AM Best reafirma rating do IRB Brasil RE

A agência diz que as classificações refletem a solidez do balanço patrimonial da companhia e seu forte desempenho operacional 

Fonte: IRB

A agência de classificação de riscos AM Best, que atua globalmente com foco exclusivo no setor de seguros e resseguros, informou ontem (8) que removeu o status de “sob revisão com implicações negativas” do IRB Brasil RE e reafirmou o Rating de Força Financeira A- (Excelente) e o Rating de Crédito de Longo Prazo do Emissor (ICR de Longo Prazo) “a-“ com perspectiva negativa, ou seja, a mesma atribuída à empresa em 2019. 

A AM Best informa também que “as classificações refletem a solidez do balanço patrimonial da companhia”, categorizado pela agência como “o mais forte, bem como seu forte desempenho operacional, perfil de negócios neutro e gerenciamento de risco da empresa (ERM) marginal”, carecendo melhorias contínuas.  

“A ratificação do rating em A- e retirada pela AM Best do conceito ‘sob revisão’ dá a tranquilidade necessária à administração para seguir no processo de estabilização e atingimento do novo normal da empresa, além de ratificar a robustez e solidez do IRB, fato preponderante às renovações de contratos globais no primeiro semestre de 2021”, disse o CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB, Antonio Cassio dos Santos. 

A AM Best, segundo o press release, reconhece que “mudanças estratégicas estão sendo realizadas nas práticas de subscrição do IRB Brasil RE e que têm o potencial de reduzir a volatilidade operacional e restaurar a lucratividade após as renovações de 1º de janeiro de 2021”. O desempenho operacional do IRB Brasil RE, quando considerado em uma média de cinco anos, é favorável, em comparação com seus pares, informou a agência. 

Ainda segundo o press release, “a perspectiva negativa reflete as preocupações da AM Best de pressão contínua sobre o desempenho operacional e a lucratividade da companhia, expondo no médio prazo a solidez de seu balanço patrimonial”, caso as tendências verificadas em 2020 não se revertam, afirma Antonio Cassio. A AM Best entende que, ao mesmo tempo em que o IRB Brasil RE “continua a executar uma estratégia de recuperação viável, a companhia ainda enfrenta instabilidade em seus resultados operacionais em certas linhas de negócios em decorrência do desenvolvimento – adverso – dos sinistros de anos anteriores, exacerbando risco de execução da estratégia. 

A AM Best acredita que o IRB Brasil RE está devidamente avaliado neste momento. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS