Samplemed investe para apoiar seguradoras na democratização do seguro de vida

Grupo contratou 70 pessoas durante a pandemia e lançou produtos para agilizar a contratação com assertividade

A pandemia trouxe outro significado para a vida das pessoas. Em todos os sentidos. Um deles abrange o seguro de vida, que passou a ser relevante na lista de prioridades das famílias e empresas diante da incerteza do amanhã. Pais de família querem deixar seus entes protegidos. Indivíduos descobriram o seguro de doenças graves que oferece capital para ser usado no que for preciso em caso de diagnósticos indesejáveis. Executivos buscam no seguro de vida uma forma de dar prosseguimento a um negócio, mesmo com a perda de um dos sócios. 

Tais preocupações explicam o aumento da venda de seguros de vida para R$ 43 bilhões em 2020, alta de 4,9%, mesmo com a queda de renda da população e aumento das demissões, o que reduziu significativamente o volume de seguro de vida empresarial, maior fatia no volume total das vendas do setor. No entanto, com o aumento da percepção de morte potencializada com a pandemia, que se aproximava de 400 mil mortes no mês de abril, a estimativa do setor é de maior procura pelo produto em 2021.

Para apoiar as seguradoras, o grupo Samplemed investiu em tecnologia e em pessoas. Fez 70 contratações durante a pandemia, sendo boa parte subscritores, enfermeiros e profissionais especialistas em ciência de dados. Hoje são 120 na equipe. Entre eles, Mário Jorge Pereira, contratado em fevereiro deste ano como diretor comercial e de marketing da Samplemed. Há 40 anos no mercado, atuou nas áreas técnica, de sinistro e comercial de seguradoras como Itaú, Sompo e Allianz. 

“Nosso foco é auxiliar que o seguro de vida abranja uma parte maior da sociedade. Um dos meus principais objetivos é entender as necessidades dos clientes e através de ações integradas, buscar assertividade na qualidade das entregas. Para isso, temos um ecossistema de soluções para subscrição de risco que traz mais agilidade e assertividade para as seguradoras e resseguradoras impulsionarem as vendas”, diz ele ao blog Sonho Seguro. 

 “Nossa plataforma está preparada para subscrever desde os seguros mais básicos até os mais complexos”, afirma. O primeiro produto é o preditivo, desenhado para atender seguros massificados, bancasurance e canais digitais com capital segurado mais baixo. Apenas com o CPF e dados básicos, a plataforma indica para a seguradora se o risco é baixo, médio ou alto, deixando a critério da companhia aceitar automaticamente ou não.

O produto seguinte é a subscrição automática. Nela, a Samplemed cria questionários digitais de acordo com as regras estabelecidas pelas seguradoras. É possível ter quase 4 mil perguntas e sub perguntas para se aprofundar no risco. Se um cliente responde que tem diabetes, por exemplo, em vez de negar o seguro, a subscrição vai avaliar o risco com indagações como quais medicamentos são usados, se pratica esporte, se segue uma dieta adequada, e assim precificar o seguro de forma mais adequada. O mesmo com fumantes e outras doenças. Dependendo das respostas, a seguradora aceita, nega ou agrava ou preço do seguro. “A decisão final das regras de aceitação é da seguradora, mas temos experiência para auxiliá-las na construção dos questionários e, principalmente, na jornada da experiência do cliente”, explica o executivo. 

O terceiro produto é a tele subscrição. Para um grupo de clientes, geralmente com capital mais elevado, por exemplo, a entrevista é feita por um especialista. O cliente recebe um link para fazer agendamento para a tele entrevista no horário mais conveniente.  Passada esta etapa, entra o quarto produto, a vídeo subscrição. É praticamente o mesmo da tele, só que em vídeo, e geralmente é usado para capitais mais elevados e riscos mais complexos. “Com o vídeo garantimos maior segurança para a seguradora ao usar o face match, onde o cliente apresenta o documento na tela e utilizamos inteligência artificial para garantir uma maior segurança.

E, por fim, caso a seguradora ache conveniente para ambas as partes a realização de exames médicos para aceitar riscos mais elevados de seguro de vida, comprovando assim o estado clínico do cliente, a Samplemed agenda um horário para que uma pessoa vá até o local indicado pelo cliente. “Temos cerca de 700 prestadores credenciados para este serviço”, informa. 

Alessandra Monteiro - baixa
Alessandra, do IRB: Você elimina papel e o segurado tem uma percepção muito melhor de atendimento por parte da seguradora

Todo o investimento já mostra resultados, com clientes satisfeitos. O IRB Brasil RE, maior ressegurador do Brasil, tem uma parceria desde 2012 com a Samplemed para oferecer o serviço de tele subscrição aos seus clientes. “Esse serviço vem sendo muito importante dentro da nossa estratégia de oferecer sempre os melhores produtos e serviços aos nossos clientes, além de contribuir para a modernização do mercado de seguros de vida como um todo. Você elimina papel e o segurado tem uma percepção muito melhor de atendimento por parte da seguradora, e ainda contribui para uma melhor análise do risco, buscando informações mais precisas e detalhadas”, afirma Alessandra Monteiro, diretora de Subscrição de Vida e Longevidade do IRB.

A Samplemed, que atua neste segmento de tele subscrição há mais de 30 anos, realizou mais de 350 mil subscrições médicas para atender seguradoras e resseguradoras que tem na lista de clientes. “As subscrições feitas por nós para nossas parceiras ultrapassaram R$ 201 bilhões em capital segurado”, destaca o executivo. A pandemia acelerou o uso de tecnologia das seguradoras, o que beneficiou a Samplemed. “As seguradoras aceleraram a experiência digital e investem para que o cliente tenha a melhor experiência possível na contratação do seguro de vida”. 

Segundo o diretor comercial, a plataforma de atendimento está integrada aos legados das seguradoras. “Temos um sistema integrador e de APIs para que os dados cheguem de forma organizada. Colocamos os exames médicos em uma forma padronizada para que o subscritor da seguradora analise de forma simples, prática e ágil”, diz.  A segurança digital dos dados é outro ponto prioritário. “Estamos 100% aderentes não só às regras como LGPD no Brasil, como também às regras americanas e europeias. Para vencer a concorrência da Mapfre RE, na qual 40 empresas disputaram conosco, nos adaptamos às regras de outros países e demonstramos a nossa capacidade de criação, flexibilidade e tecnologia de ponta”.

Para 2021, a expectativa do grupo é crescer ainda mais, impulsionada por um portfolio mais completo de produtos da nossa plataforma, que permite aumentar os serviços prestados aos atuais clientes e conquistar novos, começando no preditivo e terminando com o vídeo subscrição. O grupo também se prepara para estrear no segmento de saúde, com grande potencial para a tele subscrição e questionários digitais para ajudar no processo de preenchimento da declaração pessoal de saúde; e ampliar a internacionalização iniciada nos últimos dois anos e que hoje já atinge cinco países, além do Brasil. 

”Temos a ambição de ampliar a oferta das nossas soluções de subscrição às seguradoras no exterior.. Olhamos até mesmo entrar no mercado asiático, uma vez que a pandemia abriu muitas possibilidades com o tele trabalho. Nosso sistema já está preparado para espanhol, italiano, francês, inglês e português. A adaptação não é só da língua estrangeira, mas sim de aspectos culturais, caso necessário”, finaliza Pereira, para quem o potencial de crescimento do seguro de vida é certo em todo o mundo diante das perspectivas de novas pandemias.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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