A MAG Seguros tem 58% de seu quadro de colaboradores composto por mulheres, e elas ocupam metade dos cargos de liderança da companhia. Para contribuir ainda mais com a carreira destas profissionais, a MAG lança, agora em março, o Programa Impulsionando Mulheres, como parte das entregas do Plural, programa de fomento à diversidade da empresa.
“O programa tem como principais objetivos alavancar o desenvolvimento das líderes da companhia, proporcionando a possibilidade de assumir posições ainda mais estratégicas. Além disso, entendemos que esta é uma iniciativa que vai contribuir diretamente para ampliar os resultados positivos que a equidade de gêneros promove”, explica Patricia Campos, diretora de Gente & Gestão da MAG.
O Programa Impulsionando Mulheres na Liderança terá duração de aproximadamente seis meses e contará com encontros virtuais coletivos e avaliações individuais, além do apoio de uma consultoria especializada no tema. Ao longo dos próximos dois anos, a MAG acompanhará as profissionais participantes do programa em sua gestão de carreira com o objetivo de medir a efetividade do programa.
“Nós buscamos sempre desenvolver iniciativas consistentes e que farão a diferença para nossos colaboradores e colaboradoras. Neste sentido, vale destacar que a companhia oferece um bom clima organizacional e de muito respeito às suas mais de 730 mulheres que trabalham conosco em todo o país, tendo figurado no ranking GPTW Mulher no ano passado”, completa Patrícia.
Patricia Campos conversou um pouco mais com o blog Sonho Seguro. Acompanhe abaixo:
Você é a única diretora a reportar diretamente ao CEO? Como vê isso?
Atualmente somos duas diretoras do Grupo Mongeral Aegon que reportamos diretamente ao Helder, respondendo pela área de Gente & Gestão e pela MAG Gestão Previdenciária. Eu iniciei a minha trajetória profissional como estagiária, em Minas Gerais. Eu entrei estudante de psicologia e hoje estou como diretora de Gente & Gestão. Ao longo dos meus 22 anos de MAG, caminhei em nove oportunidades de promoção. É muito interessante percebermos como uma empresa com a tradição de seus 186 anos está aderente e olhando as tendências. A companhia foi criada para dar suporte financeiro para pensionistas de servidores públicos pois as esposas não trabalhavam. Hoje, vemos as mulheres protagonizarem a sua carreira na companhia.
De que forma a sua atuação em reuniões com o Board impactam as decisões?
O que eu percebo no dia a dia é a complementariedade dos perfis. Não é uma questão de melhor ou pior, mas, sim, de trazer visões diferentes. Neste aspecto, acredito que a mulher contribui bastante com uma maior sensibilidade às questões humanas. Vejo ainda que no dia a dia tenho a oportunidade de trazer diferentes perspectivas de mundo e aspectos sociais. O mais interessante é que é possível estar em um meio com mais homens sem perder a essência do que diferencia as mulheres.
Cite uma ideia sua da qual mais se orgulha por ter convencido o Board a mudar um processo.
Quero destacar a potencialização da agenda humana na tomada de decisão da diretoria. Nós somos uma empresa que temos o cuidado com as pessoas em nosso DNA. Isso se materializa nos diversos reconhecimentos que a MAG ganhou em relação ao seu clima organizacional. No entanto, posso citar algumas ações implementadas que certamente contribuíram para que nossos colaboradores se sintam mais livres e realizados durante o trabalho, como o jeito de vestir mais casual, a folga de aniversário, a transparência na avaliação das pessoas e em seu reconhecimento por meio do Ciclo de Gente e o desenvolvimento do Plural, nosso programa de diversidade.
Qual o percentual de mulheres no grupo MAG? E como estão divididas em níveis hierárquicos?
Aqui na MAG nós, mulheres, somos maioria. Representamos 57% do quadro de colaboradores. No entanto, um indicador que muito me orgulha é comprovar que nós ocupamos metade de todos os cargos de liderança da companhia. Esta é uma realidade também presente na área Comercial, um mercado que tradicionalmente era comandado por homens.
Qual a meta para 2021?
Para 2021 nosso objetivo é instituir o Plural, programa de diversidade da MAG, fazendo valer o seu mote de inspirar as pessoas. Estamos na fase de diagnóstico e já lançamos algumas iniciativas, como o Impulsionando Mulheres na Liderança, que tem como principais objetivos alavancar o desenvolvimento das líderes da empresa. Desta forma, proporcionamos a possibilidade de que elas assumam posições ainda mais estratégicas e contribuímos para a equidade de gênero.
Como vê a participação da mulher em seguros?
A participação da mulher foi importante para alavancar o mercado de seguros. O que estamos percebendo é que agora estamos caminhando e incluindo as mulheres em posições de destaque na indústria. Acredito, inclusive, que até mais rápido do que alguns setores da economia. Da última vez que participei do LIMRA presencialmente, em 2019, houve palestras justamente debatendo esta questão e apontando para o aumento contínuo da mulher, com a ressalva de que dentro da América Latina o Brasil se destaca, principalmente em níveis de liderança. Outro ponto de muito orgulho é o da inclusão das mulheres no nosso programa de formação de corretores. Elas representaram 60% dos participantes no ano de 2020. Percebemos que temos feito um trabalho sólido e consistente, que muito deve orgulhar a todas nós. Um exemplo tangível disso é a edição do livro Mulheres no Seguro, do qual tive o prazer de ser coautora. Lá, pudemos perceber o quanto o nosso setor está ficando cada vez mais forte e cada vez com mais presença feminina em posições estratégicas ou empreendendo.
Na sua opinião, como o mercado segurador pode aumentar a participação feminina em cargos de liderança?
Precisamos, primeiramente, promover ainda mais o nosso mercado. Precisamos de mais pessoas com visibilidade da grande possibilidade de crescimento e carreira em nossa indústria, e principalmente para as mulheres. Outra iniciativa concreta é no processo e critério para contratação e promoção, não definir critérios que naturalmente vão excluir a mulher, à medida que não contemplam flexibilidade para trabalhar de sua cidade ou em home office, não ter gestão de sua agenda para programar viagem e excessos de compromissos corporativos noturnos que impactem seus outros papeis. Na MAG, estamos focados em ter mulheres preparadas para crescer e suceder e, com isso, naturalmente, as teremos representadas nos diversos níveis.