A Mitsui Sumitomo Seguros, integrante do MS&AD Insurance Group, comemora mais uma conquista: a certificação do Great Place to Work (GPTW), empresa de consultoria que reconhece companhias com os melhores ambientes de trabalho ao redor do mundo. Pela primeira vez participando desta certificação, 88% dos respondentes da pesquisa dizem que a Mitsui Sumitomo é um excelente lugar para se trabalhar.
“Estamos muito felizes por sermos eleitos pelos nossos funcionários e conquistarmos o selo do Great Place to Work. Isso é fruto do desenvolvimento das pessoas e de um plano bem executado. Traçamos no plano estratégico do quadriênio (2018-2021) um conjunto de iniciativas internas desenvolvidas com foco no bem-estar e no desenvolvimento da equipe. Nossos funcionários são nosso principal patrimônio e a eles temos dedicado nossos esforços para manter a equipe unida e estimulada neste ambiente incerto trazido pela pandemia”, comenta o vice-presidente Helio Kinoshita.
“Com mais de 300 funcionários, atendendo a mais de 11 mil corretores parceiros em todo o território nacional, a Mitsui Sumitomo passa a integrar o grupo das melhores empresas para se trabalhar no país. É uma conquista incrível”, comemora Julia Christensen, Superintendente de Recursos Humanos e Marketing da Mitsui Sumitomo. “O resultado nos mostra que estamos cumprindo nosso compromisso com a valorização do nosso time, investindo em comunicação, desenvolvimento e, como consequência, temos um ambiente de trabalho saudável”.
Helio e Julia destacam a cultura japonesa, ressaltada nas ações de comunicação interna e de engajamento, por meio da hashtag “#tomonimss”, palavra que significa “estamos juntos”. “A elevada nota conquistada nesta primeira participação na pesquisa nos sinaliza que temos tido sucesso em unir a equipe, mesmo que virtualmente”, afirma Helio. A seguradora conta com um grupo de embaixadores para contribuir com tal missão. São guardiões dos valores da empresa e responsáveis pela conexão do grupo, empenhados em incentivar a participação de todos com menos hierarquia e burocracia.
O quesito “Diversidade” teve forte pontuação. Julia conta que a estratégia da Mitsui Sumitomo tem como destaque a igualdade de gênero, etnia e idade. Neste período da pandemia, o apoio às mulheres nesta rotina de home office e aulas virtuais com os filhos foi um dos principais cuidados da equipe de RH. A seguradora também tem se empenhado no quesito inclusão, com processos seletivos e de plano de carreira.
O home office e as ações conduzidas pelo RH para apoiar a equipe na construção de um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal também estão entre as principais iniciativas da empresa valorizadas pelos funcionários e relatados na pesquisa. Com 100% do time em home office há mais de 15 meses, o trabalho remoto ganhou toda a estrutura necessária para o novo modelo e ainda, em prazo recorde, o escritório de São Paulo foi reformado para ser um ambiente mais aberto e moderno, favorecendo a integração e comunicação entre as equipes.
Atualmente, a empresa soma iniciativas como o “dress-code” liberado; sexta-flex, com jornada de trabalho reduzida; e sexta “off teams”, ou seja, sem reuniões a partir das 14 horas, para que o colaborador se concentre em sua organização. Há também o day-off de aniversário e vários eventos comemorativos ao longo do ano que visam a integração entre a equipe num ambiente descontraído e acolhedor.
Para festejar, toda a companhia comemora a conquista com uma tarde de sexta-feira livre com sua família.