MAG Seguros desenvolve 11 projetos criados na parceria com a PUC Rio

Para 2021, a empresa aposta na diversidade como um diferencial do programa, pois pela primeira vez conseguimos abrir as inscrições para alunos universitários de todo o Brasil em razão do modelo 100% online

O Insurtech Innovation Program, que é uma parceria do MAG Seguros e IRB Brasil RE com a PUC Rio, completou três anos com muitas conquistas e chega a sua 4ª edição neste ano. O programa visa desenvolver alunos de graduação em conhecimentos de inovação e ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e blockchain. A partir disso, o Insurtech incentiva a busca por soluções que possam contribuir com o mercado de seguros e resseguros a partir de diferentes temas, como longevidade, relacionamento com o cliente e novos produtos. 

O blog Sonho Seguro conversou com Renata Loyola, superintendente de Gestão da Inovação da MAG Seguros, para contar quais as conquistas, desafios e expectativas para 2021. Acompanhe a entrevista.

Quais as principais ações?

O programa visa desenvolver inovações em processos, produtos e serviços para o Grupo Mongeral Aegon e ao mesmo tempo capacitar os colaboradores da empresa permitindo que eles participem do desenvolvimento destes projetos em parceria com os alunos universitários. O programa que tem duração de 12 meses, conta com metodologia de inovação desenvolvida pela Apple, um corpo docente especializado da PUC-Rio e uma série de iniciativas que visam aproximar os alunos e os colaboradores do universo de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os projetos do programa são desenvolvidos tendo como base a estratégia da companhia.

Quantas pessoas já participaram?

Já tivemos 159 colaboradores envolvidos no programa, considerando aqueles que exerceram papeis de participantes, padrinhos e banca dos Pitchs. Além disso, tivemos mais de 1300 alunos universitários inscritos, 105 deles foram selecionados para participar do programa, representando 99 instituições de ensino, 98 cursos e 18 estados diferentes.

Quantas ideias já foram estruturadas e quantas selecionadas?

Considerando os últimos três anos do programa foram desenvolvidas 83 ideias e 11 delas foram priorizados para desenvolvimento na MAG. Este resultado representa uma conversão de projetos de inovação de mais de 13%.

Quais os projetos mais relevantes?

Radial é um aplicativo para o seguro On Demand baseado em geolocalização e tempo de uso. O segurado marca no aplicativo quais áreas são consideradas “seguras” para ele, permitindo que a ativação e desativação do seguro aconteça de forma automática. Ensure é um aplicativo de autenticação de identidade por foto e confirmação das coberturas contratadas pelo cliente. Ele visa aumentar a segurança na contratação do seguro. Kangoo é um produto on demand para a época de gestação, o qual irá permitir um apoio financeiro para a gestante no caso de alguma ocorrência grave nesse período.

Quantas viraram realidade e quais se destacam?

Seis projetos foram efetivamente implementados na companhia e outros cinco foram priorizados para implementação. Destacamos o projeto radial, pois o conceito de seguros on demand utilizando geolocalização foi utilizando como inspiração na estruturação da nova empresa de seguros on demanda do Grupo Mongeral Aegon, a Simple2u.

O que o programa tem previsto para 2021?

Para 2021 estamos apostando na diversidade como um diferencial do programa, pois pela primeira vez conseguimos abrir as inscrições para alunos universitários de todo o Brasil em razão do modelo 100% online.

Quais as áreas de maior interesse para a MAG em inovação?

Temos como estratégia investir em Inovação em produtos, inovação para produtividade, novos modelos de negócios e captação de talentos com mentalidade inovadora.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS