Sincor-SP é atacado por grupo cibercriminoso

Ransomware é um tipo de vírus que, quando entra em um computador ou rede, criptografa todos os arquivos presentes e exige uma quantia de pagamento para a liberação

O portal TecMundo informou ontem que um ransomware do Prometheus supostamente invadiu a rede de dados do Sincor-SP (Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros) e da empresa brasileira de acessórios Chilli Beans. De acordo com Germán Fernández, pesquisador de segurança chileno, os cibercriminosos do Prometheus já colocaram a venda dados das empresas referidas. Como prova, foram publicados supostos prints de tela dos dados internos da Chilli Beans e SINCOR.

O Sincor-SP confirmou. “Houve, de fato, a tentativa de invasão nossos sistemas, entretanto, não temos evidências de que a ação se consolidou.  Todas as medidas técnicas foram tomadas para preservação da segurança dos sistemas do Sincor-SP e, doravante, serão impetrados todos os dispositivos administrativos e judiciais cabíveis.  Oportunamente, traremos a público mais informações”, informa no comunicado.

O Prometheus é um grupo cibercriminoso, supostamente ligado ao famoso grupo REvil, que ataca empresas com ransomware desde fevereiro deste ano. Ainda não se sabe qual o valor exigido para o resgate dos arquivos. A equipe criminosa que implantou o ransomware, em comunicado, afirmou que espera contato das empresas envolvidas para o pagamento.

Ransomware é um tipo de vírus que, quando entra em um computador ou rede, criptografa todos os arquivos presentes e exige uma quantia de pagamento para a liberação. É como um sequestro, porém digital. Normalmente, são exigidas quantias altas em criptomoedas. Recentemente, uma das maiores frigoríficas do mundo, a JBS pagou cerca de US$ 11 milhões para reaver seus arquivos após um ataque de ransomware do REvil em seus sistemas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS