Porto Seguro reforça a importância de uma solução em seguro para cargas perigosas e poluentes

Neste mês, a companhia celebra o primeiro ano de lançamento do seguro de Responsabilidade Civil Ambiental Transportes

Fonte: Porto Seguro

No último sábado, 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de dar luz aos problemas ambientais e ao valor da preservação dos recursos naturais. Entendendo essa importância e a necessidade de oferecer segurança ao transporte de mercadorias e resíduos que possam ser danosos ao meio ambiente em casos de imprevistos, o Porto Seguro Transportes lançou há um ano o seguro de Responsabilidade Civil Ambiental Transportes. 

De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, somente nos primeiros quatro meses deste ano, 52,7% dos registros de emergências químicas identificados pelo órgão foram provenientes de acidentes com transporte rodoviário. Dados como esse reforçam ainda mais a existência de uma solução com foco neste tipo de imprevisto, como destaca a gerente do Porto Seguro Transportes, Rose Matos. “Neste período do ano em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como nosso primeiro ano de atuação com uma solução que assiste aos incidentes deste escopo, é o momento de repensarmos nossas atitudes. No transporte de cargas de risco, contar com uma maior segurança no trajeto e para casos de incidentes, é fundamental para que toda a cadeia de pessoas impactadas por esse transporte esteja protegida”. 

O seguro de Responsabilidade Civil Ambiental Transportes da Porto Seguro surgiu da aliança com a AIG e foi desenvolvido especialmente para imprevistos nos transportes de mercadorias e resíduos perigosos ou poluentes, oferecendo coberturas e contenção para danos que a carga possa causar ao meio ambiente e à propriedade de terceiros. O produto pode ser contratado por embarcadores (donos de mercadorias) e por empresas transportadoras. A vigência da apólice é de 12 meses e o limite de garantia mínimo é de R$50 mil, com o máximo de R$1 milhão.

São consideradas cargas perigosas: líquidos inflamáveis, produtos transportados em alta temperatura, explosivos, gases, materiais sólidos inflamáveis, substâncias oxidantes, tóxicas, infectantes ou radioativas, produtos corrosivos e outras cargas específicas. Entre as coberturas básicas, o RC Ambiental Transportes garante: danos pessoais e danos materiais causados a terceiros; despesas de limpeza resultantes de condições de poluição da carga transportada; custos de monitoramento, remoção de contaminação do solo, águas de superfície e lençóis freáticos.  

Ainda é possível incluir a cobertura adicional de poluição decorrente de eventos não acidentais durante o transporte da carga, além de diferenciais como cobertura para poluição decorrente do tanque de combustível e fluídos automotivos dos veículos transportadores. Além disso, o segurado terá acesso também à parceria com empresa de atendimento emergencial com 0800 para emergências ambientais; e Plano de Ação de Emergência – PAE. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS