“Estamos prontos para operar qualquer canal de distribuição para democratizar o seguro”, afirma CEO da Icatu

No ano em que completa 30 anos, a Icatu lança nova logomarca, anuncia posicionamento e investe quase R$ 200 milhões para ampliar serviços com base tecnológica

Fonte: Icatu

A Icatu Seguros passará a ser identificada por uma nova logomarca. Uma mudança implementada quando a empresa se prepara para completar 30 anos de mercado. Desde maio, o consumidor passa a encontrar em todos os canais de relacionamento da seguradora 100% brasileira uma marca mais humanizada e acolhedora, que revela o desejo da Icatu de estar ainda mais próxima do cliente, pra toda vida. Com lançamento de produtos e serviços com base tecnológica, por meio de parcerias no mercado B2B2C, a Icatu também amplia sua carteira com as fintechs. Nos últimos cinco anos, a empresa calcula investimentos em tecnologia que ultrapassam a marca de R$ 600 milhões, sendo que, deste montante, R$ 190 milhões são anunciados para 2021. 

“Seguros é o nosso DNA, é o nosso core business, é o mercado que desbravamos como pioneiros há 30 anos e em que hoje somos protagonistas. A opção pela mudança da logomarca e posicionamento é iluminarmos ainda mais a nossa marca-mãe, que é o carro-chefe de toda a nossa arquitetura de marcas de produto e unidades de negócio”, afirma o CEO da Icatu, Luciano Snel

Junto com a nova logomarca, a empresa passa a adotar a taglineVida. Pra Toda Vida” que acompanhará a assinatura da marca Icatu – que também passa a ter como posicionamento o binômio tranquilidade financeira e qualidade de vida. O marco de lançamento da nova logomarca e posicionamento é uma campanha com estreia nacional prevista para 7 de junho, na qual a seguradora apresenta um filme que faz uma ode à vida por meio da mensagem da canção “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha.

As mudanças reforçam a proposta da Icatu ser uma seguradora ágil, flexível e mais humanizada, capaz de se adaptar ao negócio do parceiro, de forma altamente personalizada. A Icatu continuará a operar com Seguros de Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos . “Estamos prontos para ter qualquer tipo de parceiro com uma proposta de valor que se conecte com a nossa para que, somadas, impactem diferentes mercados com soluções e produtos de ponta em matéria de proteção e planejamento financeiro”, afirma Snel. 

Ainda de acordo com o CEO da Icatu, a companhia mira também outros mercados além de seus mais de 200 parceiros de serviços financeiros. “Sabemos operar com diferentes segmentos de mercado e canais de distribuição, quer sejam bancos, cooperativas, varejistas, insurtechs e fintechs. Buscamos parceiros estratégicos que tenham a mesma ambição que a nossa: democratizar a proteção e o planejamento financeiro a toda a população”, reforça Snel.

Neste sentido, a Icatu está ainda mais focada em desenvolver soluções mais simples e intuitivas – a partir da inovação e da tecnologia – para uma sociedade mais exigente, que busca eficiência, customização e menor tempo de resposta. Até mesmo produtos considerados tradicionais, como Seguros de Vida e Previdência Privada, podem ser acessados de forma ainda mais simples, proporcionando mais qualidade na experiência do cliente em toda a sua jornada de compras. Todas as iniciativas da companhia são desenvolvidas com as melhores práticas ágeis e de governança para atender às necessidades de clientes, corretores e parceiros. A Icatu utiliza o conceito de nuvem, virtualização, hiperconvergência e melhores práticas em desenvolvimento de infraestrutura, arquitetura de APIs, além de possuir uma moderna arquitetura de dados.

