Revista de Seguros traz entrevista exclusiva com economista Alexandre Schwartsman

Ex- diretor do Banco Central diz que Reformas Administrativa e Tributária podem ser tratadas em simultâneo

Fonte: CNseg

O economista Alexandre Schwartsman afirma que a reforma mais importante para o País no momento é a Tributária, ao passo que a Administrativa, se bem-feita, a mais urgente, em entrevista exclusiva publicada na nova edição (915) da Revista de Seguros, publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg. Nada impede, contudo, que as duas tramitem simultaneamente no Congresso.

Segundo o ex-diretor do BC, as reformas são necessárias para cumprir o teto de gastos e, de alguma forma, aliviar o ritmo de crescimento da despesa obrigatória.  A seu ver, o Brasil sabe o que precisa fazer para não entrar em uma ciranda de inflação e recessão nos próximos anos.  Mas as perspectivas de uma Reforma Administrativa ineficaz são reais, o que, na sua opinião, colocará em risco o teto de gastos. Confirmando-se esse temor, o País conviverá com um ciclo inflacionário permanentemente mais alto dentro de dois ou três anos, incapaz de ser contido pelo Banco Central. “Se não mantiver o teto de gastos, a válvula de escape vai se dar pela inflação”, adverte ele.

Ele explica que o principal propósito de Reforma Tributária deve ser o de “eliminar um grande conjunto de instruções que afetam a produtividade”. Além disso, a reforma tributária tem efeitos distributivos, algo igualmente relevante para o País. A íntegra da entrevista de Schwartsman está disponível no link https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-915.html.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS