Investimento em educação e tecnologia impulsionam Swiss Re Corporate Solutions

Grupo lança plataforma educacional para corretores, apoiando a geração de negócios 

Swiss Re Corporate Solutions, unidade de seguros do Grupo Swiss Re que conta com uma parceria com a Bradesco Seguros, traz ao mercado a Academia Digital, uma plataforma educacional online que traz soluções inovadoras e tem como objetivo capacitar o corretor de seguros. Por meio de cursos gratuitos e abertos a todos os corretores cadastrados na seguradora, o objetivo da academia é ser um instrumento de negócios para o corretor, capacitando-o para realizar as vendas com mais qualidade e atender melhor seus clientes.

O CEO Angelo Colombo e Guilherme Perondi, diretor executivo de estratégia de distribuição de clientes da Swiss Re Corporate Solutions, contaram os detalhes dessa nova plataforma durante o webinar “Importância da capacitação no mercado de seguros e a Academia Digital da Swiss Re Corporate Solutions”, ao lado de Maíra Pimentel, co-fundadora da startup Tamboro e Denise Bueno, fundadora do blog Sonho Seguro. 

Colombo, que além de executivo é professor, destaca que a capacidade de aprender continuamente é primordial para o constante desenvolvimento dos profissionais independentemente da área em que atuam. “Entendemos também que as necessidades dos clientes devem ser sempre colocadas em primeiro plano e acreditamos que este é o momento de compartilhar nosso conhecimento com o mercado, assumindo uma posição inovadora e de liderança no setor de seguros”. 

A Academia Digital está dentro de um contexto maior, de transformação digital e de negócios da Swiss Re Corporate Solutions. Isso passa por um investimento pesado em tecnologia, que traz inúmeras vantagens como automação de processos, aumento de eficiência, ampliação da oferta de novos produtos e serviços que são importantes diferenciais e refletem no aumento do volume de vendas.

Os treinamentos da Academia Digital vão além da capacitação em produtos. Eles também educam o corretor sobre o mercado de seguros e como melhor ofertar os produtos aos seus clientes. “Nosso propósito é trazer ao corretor um diferencial competitivo. Quanto mais capacitado estiver, melhor ele consegue entender as necessidades do cliente e propor coberturas aderentes que tornam claro para o consumidor o quanto é importante ter uma proteção para imprevistos. Na ponta, o cliente se sente mais confortável porque entende o que está contratando e sabe que aquele produto realmente é o ideal para ele”, diz Colombo. 

Perondi conta que a Academia Digital Swiss Re já disponibiliza o treinamento completo em Seguros Agro e também cursos para Seguro em Transportes de Carga e Seguros Patrimoniais – Compreensivo Empresarial. Em 2021, a grade de cursos vai aumentar. “A seguradora terá toda estrutura comercial de atendimento ao Bradesco operando no modelo de Vendas Remotas. “E pretendemos mantê-la assim mesmo com o fim da pandemia pelos bons resultados dos pilotos que estamos fazendo. No próximo ano temos programados cursos relacionados ao Seguro Garantia, Responsabilidade Civil, Linhas Financeiras e Transportes Marine”, contou.

De acordo com os executivos, a receptividade tem sido excelente. O curso de Seguros Agro que já tem mais de 2,5 mil inscritos e mais de 2 mil treinamentos concluídos com certificados emitidos. O corretor faz uma avaliação ao final do curso, e a nota é superior a 93, de um total de 100 pontos, o que indica um altíssimo grau de satisfação com a qualidade do treinamento oferecido.

“O treinamento em agro nos ajudou a atingirmos a meta de crescimento ao apoiar todos os avanços e melhorias implantadas pela área de subscrição liderada pelo Glaucio Toyama que se juntou à companhia em 2020”, contou Perondi. Segundo ele, o volume de negócios gerados na parceria com a Bradesco Seguros já é aproximadamente 30% da produção e o objetivo é que chegue a 50% nos próximos 2 a 3 anos. “Já temos indicações positivas em termos de resultados. Em 2020 dobramos a quantidade de novos corretores cotando o seguro Agro pela primeira vez, superando a marca de 200 novos corretores com mais de 2 mil apólices emitidas nesse ramo por esses novos corretores”, acrescenta. 

Isso mostra o quanto é vantajoso para todos investir em educação, enfatiza a co-fundadora da Tamboro, nome que significa “para todos, sem exceção”, na língua Ingarikós, tribo indígena de Roraima. Trata-se de uma startup do segmento EdTech que oferece ao mercado uma plataforma online, gamificada, que usa algoritmos inteligentes que avaliam a aprendizagem dos usuários de forma escalável e assertiva. 

“As pessoas estão vivendo mais, estão mudando de empresas e empregos de maneira relativamente rápida, e a tecnologia se transforma intensamente a cada três ou quatro anos. Essa capacidade de aprender a aprender de forma contínua é um dos principais ativos do século XXI”, ressalta a educadora. 

Maíra explica que, apesar de muitos acharem que Transformação Digital tem a ver apenas com tecnologia, a verdade é que ela está conectada às pessoas. “Transformação Digital só acontece se houver pessoas engajadas, mudança de mindset da liderança e equipe, uso de técnicas, métodos, ferramentas e conceitos que precisam ser aplicados, testados e avaliados no dia-a-dia do negócio para que os resultados aconteçam”.

Valorizando a educação e apostando no desenvolvimento do mercado de seguros, o corretor tem mais uma grande oportunidade de se reinventar e apostar suas fichas em segmentos variados, garantindo assim o sucesso da corretora, dos negócios de seu cliente e, consequentemente do Brasil. Afinal, um país protegido avança mesmo quando o improvável acontece. 

Assista ao vídeo completo no YouTube do Sonho Seguro (aproveite e se inscreva no canal para saber das novidades) ou, se preferir, escute este debate sobre a importância do investimento em educação no Podcast Sonho Seguro News, disponível nas plataformas Spotfy, Apple e Deezer, a partir do dia 20 de dezembro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS