Diretor da Bradesco Seguros dá cinco dicas aos corretores: leia

A expansão dos serviços online é uma das mais fortes tendências para os corretores alavancarem novos negócios

O investimento em tecnologia tem sido um dos grandes focos do mercado de seguros e deverá continuar assim ao longo de 2021. O mercado aposta em soluções que simplifiquem as atividades dos corretores de seguros e que melhorem a experiência dos clientes durante a jornada de atendimento. Além disso, a pandemia trouxe uma mudança significativa no comportamento dos brasileiros, sobretudo quando se fala em hábitos e necessidades da população.

O cenário para a economia global em 2021, especialmente para o ramo de seguros, se mostra construtivo; nesse aspecto, o papel do corretor se torna ainda mais essencial e relevante – é ele quem deve acompanhar as transformações e estar ainda mais próximo desse novo consumidor. Leonardo de Freitas, diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros, destaca cinco projeções para os corretores de seguros neste ano. Confira! 

1 – Amplie a consciência da população em torno do seguro
Há anos, um dos grandes desafios enfrentado pelo mercado segurador, para obter um crescimento exponencial, é a questão da consciência da população em torno da proteção – ou seja, o entendimento da importância do seguro em meio aos imprevistos. Entretanto, para Freitas, o cenário atual é propício para oferta de seguros ainda poucos explorados, pois a pandemia começou a despertar essa percepção dos riscos na população. “É comum que assim que uma pessoa compre um carro, ela adquira um seguro de automóvel; mas a concepção de seguros vai muito além da proteção de bens e patrimônios, pois a segurança deve fazer parte de todos os momentos da vida; e é por isso, que existe uma linha ampla de produtos, pensados de acordo com os ciclos e necessidades de cada pessoa. O ramo de vida, por exemplo, engloba a proteção pessoal, familiar e educacional, sendo visto com um ótimo aliado em casos de doenças graves, despesas médicas e hospitalares, e até mesmo em casos de desemprego”, destaca. 

2 – Esteja nos canais de vendas que o seu consumidor está
A tecnologia é capaz de trazer enormes ganhos de eficiência e produtividade, e todos têm a ganhar com isso — seguradora, corretor e cliente. Vivemos uma fase em que, como nunca antes, tudo se transforma em um ritmo extremamente veloz – os comportamentos e costumes; os métodos de trabalho/ estudo; e até mesmo o relacionamento entre as pessoas. “A tecnologia mesmo sendo um grande desafio para os corretores, também é uma grande oportunidade; por isso, os profissionais precisam continuar adaptando-se as inovações, e principalmente, ao novo consumidor – que também está em constante transformação. De modo a entregar soluções de forma mais ágil, pensando nos mais variados canais em que um potencial consumidor pode estar”, ressalta Leonardo. 

3 – Acompanhe as tendências do mercado
Em um momento de tantas transformações, a capacitação continua sendo necessária para que os corretores aprimorem novas habilidades e competências no mercado segurador. “É importante que o profissional se mantenha constantemente atualizado as novidades da área e as novas tecnologias e serviços do mercado; a fim de simplificar a rotina e tornar seus negócios mais produtivos e assertivos”, reforça o executivo. 

4 – Crie um relacionamento mais próximo e assertivo com o cliente 
Em termos de comunicação com o cliente, é preciso investir em estratégias de aproximação; conhecer e entender o momento de vida do consumidor é essencial para entregar o produto certo. “Busque fortalecer ainda mais o relacionamento com os seus clientes, converse para compreender a situação de cada indivíduo; seja claro, objetivo e sempre demonstre uma postura empática, independente do momento. Afinal, a missão do corretor é proteger; amparar e apoiar o cliente com eventualidades e imprevistos”, afirma o diretor. 

5 – Ofereça uma experiência de consultoria personalizada 
Os corretores que possuem resultados mais significativos em suas vendas são aqueles que focam suas energias em gerar valor para o consumidor a todo o tempo. Trata-se de ir além de oferecer produtos, e sim soluções – opiniões, anseios e necessidades do cliente devem ser levadas em consideração. “Planejamento, comprometimento e adaptabilidade as novas tecnologias são palavras vitais para o desenvolvimento de novos negócios. Para isso, é necessário que o corretor ofereça uma experiência de consultoria personalizada e em diferentes plataformas de atendimento”, finaliza Leonardo. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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