Viva Previdência comemora resultados de investimentos

Os três planos oferecidos pela entidade, o Viva Empresarial, Viva Futuro e Viva Pecúlio, apresentaram em dezembro e no ano de 2020 resultados positivos, em alguns casos bem acima das metas atuariais

Fonte: Viva Previdência

A Viva Previdência, Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), comemora resultados em seus planos no ano passado, apesar do cenário difícil da economia e do mercado financeiro, em função da pandemia da Covid-19. Com mais de 50 mil assistidos em todo o país, a fundação tem hoje um patrimônio de cerca de R$ 3,5 bilhões.

Os três planos oferecidos pela entidade, o Viva Empresarial, Viva Futuro e Viva Pecúlio, apresentaram em dezembro e no ano de 2020 resultados positivos, em alguns casos bem acima das metas atuariais. “Mais uma vez, a Viva apresenta números surpreendentes, apesar do movimento de grande volatilidade nos preços dos ativos no ano passado”, afirma Silas Devai Jr., diretor-presidente da fundação.

O Viva Futuro, o plano mais novo da fundação, teve rentabilidade em dezembro de 0,92%, acima da meta referencial de 110% do CDI, que foi de 0,18%. No ano, a carteira consolidada registrou resultado positivo de 4,58%, atingindo 158% acima da meta, que foi de 2,90%.

A estratégia de investimentos do Viva Empresarial foi construída de forma a suportar as flutuações de mercado e foi voltada ao horizonte de retorno de longo prazo. Assim, apenas em dezembro, a carteira do plano obteve retorno positivo de 2,93%, diante de uma meta de 1,81%.

No segmento de renda fixa, por exemplo, a valorização do Viva Empresarial em dezembro foi de 1,59%, bem superior ao CDI (taxa de juros do mercado financeiro), que alcançou 0,16%. No ano, a rentabilidade foi de 3,32%, contra o CDI de 2,76%.

Na renda variável, a carteira do Viva Empresarial valorizou 8,26% no mês, enquanto o Ibovespa subiu 9,30%. No ano, a carteira de renda variável registrou valorização de 2,18%, pouco abaixo do Ibovespa, que subiu 2,92%.
Finalmente, o Viva Pecúlio, o mais tradicional e antigo da entidade, valorizou 2,40% em dezembro, acima da meta atuarial de 1,80% no mês. No ano, a rentabilidade foi de 4,85%, abaixo da meta atuarial, que foi de 9,73%, mas 176% superior ao CDI, que foi de 2,76%.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS