolhida foi a Ebix Life Exchange como marketplace de Vida e Previdência

O avanço das parcerias das seguradoras com canais de vendas, sejam corretores, gestoras, fintechs e marketplaces está a todo vapor. Muito se fala quem fechou parceria com quem, mas pouco se conta sobre as empresas de tecnologia que impulsionam a transformação da indústria de seguros, permitido que tantos acordos aconteçam. 

O anúncio mais recente veio da Genial Investimentos. Em maio, a corretora lançou o marketplace de Vida e Previdência, que iniciou as operações, via parceiros, com produtos de previdência da IcatuSulAmérica e Zurich, e de vida da Omint. Agora, estão sendo integradas à plataforma, Porto Seguro e Mapfre com previdência e Icatu, que já atua com previdencia há 3 anos, entra agora com produtos de seguro de vida. Em uma próxima etapa, os produtos de previdência serão oferecidos diretamente aos clientes da Genial. “Estamos muito confiantes com o potencial de crescimento com o meio digital. Serão produtos tailor made, desenhados para atender a necessidade dos clientes de proteger patrimônio e a capacidade de geração de renda da família”, comentou Sérgio Schwartz, responsável pela área de Seguros & Previdência da Genial Investimentos, ao fazer o lançamento da plataforma digital. 

Rodrigo Paes Leme, superintendente de Previdência da MAPFRE, afirma que em decorrência do período pandêmico, os consumidores têm priorizado a contratação de produtos e serviços de forma mais ágil e simples. “Essa experiência não é diferente para os corretores e distribuidores de seguros. A plataforma Ebix já está em atividade há quase dois anos na operação de previdência da MAPFRE e tem otimizado os processos internos, gerando clareza na contratação e uma experiência mais assertiva ao corretor e confortável ao cliente final”, comenta.

Boa parte das parcerias conta com as soluções criadas pela Ebix, líder global em tecnologia de seguros, com um leque de soluções prontas e comprovadas para todas as áreas de negócio da indústria global de seguros. Entre seus clientes, pesos pesados como Bradesco SegurosMAPFREXP/DM10Icatu entre outros. “A solução Ebix Life Exchange foi a primeira do mercado criada para facilitar o fluxo de contratação e geração de novos negócios entre seguradoras e corretoras, com um processo totalmente eletrônico, padronizado e simplificado”, conta Mario Nogueira, vice-presidente senior e responsável pela Ebix Latin America. 

A plataforma digital oferece desde diversos serviços, como a configuração dos produtos, contratação de novos seguros de vida, planos e fundos de previdência com e sem cobertura de risco, pedidos de portabilidade, geração da proposta e assinatura eletrônica. Além disso, inclui a declaração pessoal de saúde digital, integração online com os sistemas legados de cada seguradora, com acompanhamento detalhado do processo de portabilidade e subscrição de proposta de seguro de vida, relatórios, consultas gerenciais, entre outras funcionalidades.

Nogueira explica que a solução Ebix Life Exchange é utilizada por seguradoras que disponibilizam a seus parceiros e distribuidores uma solução extremamente configurável e ágil para geração de novos negócios. Para aqueles que necessitam de uma versão exclusiva, tem também.” A Ebix disponibiliza também uma versão exclusiva já utilizada por distribuidores que, através da solução, se integram e ofertam produtos de múltiplas seguradoras e que encontram na solução uma interface única para a venda digital desses produtos a seus clientes”, informa. 

Na Genial Investimentos, a plataforma escolhida foi a Ebix Life Exchange como marketplace de Vida e Previdência. A solução foi desenhada para atender a rede de parceiros comerciais B2B como corretores, consultores, agentes autônomos e assessores financeiros. Há, ainda, a intenção de disponibilizar a venda direta ao consumidor final num futuro bem próximo, focando no mercado B2C. 

A Ebix também já previu, no desenho das soluções ofertadas, conceitos em definição pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para implantação do Open Insurance, previsto para dezembro, sendo a quarta fase do Open Banking que começou em julho deste ano. A partir de todas as fases implementadas, o Banco Central passa a chamar o modelo de Open Finance, que é quando entram os dados pessoais e a possibilidade de usar o ecossistema para prestar serviços. 

Para se ter uma dimensão da transformação dos serviços financeiros,os bancos investiram R$ 25,7 bilhões em tecnologia no ano passado, crescimento de 8% em relação a 2019, segundo pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária feita pela consultoria Deloitte e divulgada no CIAB, evento de tecnologia bancária promovido pela Febraban, federação dos bancos no final de junho. Segundo o levantamento, mais da metade das transações bancárias são feitas por celular e o Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, já representa 30% das operações de pagamento no país. 

Tal tendência já é nítida em seguros, com clientes optando por compras online. Com o Open Insurance, uma pessoa poderá compartilhar seu histórico de apólices, mostrando seu bom desempenho, para conseguir um preço melhor quando adquirir um seguro, segundo explicou Eduardo Fraga, diretor da Susep, em sua apresentação no CIAB. “Tais conceitos já foram implantados pela EBIX na arquitetura desenvolvida na Plataforma, para integração online com as seguradoras e disponibilização de API´s para conexões de diversas formas”, acrescenta Nogueira. 

Outro ponto de destaque salientado pela Ebix é o fato de a plataforma permitir igualmente o acesso por múltiplos canais de distribuição, seguindo o conceito “white label”, ou seja, sempre respeitando a identidade visual determinada para cada acesso. Através desse sistema, é possível disponibilizar aos clientes, de forma simplificada, Online & Real Time a solicitação de serviços relacionados aos seus produtos, independente da seguradora em questão, objetivando gerar facilidade e transparência na relação com o cliente. 

Assim como Schwartz, da Genial Investimentos, os executivos de seguros têm buscado as soluções Ebix para disponibilizar uma experiência diferenciada aos parceiros de negócios e seus clientes, com simplificação e transparência dos processos. E é esta experiência que determinará quem serão as companhias do futuro. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS