Porto Seguro lucra R$ 1,7 bilhão em 2020, alta de 22,3%

2020 foi o melhor ano da Porto Seguro em ganho na carteira automóvel, com participação de 55% no ganho total do grupo

Pelos resultados da Porto Seguro, maior seguradora de automóvel e de residência do Brasil, fica claro que a pandemia afetou de forma diferente as companhias que já vinham investindo em tecnologia e em inovação de produtos e formas de vendas, bem como na comunicação com seus públicos alvos: clientes e corretores. “Apesar de todo o sofrimento de 2020, tivemos na Porto Seguro um ano com recordes de resultados, como ganho financeiro, lucro e redução de despesas administrativas e operacionais. O que nos preocupava era o crescimento das vendas, mas no quarto trimestre conseguimos recuperar”, conta Celso Damadi, vice-presidente Financeiro, de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores do grupo financeiro.

A Porto Seguro encerrou 2020 com lucro de R$ 1,7 bilhão, crescimento de 22,3% sobre 2019, resultando em um ROAE de 21,6% em 2020, dois pontos percentuais maior. Damadi também destaca o resultado financeiro, com alta decorrente do desempenho das alocações em renda variável e juros indexados à inflação, compensando a queda da taxa Selic no período.

Praticamente todas as carteiras colaboraram como resultado da Porto. O segmento de seguro automóvel, que responde por 51% das receitas, viu a participação no lucro aumentar de 32% em 2019 para 55% em 2020. “O bom resultado foi impulsionado pelo isolamento social. A sinistralidade caiu muito com as pessoas em casa. Foi o melhor ano do auto na Porto. A renovação também foi a melhor da história, por estarmos com um preço muito competitivo. No ano, a carteira auto registrou queda de 1,2% em vendas, para R$ 1,7 bilhão, mas cresceu 35 mil itens segurados, alta de 0,7%”, citou.

Segundo Damadi, a Porto Seguro investe outro caminhão de dinheiro em tecnologia para o produto Auto 2.0 para ter mais assertividade na oferta para clientes. “Já começamos no Rio Grande do Sul e agora vamos avançar para Rio de Janeiro e Sao Paulo nos próximos meses”, informou. Segundo ele, o objetivo é aprimorar a competição de preços para atender 25% da população que faz seguro e também conquistar uma parcela significativa dos 75% que não compram o produto. “Esta nova plataforma nos dá mais poder de competição na oferta do seguro ao ajudar o corretor a ofertar um preço muito personalizado. Um cliente que more na Zona Leste de Sao Paulo, por exemplo, costuma ter uma taxa mais alta em razão do volume de roubo e furto da região. Mas se ele morar num condominio no bairro onde o índice é baixo, será beneficiado pela inteligência de nossos dados”.

O executivo também destacou o ramo de saúde, que respondeu com quase R$ 100 milhões em lucro em 2020. “Investimos pesado em tecnologia. Encerramos 2020 com 271 mil vidas seguradas em saúde e queremos chegar a 1 milhão no prazo de 4 a 5 anos. O investimento visa mudar o “chassi” de saúde e ter uma rede ainda mais estruturada com dados que ajudem às empresas a ter sinistralidade controlada e, com isso, índices menores de reajustes. A telemedicina e a subscrição também passam para um patamar mais destacado com a nova plataforma de saúde”, afirmou.

E assim foi com outros segmentos, como CDC e Cartão de Crédito, Consórcio, Vida, Residencial, Transportes e Riscos patrimoniais para PME. “Fiança locatária sofreu em 2020 em razão da pandemia, com atrasos de aluguel, mas voltou ao normal no quarto trimestre. Já em crescimento de vendas, o índice passou de 54%. “Com a diversificação de produtos passamos a ter uma base maior de produtos para compor o lucro do lucro. Vida individual vem crescendo na casa dos dois dígitos.

No CDC e no Cartão estamos com mais de R$ 10 bilhões em ativos, com crescimento de 25% nas duas carteiras em 2020. No consórcio o crescimento foi 20%”, destaca. O segundo e terceiro trimestre foi mais complicado no cartão de crédito pela elevação da inadimplência, mas no quarto trimestre o indicador já voltou ao patamar pré pandemia, informou.

A empresa segue em homeoffice, com 98% dos funcionarios trabalhando remotamente. “Ainda nao sabemos quando retomaremos o trabalho presencial. Tudo depende da vacinação e do controle da pandemia”.

A empresa passa a apresentar seus negócios agrupados em quatro verticais: Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços. Esta visão representa o novo posicionamento estratégico para promover o crescimento de seus negócios, observando as diferentes características dos mercados, o potencial de crescimento de cada segmento e a dinâmica de cada uma dessas verticais.

Dados trimestrais – A carteira de seguro Auto, a principal da companhia e que está dentro da vertical Seguros, alcançou no 4T20 o maior volume de prêmios de toda série histórica (R$ 2,8 bilhões), por meio de uma expansão de 5,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior e com um incremento de 105 mil veículos em relação ao 3T20. Os prêmios dos seguros Patrimoniais também avançaram e atingiram 11,3% (vs. 4T19) e os prêmios do seguro de Vida permaneceram estáveis (+0,2% vs. 4T19), com desempenho positivo no Vida Individual. Nesta frente de Seguros, os prêmios2 apresentaram expansão de 6,4% no trimestre (vs. 4T19), impulsionados principalmente pela aceleração dos seguros Auto e Patrimoniais. 

Na vertical Saúde3, o faturamento aumentou 5,5% em comparação ao 4T19 e 11,3% em relação ao ano de 2019. Os prêmios do seguro Saúde Empresarial evoluíram 6,2% no trimestre (vs. 4T19) e 13,3% em 2020 (vs. 2019), o quarto ano consecutivo de crescimento de prêmios em duplo dígito. O Seguro Odontológico apresentou uma expansão de 8,0% nos prêmios anuais (vs. 2019), ultrapassando 630 mil vidas seguradas. 

No consolidado de todos os negócios de Seguros (incluindo Saúde), o índice combinado atingiu 94,2% no trimestre (-1,2 p.p. vs. 4T19), decorrente principalmente da redução da sinistralidade do seguro Auto (-8,8 p.p. vs. 4T19), beneficiado pela melhoria na subscrição e precificação de risco. A sinistralidade do Saúde reduziu 3,9 p.p. (vs. 2019), atingindo o menor patamar observado nos últimos 10 anos. 

A vertical Negócios Financeiros4 apresentou aumento nas receitas de 21,1% (vs. 4T19), impulsionado pelo Consórcio (+34,9% vs. 4T19), que registrou aumento no número de cotas e elevação do ticket médio, e pelo crescimento dos Riscos Financeiros5 (+86,5% vs. 4T19). Nas Operações de Crédito (+3,1% vs. 4T19), destaque para a expansão na base de clientes: a operação de CDC incrementou o número de contratos em 25,5% (vs. 4T19) e o número de Cartões de Crédito atingiu 2,5 milhões de plásticos (+9,7% vs. 2019), com 65% dos clientes fazendo uso do cartão todos os meses.

A Carteira de Operações de Crédito encerrou o ano com saldo de R$ 10 bilhões, 24,2% superior em comparação ao final de 2019. O gerenciamento eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco contribuíram para a redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 4,4% ao final do 4T20, apresentando melhora tanto em relação ao 3T20 (-0,8 p.p.) quanto em comparação com o 4T19 (-0,2 p.p.), alcançando um resultado favorável mesmo quando comparado ao período anterior a pandemia.

Na vertical Serviços6 foi registrado aumento de 22,9% nas receitas do 4T20 (vs. 4T19) e de 22,7% em 2020 (vs. 2019), com destaque para o Carro Fácil que cresceu 36,2% no ano (vs. 2019) e alcançou mais de 7 mil contratos ativos em 2020. A linha de serviços conta também com outros produtos sinérgicos aos negócios da Porto Seguro com potencial de expansão atrativo, como o Porto Cuida, Health for Pet, Porto Faz e Reppara!.

Em relação às iniciativas ASG, destacam-se a continuidade do programa “Meu Porto Seguro”, já apresentado ao mercado, que contratou 6,1 mil pessoas no 4T20 (atingindo o preenchimento de 8,2 mil postos de trabalho temporários em 2020). Também é importante destacar o investimento de R$ 5 milhões no Fundo WE Ventures, para fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio de investimentos em startups de tecnologia lideradas por equipes femininas. Destacam-se também os resultados alcançados em mais um ciclo de investimento social privado ao longo do 4T20, que resultou num investimento de R$ 6,4 milhões que vai beneficiar mais de 34 mil pessoas.

Principais destaques (4T20 em comparação com 4T19):

  • Receita Total: R$ 5,3 bilhões (+7,9%)
  • Prêmios Emitidos: R$ 4,5 bilhões (+8,5%)
  • Resultado de Negócios, Financeiros e Serviços: R$ 757 milhões (+10,9%)
  • Índice Combinado: 94,2% (-1,2 p.p.)
  • Resultado Operacional: R$ 310 mil (-4,1%)
  • Resultado Financeiro: R$ 300 mil (+11,4%)
  • Lucro Líquido: R$ 409 milhões (+10,3%)
  1. Resultados sem Business Combination .
  2. Considera os prêmios e contribuições dos seguros de Auto, Patrimoniais, Vida, Previdência, Uruguai, Transportes, Rural e Responsabilidade. 
  3. Composto por Saúde Empresarial, Seguro Odontológico, Serviços Médicos, Saúde Ocupacional e Portomed.
  4. Abrange os prêmios e receitas do Cartão de Crédito e Financiamento, Riscos Financeiros, Consórcio, Gestão de Ativos e Capitalização.
  5. Parte do crescimento de Riscos Financeiros é explicada pelas mudanças regulatórias, com prêmios passando a ser contabilizados conforme a vigência do contrato.
  6. Composto por Atendimento, Carro Fácil, Health for Pet, Porto Faz, Reppara, Renova, Monitoramento de Veículos, dentre outros serviços. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou ansioso para saber o desempenho da porto seguros em 2021.
    Eu renovei meu seguro em janeiro de 2020, e passei o ano em lockdown. Eu colaborei para o excelente ano fiscal da porto seguros. Em 2021, prestes a segunda onda da covid, esperava um DESCONTASSO já que sou cliente faz década e não trabalhei, não saí de casa.
    Enfim, hoje sou cliente tokio Marine e não tenho interesse de voltar ser assegurado porto seguro.

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