Zurich agiliza tempo de atendimento dos sinistros e reduz índice de reclamações

Investimento em soluções digitais automatiza processos e melhora a experiência dos clientes, por oferecer mais comodidade e rapidez 

A Covid-19 contribuiu para dar agilidade ao processo da Zurich, com mais de 14 milhões de clientes e mais de 23 milhões de apólices. Com a automatização, os trâmites dos sinistros dos seguros residencial e de automóvel ganharam agilidade: o processo de aprovação agora pode ser resolvido em até dois dias (antes eram necessários sete), o que também contribuiu para a queda dos índices de reclamações dos clientes.

“Com a implementação de uma solução digital, os clientes de seguro residencial podem comunicar o sinistro e enviar fotos do evento e documentos totalmente no ambiente virtual. A maioria deles, 90%, aderiu ao modelo. Além disso, a automatização reduziu drasticamente a quantidade falhas no envio de documentos, encurtando o prazo médio do processo de 7 para 2 dias, e ainda reduzindo as reclamações em 50% até julho deste ano”, afirma o Superintendente de Sinistros, Personal Lines, Fabio Santos Silva.

Já nos processos de sinistros de Automóvel, segundo o executivo, a redução no tempo foi de dois dias e 30% dos clientes aderiram aos serviços. Ele conta que a solução digital para o seguro residencial está sendo implementada para os clientes empresariais e de condomínios; já a do automóvel, para empresas e frotas.

Diversas medidas têm sido implementadas pela Zurich, visando à ampliação do contato e a proximidade com os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, mas também corretores e parceiros de negócios, por meio de soluções digitais. Para ampliar ainda mais a adesão às soluções digitais, a empresa tem investido numa campanha de marketing para informar que a companhia conta com tais canais, a fim de simplificar e acelerar o atendimento aos segurados.

“A Zurich é uma empresa multisserviço e multicanal, e a digitalização é um direcionamento estratégico para a companhia desde 2018. Assim, os serviços e benefícios passaram a ser apresentados de formas mais simples e ágeis, com processos que se tornaram mais agradáveis e fáceis. Por isso que diversas funcionalidades são estão sendo sempre pensadas em proporcionar uma experiência cada vez melhor aos clientes e parceiros”, conclui Fabio.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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