Cresce o número de executivas estatutárias nas seguradoras, revela estudo

São elas em 2020: Cristina Rocco Salazar, da CesceBrasil, Ione de Medeiros Bulcão, da Sinaf, Angela Beatriz, da BrasilPrev e Erika Medici, da Axa. Em 2021, junta-se a elas, a partir de abril, Patricia Chacon, da Liberty Seguros.

Um levantamento realizado com base nos dados disponibilizados pela Susep por Sidney Dias, diretor da Conhecer Seguros, mostra que, em 2020, haviam 152 executivas ocupando cargos estatutários nas seguradoras do Brasil – um aumento de 16% em relação ao número registrado em 2019, quando eram 131 mulheres em posições semelhantes.

As distribuições dos executivos em 2019 e 2020, de acordo com os seus papéis e cargos, eram as seguintes:

Segundo ele, o maior crescimento observado no número de executivas estatutárias foi na composição dos Comitês de Auditoria: a quantidade de mulheres participando desses comitês em 2020 dobrou, comparativamente a 2019, seguido pelo aumento do número de executivas em cargos de diretoria – aumento de 23%.

A maior redução observada foi no número de mulheres ocupando cargos de presidente. Em 2019, seis empresas tinham os cargos de CEO ocupados por mulheres, enquanto, em 2020, esse número foi reduzido para apenas quatro – uma queda de 33%. São elas em 2020: Cristina Rocco Salazar, da CesceBrasil, Ione de Medeiros Bulcão, da Sinaf, Angela Beatriz, da BrasilPrev e Erika Medici, da Axa. Em 2021, junta-se a elas, a partir de abril, Patricia Chacon, da Liberty Seguros.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS