2020 foi o melhor ano da Porto Seguro em ganho na carteira automóvel, com participação de 55% no ganho total do grupo
Pelos resultados da Porto Seguro, maior seguradora de automóvel e de residência do Brasil, fica claro que a pandemia afetou de forma diferente as companhias que já vinham investindo em tecnologia e em inovação de produtos e formas de vendas, bem como na comunicação com seus públicos alvos: clientes e corretores. “Apesar de todo o sofrimento de 2020, tivemos na Porto Seguro um ano com recordes de resultados, como ganho financeiro, lucro e redução de despesas administrativas e operacionais. O que nos preocupava era o crescimento das vendas, mas no quarto trimestre conseguimos recuperar”, conta Celso Damadi, vice-presidente Financeiro, de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores do grupo financeiro.
A Porto Seguro encerrou 2020 com lucro de R$ 1,7 bilhão, crescimento de 22,3% sobre 2019, resultando em um ROAE de 21,6% em 2020, dois pontos percentuais maior. Damadi também destaca o resultado financeiro, com alta decorrente do desempenho das alocações em renda variável e juros indexados à inflação, compensando a queda da taxa Selic no período.
Praticamente todas as carteiras colaboraram como resultado da Porto. O segmento de seguro automóvel, que responde por 51% das receitas, viu a participação no lucro aumentar de 32% em 2019 para 55% em 2020. “O bom resultado foi impulsionado pelo isolamento social. A sinistralidade caiu muito com as pessoas em casa. Foi o melhor ano do auto na Porto. A renovação também foi a melhor da história, por estarmos com um preço muito competitivo. No ano, a carteira auto registrou queda de 1,2% em vendas, para R$ 1,7 bilhão, mas cresceu 35 mil itens segurados, alta de 0,7%”, citou.
Segundo Damadi, a Porto Seguro investe outro caminhão de dinheiro em tecnologia para o produto Auto 2.0 para ter mais assertividade na oferta para clientes. “Já começamos no Rio Grande do Sul e agora vamos avançar para Rio de Janeiro e Sao Paulo nos próximos meses”, informou. Segundo ele, o objetivo é aprimorar a competição de preços para atender 25% da população que faz seguro e também conquistar uma parcela significativa dos 75% que não compram o produto. “Esta nova plataforma nos dá mais poder de competição na oferta do seguro ao ajudar o corretor a ofertar um preço muito personalizado. Um cliente que more na Zona Leste de Sao Paulo, por exemplo, costuma ter uma taxa mais alta em razão do volume de roubo e furto da região. Mas se ele morar num condominio no bairro onde o índice é baixo, será beneficiado pela inteligência de nossos dados”.
O executivo também destacou o ramo de saúde, que respondeu com quase R$ 100 milhões em lucro em 2020. “Investimos pesado em tecnologia. Encerramos 2020 com 271 mil vidas seguradas em saúde e queremos chegar a 1 milhão no prazo de 4 a 5 anos. O investimento visa mudar o “chassi” de saúde e ter uma rede ainda mais estruturada com dados que ajudem às empresas a ter sinistralidade controlada e, com isso, índices menores de reajustes. A telemedicina e a subscrição também passam para um patamar mais destacado com a nova plataforma de saúde”, afirmou.
E assim foi com outros segmentos, como CDC e Cartão de Crédito, Consórcio, Vida, Residencial, Transportes e Riscos patrimoniais para PME. “Fiança locatária sofreu em 2020 em razão da pandemia, com atrasos de aluguel, mas voltou ao normal no quarto trimestre. Já em crescimento de vendas, o índice passou de 54%. “Com a diversificação de produtos passamos a ter uma base maior de produtos para compor o lucro do lucro. Vida individual vem crescendo na casa dos dois dígitos.
No CDC e no Cartão estamos com mais de R$ 10 bilhões em ativos, com crescimento de 25% nas duas carteiras em 2020. No consórcio o crescimento foi 20%”, destaca. O segundo e terceiro trimestre foi mais complicado no cartão de crédito pela elevação da inadimplência, mas no quarto trimestre o indicador já voltou ao patamar pré pandemia, informou.
A empresa segue em homeoffice, com 98% dos funcionarios trabalhando remotamente. “Ainda nao sabemos quando retomaremos o trabalho presencial. Tudo depende da vacinação e do controle da pandemia”.
A empresa passa a apresentar seus negócios agrupados em quatro verticais: Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços. Esta visão representa o novo posicionamento estratégico para promover o crescimento de seus negócios, observando as diferentes características dos mercados, o potencial de crescimento de cada segmento e a dinâmica de cada uma dessas verticais.
Dados trimestrais – A carteira de seguro Auto, a principal da companhia e que está dentro da vertical Seguros, alcançou no 4T20 o maior volume de prêmios de toda série histórica (R$ 2,8 bilhões), por meio de uma expansão de 5,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior e com um incremento de 105 mil veículos em relação ao 3T20. Os prêmios dos seguros Patrimoniais também avançaram e atingiram 11,3% (vs. 4T19) e os prêmios do seguro de Vida permaneceram estáveis (+0,2% vs. 4T19), com desempenho positivo no Vida Individual. Nesta frente de Seguros, os prêmios2 apresentaram expansão de 6,4% no trimestre (vs. 4T19), impulsionados principalmente pela aceleração dos seguros Auto e Patrimoniais.
Na vertical Saúde3, o faturamento aumentou 5,5% em comparação ao 4T19 e 11,3% em relação ao ano de 2019. Os prêmios do seguro Saúde Empresarial evoluíram 6,2% no trimestre (vs. 4T19) e 13,3% em 2020 (vs. 2019), o quarto ano consecutivo de crescimento de prêmios em duplo dígito. O Seguro Odontológico apresentou uma expansão de 8,0% nos prêmios anuais (vs. 2019), ultrapassando 630 mil vidas seguradas.
No consolidado de todos os negócios de Seguros (incluindo Saúde), o índice combinado atingiu 94,2% no trimestre (-1,2 p.p. vs. 4T19), decorrente principalmente da redução da sinistralidade do seguro Auto (-8,8 p.p. vs. 4T19), beneficiado pela melhoria na subscrição e precificação de risco. A sinistralidade do Saúde reduziu 3,9 p.p. (vs. 2019), atingindo o menor patamar observado nos últimos 10 anos.
A vertical Negócios Financeiros4 apresentou aumento nas receitas de 21,1% (vs. 4T19), impulsionado pelo Consórcio (+34,9% vs. 4T19), que registrou aumento no número de cotas e elevação do ticket médio, e pelo crescimento dos Riscos Financeiros5 (+86,5% vs. 4T19). Nas Operações de Crédito (+3,1% vs. 4T19), destaque para a expansão na base de clientes: a operação de CDC incrementou o número de contratos em 25,5% (vs. 4T19) e o número de Cartões de Crédito atingiu 2,5 milhões de plásticos (+9,7% vs. 2019), com 65% dos clientes fazendo uso do cartão todos os meses.
A Carteira de Operações de Crédito encerrou o ano com saldo de R$ 10 bilhões, 24,2% superior em comparação ao final de 2019. O gerenciamento eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco contribuíram para a redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 4,4% ao final do 4T20, apresentando melhora tanto em relação ao 3T20 (-0,8 p.p.) quanto em comparação com o 4T19 (-0,2 p.p.), alcançando um resultado favorável mesmo quando comparado ao período anterior a pandemia.
Na vertical Serviços6 foi registrado aumento de 22,9% nas receitas do 4T20 (vs. 4T19) e de 22,7% em 2020 (vs. 2019), com destaque para o Carro Fácil que cresceu 36,2% no ano (vs. 2019) e alcançou mais de 7 mil contratos ativos em 2020. A linha de serviços conta também com outros produtos sinérgicos aos negócios da Porto Seguro com potencial de expansão atrativo, como o Porto Cuida, Health for Pet, Porto Faz e Reppara!.
Em relação às iniciativas ASG, destacam-se a continuidade do programa “Meu Porto Seguro”, já apresentado ao mercado, que contratou 6,1 mil pessoas no 4T20 (atingindo o preenchimento de 8,2 mil postos de trabalho temporários em 2020). Também é importante destacar o investimento de R$ 5 milhões no Fundo WE Ventures, para fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio de investimentos em startups de tecnologia lideradas por equipes femininas. Destacam-se também os resultados alcançados em mais um ciclo de investimento social privado ao longo do 4T20, que resultou num investimento de R$ 6,4 milhões que vai beneficiar mais de 34 mil pessoas.
Principais destaques (4T20 em comparação com 4T19):
- Receita Total: R$ 5,3 bilhões (+7,9%)
- Prêmios Emitidos: R$ 4,5 bilhões (+8,5%)
- Resultado de Negócios, Financeiros e Serviços: R$ 757 milhões (+10,9%)
- Índice Combinado: 94,2% (-1,2 p.p.)
- Resultado Operacional: R$ 310 mil (-4,1%)
- Resultado Financeiro: R$ 300 mil (+11,4%)
- Lucro Líquido: R$ 409 milhões (+10,3%)
- Resultados sem Business Combination .
- Considera os prêmios e contribuições dos seguros de Auto, Patrimoniais, Vida, Previdência, Uruguai, Transportes, Rural e Responsabilidade.
- Composto por Saúde Empresarial, Seguro Odontológico, Serviços Médicos, Saúde Ocupacional e Portomed.
- Abrange os prêmios e receitas do Cartão de Crédito e Financiamento, Riscos Financeiros, Consórcio, Gestão de Ativos e Capitalização.
- Parte do crescimento de Riscos Financeiros é explicada pelas mudanças regulatórias, com prêmios passando a ser contabilizados conforme a vigência do contrato.
- Composto por Atendimento, Carro Fácil, Health for Pet, Porto Faz, Reppara, Renova, Monitoramento de Veículos, dentre outros serviços.
Estou ansioso para saber o desempenho da porto seguros em 2021.
Eu renovei meu seguro em janeiro de 2020, e passei o ano em lockdown. Eu colaborei para o excelente ano fiscal da porto seguros. Em 2021, prestes a segunda onda da covid, esperava um DESCONTASSO já que sou cliente faz década e não trabalhei, não saí de casa.
Enfim, hoje sou cliente tokio Marine e não tenho interesse de voltar ser assegurado porto seguro.