A REP Seguros comemora 35 anos neste mês. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento das vendas foi de 65% comparado com o mesmo período do ano anterior. Em 2020, a empresa emitiu e administrou mais de R$ 150 milhões em seguros de riscos corporativos, o que significou crescimento de 40% comparado ao ano anterior. Apesar de 2021 ser um ano complexo, ainda sob os efeitos da pandemia, os executivos da companhia estão otimistas em manter o ritmo de crescimento registrado nos últimos anos. “Nossa expectativa é encerrar este ano com mais de R$ 200 milhões em vendas de seguros”, afirmam o presidente, Felipe Weiler Cervi, e o vice-presidente, Bruno Weiler Cervi.
Os irmãos estão no comando da corretora desde janeiro de 2020. Em 2019, a corretora concluiu o planejamento sucessório desenhado em conjunto com uma consultoria especializada no tema. Depois de comprar a participação dos sócios, o sócio-fundador, Rogério Walmor Cervi, deixou a presidência do grupo e assumiu o Conselho de Administração, passando a gestão executiva para os filhos Felipe, dedicado a área comercial, e Bruno, encarregado do dia a dia da companhia. Rogério mantém um expediente na corretora para atender clientes que se tornaram amigos.
Fundada no Rio Grande do Sul, a REP Seguros atua em sete estados e está na agenda de 2021 abrir mais duas filiais. O bom desempenho da corretora, que cresceu mais de 40% ao ano desde 2017, é justificado pelo investimento em um time especializado de mais de 50 profissionais e na expansão do grupo no Brasil e no exterior. “Nosso modelo de negócio é consultivo. Temos especialistas em todas as linhas para desenhar apólices exclusivas e assim atender todas as necessidades de nossos clientes nos mais variados nichos, como riscos cibernéticos, seguros financeiros, paramétrico, além do risco patrimonial, que é a nossa maior carteira. Ter as principais seguradoras do mercado com parceiras nos beneficia com condições diferenciadas”, ressalta Bruno. “Além de estarmos sempre atualizados com o que há de mais moderno no mercado internacional de seguros para ofertar aos nossos clientes no Brasil”, acrescenta Felipe.
Em 2018, a REP entrou para a rede internacional de corretores de seguros, UnisonSteafast Networking. “Entre a reunião de apresentação do nosso modelo de negócios para participar da rede e a autorização foram apenas quatro dias”, conta Felipe. Isso porque eles já tinham feito toda a lição de casa que o planejamento sucessório exigiu. “Estávamos com todas as exigências na mão, inclusive já tínhamos até o contrato do seguro exigido de Erros e Omissões com limites para atender contratos e empresas internacionais”, lembra Felipe. No mesmo ano, eles participaram do primeiro encontro anual da rede internacional, que já rendeu vários negócios. A partir disso, os contatos internacionais só cresceram.
Em 2019, a REP Seguros participou da maior feira de gerenciamento de riscos dos Estados Unidos, a RIMS, em Boston, aproximando-os ainda mais da rede internacional de corretores. Foram convidados pelo Board da UnisonSteadfast para fazer uma palestra para compartilhar a experiência de sucessão da corretora, em Viena, na Áustria. “Terminamos o ano com apólices em programas mundiais emitidas nos quatro hemisférios do planeta”, conta Bruno.
Segundo os irmãos, participar da rede internacional de corretores vai muito além de negócios. “Aprendemos e nos atualizamos com a colocação de seguros nos corretores parceiros e aceitando no Brasil os riscos de clientes de várias partes do mundo. Realmente é uma experiência única”, comenta Bruno. “Antes da pandemia, viajávamos com grande frequência para diversas partes do mundo para realizar roadshow dos nossos clientes. Só em 2019, Bruno e eu realizamos mais de 300 voos”, ressalta Felipe.
Além do crescimento, os executivos comemoram a obtenção das certificações ISO 9001, algo raro entre corretores de seguros, e também o selo Great Place To Work (GPTW). “Preparamos a empresa para um futuro onde a expansão se manterá, com aperfeiçoamentos planejados continuamente. Esse modo de atuar é expresso no conceito da campanha de celebração dos 35 anos da empresa “Visão global, dedicação personalizada”. Esse slogan diz muito sobre a REP, pois buscamos as melhores práticas e soluções no mundo e valorizamos e entendemos a realidade de cada um dos clientes. É assim que a REP Seguros constrói um futuro cada vez mais seguro e promissor, tanto para si mesma como para seus parceiros e clientes”, afirmam os irmãos Cervi.