Para 2021, a previsão de investimento nesta pasta, até dezembro, gira em torno de R$190 milhões, contemplando 16 novos projetos, o que envolve a contratação de aproximadamente cem profissionais de TI neste ano. “A Icatu atua como uma plataforma de insurance-as-a-service, aberta e multicanal para desburocratizar produtos de Vida e Previdência, por exemplo, mostrando como são simples, flexíveis, fáceis de acessar e para todo tipo de público”, lembra Luciano Snel. No ano passado, a companhia ampliou seus canais digitais de autoatendimento e soluções em vendas online para corretores e parceiros diante de um investimento de R$120 milhões em tecnologia e inovação.

A Icatu é uma seguradora multicanal – por operar com diferentes segmentos de mercado e canais de distribuição – oferecendo solução completa de capacitação e desenvolvimento de força de vendas ao parceiro. “Nossas parcerias englobam a maior parte do sistema financeiro e cooperativista do país. No digital, nossa presença também cresceu através de parcerias com relevantes plataformas do Brasil. O intuito é ampliar a penetração da cultura do seguro no país, transformando complexidade em simplicidade, usando inclusive canais remotos”, reforça o CEO da Icatu.

Novo posicionamento reforça humanização da marca

O diretor de Marketing da Icatu, Rafael Caetano, explica que a alteração de logomarca da empresa não implicará em qualquer tipo de mudança sob o ponto de vista da operação, do negócio em si. A Icatu continuará a operar como uma seguradora independente em Seguros de Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos. “O nosso propósito enquanto empresa e o propósito de cada funcionário da Icatu não é vender seguros; mas, sim, trabalhar para garantir que cada pessoa, cada família que confia no nosso trabalho possa estar financeiramente protegida, assistida, e, assim, que viva melhor com mais qualidade de vida”, afirmou.

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Caetano: “Neste momento, as pessoas estão se permitindo falar sobre assuntos desconfortáveis como a vulnerabilidade da vida”

A mudança é anunciada no contexto que o mundo e o Brasil atravessam a pandemia causada pela Covid-19. Neste momento de muita dor em função das milhares de perdas de vidas, a Icatu entende que é preciso estar ainda mais próxima das pessoas, seja apoiando as famílias que estão em busca de mais informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela seguradora, seja através do acesso mais ágil e humanizado por meio de seus canais de atendimento ao cliente. “Neste momento, as pessoas estão se permitindo falar sobre assuntos desconfortáveis como a vulnerabilidade da vida. Com a Covid-19, clientes e consumidores estão buscando conhecer melhor as soluções disponíveis no mercado para decidir sobre a proteção e o planejamento financeiro de sua família”, comentou Rafael Caetano.

Uma história marcada por protagonismo em inovação fez da Icatu uma das maiores seguradoras do Brasil.  Graças a uma estratégia integrada de crescimento, a Icatu possui 8 milhões de negócios ativos e mais de R$ 60 bilhões em ativos sob sua gestão, contemplando a Icatu Vanguarda – empresa de investimentos do Grupo Icatu. A empresa atua em todo o território nacional – são 38 filiais no país e uma rede de 14 mil corretores. A seguradora é responsável pela geração de 2 mil postos de trabalhos diretos, com perspectiva de finalizar o ano com uma equipe de 2,4 mil pessoas.

Desempenho – Em um ano extremamente desafiador para o ambiente de negócios, por conta da pandemia, a Icatu manteve seu histórico de crescimento. Em 2020, a empresa teve resultados operacionais robustos em Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos com o faturamento de R$ 8,4 bilhões, mantendo ROE (retorno sobre o patrimônio) acima de 20%. A Icatu atingiu R$ 642 milhões em resultado com operações de seguros no ano passado, e lucro de R$ 292,4 milhões – o segundo melhor ao longo de sua trajetória. O patrimônio líquido da seguradora chegou a R$ 1,7 bilhão, crescimento de 23% em relação a 2019.

No ano passado, a Icatu beneficiou mais de 90 mil famílias com a distribuição de R$ 900 milhões entre pagamentos de rendas, benefícios e sorteios. A cada 5 minutos, a Icatu ajudou uma família a estar financeiramente assistida em 2020.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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