Em 2019, o grupo segurador participou com 28,8%
O Bradesco, segundo maior banco privado do país anunciou nesta quarta-lucro líquido recorrente de R$ 19,5 bilhões em 2020, alta de 24,8% ante 2019, excluindo efeitos extraordinários. O braço segurador apresentou resultado de R$ 12,1 bilhões em 2020, abaixo dos R$ 14,7 bilhões (queda de 18,1%), o que mostra uma participação de 26,3% do resultado do banco, abaixo dos 28,8% no ano anterior.
O presidente-executivo do Bradesco, Octavio de Lazari, afirmou que o desempenho mostrou a capacidade do banco de enfrentar cenários adversos. “Crescemos no crédito, reduzimos a inadimplência e adotamos como mantra a austeridade total na estrutura de custos da organização, inclusive com a consolidação das agências sobrepostas”, afirmou Lazari.
Em relação às atividades de Seguros, o resultado operacional do trimestre foi impactado, principalmente, pelo comportamento dos índices econômico-financeiros, que afetaram a atualização das provisões técnicas, além da redução do faturamento e do aumento do índice de sinistralidade, que foi impulsionado pela retomada gradual dos procedimentos eletivos e eventos indenizáveis, em virtude do período de isolamento social. Como ponto positivo, destaque para a melhora do resultado financeiro, com crescimento de 43% no trimestre.
No comunicado, o banco destaca que o quatro trimestre de 2020 foi marcado pela chegada da segunda onda da pandemia da Covid-19, que adicionou incertezas ao cenário econômico. A pandemia impactou negativamente o desempenho do grupo segurador, acarretando quedas de 13,7% (4tri) e 9,8% (2020) no faturamento, e de 33,5% e 31,3% no lucro líquido, respectivamente. Para 2021, a previsão é de crescimento entre 2% e 6%.
Apesar da conjuntura adversa, as provisões técnicas cresceram 3,6% no quarto trimestres de 2020 comparado ao mesmo período do ano anterior, para R$ 285 bilhões, e os ativos financeiros evoluíram 4,2%, chegando a R$ 320 bilhões.
O grupo destacou a redução de 5,7% e de 3,8% em despesas administrativas ao compararmos no acumulado do ano, favorecendo o Índice de Eficiência Administrativa do grupo, que ficou estável no patamar de 3,8%.
O valor pago em indenizações e benefícios atingiu R$ 33 bilhões, correspondente a uma média diária de cerca de R$ 130 milhões, mantendo-se estável com relação ao montante registrado em 2019. Com a evolução dos eventos avisados ao longo do período, parte da estimativa registrada inicialmente em relação ao cenário diferenciado ocasionado pela Covid-19 foi utilizada para atualização das premissas das provisões de longo prazo do ramo saúde. Tal fato não produziu nenhum impacto direto no resultado do trimestre.
A Administração continua avaliando a dinâmica dos eventos relacionados a pandemia, considerando o recente aumento dos casos e incertezas sobre seus efeitos e duração. Nesse cenário, o grupo segurador concentrou sua estratégia de atuação na cobertura de novos riscos, flexibilização de prazos, agilidade na contratação, corretagem mais dinâmica e consultiva e, principalmente, no investimento em tecnologia e inovação.
A companhia expandiu e aperfeiçoou seus canais digitais de comercialização, cujas vendas cresceram 52% em 2020, na comparação com o ano anterior, atingindo a marca de R$ 1 bilhão, com aumento de 15% na quantidade de itens distribuídos.
Atualmente, 11 produtos são comercializados 100% online pelo aplicativo Bradesco Seguros, que já registra 6,3 milhões de downloads. Além disso, 90% dos reembolsos de Saúde e 81% dos sinistros de seguro Auto foram concluídos por processo digital (58% e 43%, respectivamente, pelo sistema de autoatendimento) e mais de 200 mil propostas de planos de Previdência Privada foram validadas pelo aplicativo do Bradesco.
Para agilizar o suporte a seus beneficiários, a Bradesco Saúde desenvolveu soluções como o Portal Coronavírus, repositório completo de informações durante a pandemia, e o “Saúde Digital”, sistema de telemedicina disponível 24h, que superou a marca de 70 mil atendimentos em 2020.
No segmento de Previdência, a Bradesco Vida e Previdência desenvolveu novas opções de produtos na grade de planos individuais e empresariais, buscando atender a demanda dos clientes por maior diversidade de fundos previdenciários e ajustar o portfólio à realidade do mercado. Em outra frente, ampliou os canais digitais e aplicativos disponíveis aos gerentes para vendas online, incluindo ferramenta para mobile e assinatura eletrônica por biometria.
Em Seguro de Vida, a empresa implantou o aviso de sinistro, o aceite de propostas para correntistas Bradesco e a gama completa de informações sobre produtos do segmento em meio digital.
Já em Seguro Auto e Ramos Elementares, a Bradesco Auto/RE adotou o parcelamento do pagamento do prêmio em apólices individuais com vencimento, tanto para renovação quanto para novos contratos, assim como a autovistoria na aquisição de todos os produtos.
A empresa, também, aprimorou as coberturas para atividades comerciais na residência e seguro empresarial, tendo em vista a proteção do trabalho à distância, e reforçou o conceito multicanal, agregando novas funcionalidades aos aplicativos Assistência Dia & Noite e Bradesco Corretor.
No que diz respeito aos corretores, o grupo, embora operando em regime de home office desde o início da pandemia, estreitou contato com esses profissionais, oferecendo todo o suporte necessário por meio de canais como o Portal de Negócios e o Aplicativo BS Corretor.
O grupo contou com o apoio da UniBrad – Universidade Bradesco e da UniverSeg – Universo do Seguro, intensificando treinamentos e promovendo lives com temas como capacitação em ambiente virtual e novos caminhos para a oferta de seguros.