Patricia Chacon é a nova CEO da Liberty; Carlos Magnarelli assume Andes

Me comprometo a continuar nosso trabalho de construir uma empresa moderna que entregue valor excepcional para todos os seus públicos, avançando na expansão da companhia no mercado brasileiro”, diz Chacon

Carlos Magnarelli, atual presidente da Liberty Seguros no Brasil, foi indicado como o novo presidente da seguradora para o mercado Andes. A partir dessa transição, Patricia Chacon, atual Head de Digital e Customer Experience para a América Latina e Europa e Diretora de Transformação para o Brasil, foi indicada como a nova presidente da Liberty Seguros Brasil, sujeita à aprovação regulatória antes de sua nomeação formal.

Com a chegada de Patricia, a empresa pretende manter o foco no crescimento rentável, entregando ofertas que atendam à evolução das necessidades de seus clientes, corretores e colaboradores. “Foi uma honra trabalhar com Carlos Magnarelli todos esses anos e ser indicada para liderar este próximo capítulo da Liberty. Me comprometo a continuar nosso trabalho de construir uma empresa moderna que entregue valor excepcional para todos os seus públicos, avançando na expansão da companhia no mercado brasileiro”, diz Chacon.

A nomeação de Patricia traz um certo frenesi ao setor de seguros, marcado pela liderança masculina, mas que pouco a pouco cede espaço ao feminino. Ângela Beatriz é presidente da Brasilprev, que está dentro do grupo BB Seguros, que é presidido por Marcio Hamilton Ferreira desde outubro de 2020. Gabriela Ortiz é presidente da Caixa Seguradora e da Youse, mas está de licença enquanto se conclui a investigação da Operação Canal Seguro. Erika Medici acaba de completar um ano no comando da AXA Brasil, ao substituir  Delphine Maisonneuve em janeiro de 2020. Maria Silvia Bastos presidiu a Icatu Seguros entre 2007 e 2011. A Coface também foi presidida por uma mulher, Marcela Lemos, por 10 anos, até março de 2021. Margo Black foi a CEO da Swiss Re por cinco anos, deixando o cargo em 2017.

Em 2021, Patricia Chacon é, por enquanto, a única mulher atuante no cargo de CEO entre as 15 maiores seguradoras do Brasil no ranking de lucro líquido da consultoria Siscorp.

Trabalhando na última década na Liberty, Patricia liderou importantes projetos de transformação que têm contribuído para o desempenho financeiro da empresa e para a melhoria da experiência de seus clientes, parceiros e colaboradores. 

Isso inclui o desenvolvimento do planejamento estratégico da seguradora, bem como iniciativas-chave da companhia, como o lançamento da marca Aliro, a gestão do programa de incentivo e relacionamento para corretores Cresça com a Liberty, o desenho e implantação de jornadas digitais no mercado e a evolução das práticas de inovação da empresa.

“Esta mudança permitirá que a Liberty Seguros mantenha o seu foco em oferecer experiências excepcionais aos seus clientes, corretores e colaboradores, bem como continuar crescendo com rentabilidade”, informou o grupo ao Sonho Seguro. 

No ano passado, Patricia concedeu uma entrevista pelo premio Inovacao concedido pelo Valor Economia à Liberty. A entrevista toda foi pautada no investimento em inovação. Funcionários, parceiros e clientes sempre no centro da estratégia. “A Liberty Seguros atua em três frentes:  Criar condições para que as pessoas inovem, redesenhar a jornada dos nossos públicos de acordo com as tendências, com um grande foco em digital e sempre lançar produtos e serviços inovadores”, disse. 

Segundo ela, cada um dos funcionários é incentivado, capacitado e empoderado para inovar todos os dias em suas atividades, a fim de ajudar a companhia a caminhar para o futuro. Prova disso foi no ano passado, no qual mais de 80% de nossos colaboradores foram impactados por ações de inovação. “E esse incentivo é fomentado pelo Programa de Inovação 3A, que proporciona um ambiente estimulante e favorável a todos, permitindo que funcionários experimentem, ultrapassem fronteiras e busquem o novo constantemente, gerando impacto real e mensurável na experiência dos clientes e corretores”, enumerou.

O programa leva o nome “3A” pois é dividido em três frentes de aceleração: 

De pessoas: com trilhas de cursos/treinamentos sobre o tema de inovação, focando na mudança de comportamento e desenvolvimento de habilidades e competência.

De projetos: a partir de iniciativas e parcerias que desafiam a estrutura do core dos negócios e buscam novos modelos para serem experimentados.

De ideias: por meio de um programa de aceleração interno, que busca estimular o intraempreendedorismo, resolvendo necessidades ou explorando oportunidades para os nossos clientes e corretores de forma inovadora.

Desejo mais sucesso aos dois, Carlos Magnarelli e Patricia Chacon, que fazem a diferença no setor de seguros por priorizarem os funcionários e parceiros. Fizeram da Liberty a seguradora brasileira mais premiada em inovação em 2019 e 2020.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS