Pier é a primeira insurtech a ser autorizada pela Susep

Portaria publicada no DOU autoriza a Pier Seguradora a operar por 36 meses em ambiente mais flexível 

E o esforço valeu a pena. Há meses a equipe da Pier batalha para democratizar o seguro de celular e automóvel. Primeiro conseguiu ser uma das selecionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para participar do Sandbox. E agora conseguiu levar o título de ser a primeira a ser autorizada pelo órgão regulador a atuar, por até três anos, dentro do modelo Sandbox, com menor custo regulatório e mais flexibilidade para inovar, por meio da Portaria nº 7.711.

Além da Pier, mais 10 projetos estão em fase de autorização e propõem novas tecnologias ou processos inovadores para o mercado de seguros brasileiro, modernizando o setor e trazendo recursos simples para os usuários. 

Com as autorizações da Susep, a expectativa é que, em breve, as empresas iniciem suas operações e comercializem novos produtos. Os seguros a serem oferecidos incluem tablets, smartphones e dispositivos portáteis; animais domésticos; residência e estabelecimentos comerciais; automóveis; acidentes pessoais; funeral. Haverá oferta de seguros intermitentes, utilizados sob demanda, bem como seguros paramétricos para desastres, de acordo com alertas das autoridades públicas de cada estado. 

“Estamos muito felizes e realizados com esse marco de primeira seguradora digital do Brasil. Trabalhamos duro para finalizar a documentação exigida pelo Sandbox Regulatório com rapidez e deu certo. Agora vamos ter muito mais agilidade e autonomia para inovar ainda mais no mercado de seguros. O consumidor é o grande beneficiado em muitos sentidos, com a melhoria e criação de novos serviços disruptivos e, além disso, o investimento em desenvolvimento tecnológico para restituir sinistros em segundos”, declara Igor Mascarenhas, CEO e cofundador da empresa.

Bárbara Possignolo, advogada responsável pelo jurídico da Pier, explica que “a diferença é que a Pier, antes, precisava de uma seguradora tradicional para subscrever seus riscos, atuando como parceira para ofertar seus seguros, e agora, como seguradora digital, há autonomia e aumento do potencial de crescimento, facilitando o desenvolvimento de novos produtos e de novos mercados de atuação”, explica.

Em novembro a Pier recebeu uma rodada de investimento no valor de US$ 14,5 milhões, liderada pela Monashees e com a participação de outros investidores fundos importantes como Canary, Mercado Livre (por meio do MELI Fund) e BTG Pactual (por meio do boostLAB). O investimento mudou rapidamente a expansão do produto para Seguro Auto Pier, que era vendido em São Paulo e Minas Gerais e,  mesmo antes de se tornar a primeira seguradora digital, a empresa passou a atuar em toda a região centro-oeste, região nordeste e sul. No sudeste, também inseriu o Estado do Espírito Santo. “Agora como seguradora digital, queremos expandir o Seguro Auto para todo o Brasil”, afirma o cofundador.

“O mesmo acontecerá com o seguro Pier para Smartphones. Temos uma fila de espera de 100 mil pessoas para a área de celular. Agora estamos investindo no time e na estrutura, além de estarmos abrindo para cobertura de marcas novas. Já atendemos Apple, Samsung, Motorola e vamos abrir novas linhas. Somos pioneiros na cobertura de furto simples e  de celulares que foram comprados fora do país”, explica Mascarenhas. 

A comunidade segurada pela Pier hoje é de mais de 20 mil clientes de seguro de celular e auto. A empresa já pagou de R$ 5,6 milhões em sinistros, tendo registrado um recorde em liquidar um sinistro em apenas 38 segundos, para celular e 24h para sinistro auto – algo inédito no mercado de seguros.

Outro forte da Pier é a tecnologia. A insurtech utiliza inteligência artificial para levar uma experiência única aos usuários, conquistou consumidores apaixonados ao longo de seus dois anos de atuação e ficou conhecida pela contratação mais fácil e os reembolsos mais rápidos do mercado.  

“Somos uma empresa orientada a dados e temos uma tecnologia robusta antifraude. O processo de Underwriting, usando tecnologia, permite a análise de 6 mil variáveis (enquanto que normalmente, uma seguradora tradicional analisa 20), de cada cliente e a preços competitivos. A Pier possui planos flexíveis para contratações em períodos específicos e sem carência”, enfatiza.

O Sandbox Regulatório é um ambiente experimental constituído com condições especiais, limitadas e exclusivas que não representem barreiras à inovação. O ambiente tem como objetivo reduzir os custos e facilitar os processos para os consumidores, com foco na melhoria da experiência do usuário. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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