O Insurtech Innovation Program, que é uma parceria do MAG Seguros e IRB Brasil RE com a PUC Rio, completou três anos com muitas conquistas e chega a sua 4ª edição neste ano. O programa visa desenvolver alunos de graduação em conhecimentos de inovação e ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e blockchain. A partir disso, o Insurtech incentiva a busca por soluções que possam contribuir com o mercado de seguros e resseguros a partir de diferentes temas, como longevidade, relacionamento com o cliente e novos produtos.
O blog Sonho Seguro conversou com Renata Loyola, superintendente de Gestão da Inovação da MAG Seguros, para contar quais as conquistas, desafios e expectativas para 2021. Acompanhe a entrevista.
Quais as principais ações?
O programa visa desenvolver inovações em processos, produtos e serviços para o Grupo Mongeral Aegon e ao mesmo tempo capacitar os colaboradores da empresa permitindo que eles participem do desenvolvimento destes projetos em parceria com os alunos universitários. O programa que tem duração de 12 meses, conta com metodologia de inovação desenvolvida pela Apple, um corpo docente especializado da PUC-Rio e uma série de iniciativas que visam aproximar os alunos e os colaboradores do universo de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os projetos do programa são desenvolvidos tendo como base a estratégia da companhia.
Quantas pessoas já participaram?
Já tivemos 159 colaboradores envolvidos no programa, considerando aqueles que exerceram papeis de participantes, padrinhos e banca dos Pitchs. Além disso, tivemos mais de 1300 alunos universitários inscritos, 105 deles foram selecionados para participar do programa, representando 99 instituições de ensino, 98 cursos e 18 estados diferentes.
Quantas ideias já foram estruturadas e quantas selecionadas?
Considerando os últimos três anos do programa foram desenvolvidas 83 ideias e 11 delas foram priorizados para desenvolvimento na MAG. Este resultado representa uma conversão de projetos de inovação de mais de 13%.
Quais os projetos mais relevantes?
Radial é um aplicativo para o seguro On Demand baseado em geolocalização e tempo de uso. O segurado marca no aplicativo quais áreas são consideradas “seguras” para ele, permitindo que a ativação e desativação do seguro aconteça de forma automática. Ensure é um aplicativo de autenticação de identidade por foto e confirmação das coberturas contratadas pelo cliente. Ele visa aumentar a segurança na contratação do seguro. Kangoo é um produto on demand para a época de gestação, o qual irá permitir um apoio financeiro para a gestante no caso de alguma ocorrência grave nesse período.
Quantas viraram realidade e quais se destacam?
Seis projetos foram efetivamente implementados na companhia e outros cinco foram priorizados para implementação. Destacamos o projeto radial, pois o conceito de seguros on demand utilizando geolocalização foi utilizando como inspiração na estruturação da nova empresa de seguros on demanda do Grupo Mongeral Aegon, a Simple2u.
O que o programa tem previsto para 2021?
Para 2021 estamos apostando na diversidade como um diferencial do programa, pois pela primeira vez conseguimos abrir as inscrições para alunos universitários de todo o Brasil em razão do modelo 100% online.
Quais as áreas de maior interesse para a MAG em inovação?
Temos como estratégia investir em Inovação em produtos, inovação para produtividade, novos modelos de negócios e captação de talentos com mentalidade inovadora.