As áreas de Técnica & Produtos e Analytics foram unificadas a partir de 1º de janeiro de 2021, sob a gestão de Rafael Citelli
Depois de 17 anos contribuindo para o crescimento da Liberty Seguros, que acumula premiações com a temática Inovação, Paulo Umeki deixa o grupo e busca novas oportunidades. “Foi um ciclo espetacular na Liberty. Quando entrei, em 2003, o grupo tinha 13 filiais e agora tem mais de 60. Atuava com 3 mil corretores e agora são mais de 18 mil. É a quinta no ranking de automóvel, com rentabilidade destacada. O grupo tem um projeto muito sólido de inovação, que traz ganhos incríveis. Investir na digitalização exige investimentos robustos em integrações digital com parceiros para levar ao consumidor produtos e serviços integrados em tempo real, que se iniciem e terminem dentro da plataforma”, diz ele ao blog Sonho Seguro.
A Liberty Seguros informou que, como parte de uma estratégia global, as áreas de Técnica & Produtos e Analytics foram unificadas a partir de 1º de janeiro de 2021, sob a gestão de Rafael Citelli. Citelli ingressou na Liberty em 2009 assumindo a Diretoria Atuarial. Desde então, junto ao seu time, contribuiu para a seguradora evoluir significativamente na sofisticação de preços e no desenvolvimento e governança de dados para tomada de decisão. Em 2015, Rafael liderou o time do Centro de Excelência em Precificação da Liberty na América Latina, retornando à Liberty Seguros do Brasil em maio de 2016 no cargo de Vice Presidente de Analytics.
Como parte dessa movimentação, Paulo Umeki deixa a Liberty Seguros após 17 anos, durante os quais liderou projetos importantes para o crescimento e rentabilidade da companhia, implantando produtos diferenciados como o Auto Consciente e o Caminhão Individual. Além disso, Umeki atuou como líder de projetos voltados ao desenvolvimento dos cotadores online da companhia, hoje reconhecidos como uma das melhores ferramentas do mercado”, informa a Liberty.
Umeki, assim como outros executivos que deixam empresas para as quais se dedicaram há anos, ingressa num mundo novo para eles, no qual o primeiro passo é entrar no Linkedin e abrir uma empresa para empreender com um CNPJ próprio.
“Trabalho há 40 anos, desde 1972, de forma ininterrupta e assim pretendo continuar pelo menos pelos próximos 20 anos. Tenho muita experiência no setor de seguros, no tradicional e no digital. Sei o quanto este setor tem mudado e por isso me sinto jovem, com muita energia para tocar novos projetos que exigem experiência com regulamentação, que tem mudado muito desde o final de 2019, e que acompanhava de perto na Liberty por ser o diretor responsável pela Susep”, comentou.
A boa notícia para os profissionais do setor de seguros que anunciaram o fim de um ciclo em suas companhias nestes últimos quatro meses, como Gabriel Portella, (SulAmérica), Newton Queiroz (Argo Seguros), Francisco Vidigal Filho (Sompo Seguros) entre outros, é que há muitos projetos em andamento em praticamente todas as seguradoras para tornar as operações digitais, sem qualquer papel, além dos novos investidores, que apostam em seguros para elevar a rentabilidade de seus negócios, como varejistas, bancos tradicionais, digitais como Nubank, Inter C6, Original, marketplaces financeiros como a XP, BTG entre outros, como o aplicativo Ifood, que acaba de criar conta digital.
“O mundo é digital. A jornada de todos é trabalhar sem papel, reduzir custos e assim encurtar o ciclo de vida das operações e ganhar eficiência. Todas as companhias priorizam isso, criando para corretores e para consumidores meios digitais de relacionamento. Todos sabem que a sociedade dá menos valor para carro de sua propriedade e valoriza muito a experiência. E isso nos traz muitas oportunidades, como seguros de responsabilidade civil, por exemplo, sendo a CNH e não o carro o fator preponderante do seguro. Certamente em breve terei boas notícias sobre novos projetos, nos quais poderei contribuir com minha experiencia e valores acumulados ao longo desses anos de intensa mudança do setor”.