A AXA estabeleceu a bitcoin como nova opção de pagamento para os clientes do mercado suíço. A criptomoeda já serve para realizar pagamento de seguros à companhia. Trata-se de uma iniciativa inédita na Suíça e representa um “investimento no futuro digital”, segundo artigo publicado no blog da subsidiária AXA destacado pelo portal português ECO. “Esta é a resposta da AXA à procura crescente dos clientes por soluções de pagamento alternativas, com as novas tecnologias a desempenhar um papel cada vez mais importante”, afirma Claudia Bienentreu, Head of Open Innovation, AXA Switzerland.
Um estudo de mercado lançado em 2019, com pessoas com idade entre 18 e 55 anos sobre o que pensavam das criptomoedas, revelou que um terço dos respondentes já vinha pesquisando algumas unidades BTC ou estava interessado em fazê-lo. Com a pandemia, a transformação digital e a difusão das moedas virtuais, a Axa decidiu responder à procura e passou a permitir que os seus clientes paguem faturas com bitcoins (BTC).
Desta forma, a companhia emerge como a primeira entre as grandes seguradoras multirriscos a oferecer a opção alternativa como solução de pagamento. Disponível para os clientes desde o princípio de abril, pagar prêmios de seguros de patrimônios, chamados no Brasil de seguros de danos, é permitido para todos os produtos da AXA Insurance Ltd. Os clientes precisam ter uma referência, capital disponível e serem titulares de uma carteira BTC.
Os débitos emitidos em francos suíços são convertidos na criptomoeda e o pagamento pode ser efetuado online, através do endereço invoice.inapay.ch/axa ou mesmo diretamente através da aplicação MyAXA, onde a opção alternativa também está disponível. A companhia não cobra comissões sobre a conversão da criptomoeda.