Saída de CEO da Bradesco Seguros surpreende executivos do setor

Vinicius Albernaz sai e Ivan Luiz Gontijo Junior, que atua há mais de 30 anos no grupo, assume o comando da maior seguradora do Brasil

A notícia da saída de Vinicius Albernaz da presidência do Grupo Bradesco Seguros surpreendeu boa parte dos executivos do setor. Em seu lugar assume o diretor geral da Bradesco, Ivan Luiz Gontijo Junior, que atua há mais de 30 anos no grupo e era responsável pelo departamento Jurídico e de Compliance da seguradora.

Vinicius Albernaz teve vida curta no comando. Assumiu em abril de 2018. Nesses 2 anos e meio conquistou a todos com sua simpatia, simplicidade e estratégia clara na condução do maior grupo segurador da América Latina. Amigos próximos informaram ao blog Sonho Seguro que ele tinha uma agenda puxada demais para fazer frente a revolução vivenciada no braço segurador. “Na quarentena, repensou a vida e sentiu que precisava ficar mais com a família”, disse um executivo próximo a ele.

Em recente entrevista, Albernaz contou um pouco do que previa para 2021. “Ainda há muitas incertezas sobre os próximos meses e saída da pandemia, até que haja progresso no tema das vacinas. De qualquer forma, seguimos trabalhando no desenvolvimento de nossas iniciativas e atentos às demandas dos nossos clientes. O período de isolamento social nos mostrou novas formas de adaptação e exaltou a importância das conexões virtuais, sem perder a qualidade das interações. Queremos cada vez mais aperfeiçoar e dar continuidade a essas conexões virtuais, investindo em treinamentos e capacitação para funcionários, corretores e parceiros do setor. O aprofundamento da transformação digital, além do cuidado com a eficiência operacional, são temas vitais. Permanecemos confiantes na retomada da economia em 2021, nos mantendo alertas e sensíveis às movimentações do setor de seguros e do mercado em geral”.

Em sua gestão, Vinicius Albernaz consolidou a mudança de estratégia do grupo já em curso, com o cliente no centro dos processos e das decisões na Bradesco Seguros, o que permite que o grupo acelere muitas das transformações que já eram visíveis, mas ganharam mais ênfase com a quarentena. “A necessidade de um contato remoto, seja digital ou por meio dos corretores cresceu e alguns consumidores que antes iriam até uma agência ou falariam pessoalmente com um corretor, alteraram seus hábitos. Com isso, todo o processo de transformação digital da empresa ganhou ainda mais importância e velocidade”, contou ele em recente entrevista.

No processo de venda, por exemplo, a seguradora tem munido os corretores com tecnologias e dados para que eles possam dedicar mais tempo ao aconselhamento na venda. Também consolidou o reembolso digital na Bradesco Saúde, uma funcionalidade que já vinha crescendo desde o seu lançamento, mas que ganhou tração com a pandemia quando o reembolso físico praticamente deixou de existir. Da mesma forma com relação a telemedicina, em que houve um grande avanço. Também ganhou força a autovistoria, em que o próprio cliente realiza o processo no caso do seguro de automóvel, sem necessidade de levar o carro até um lugar credenciado. Tudo isso já existia antes, mas a intensidade do uso mudou.

Para o Albernaz, uma jornada simples e fácil para o cliente não é necessariamente totalmente digital, sem interação humana. Segundo ele, no mercado de seguros a interação humana muitas vezes é essencial, como por exemplo, durante a compra de um seguro mais complexo ou em uma comunicação de um sinistro de vida ou mesmo após um acidente de trânsito. Por isso, os canais são pensados para que atendam os clientes da forma como eles escolherem, sempre buscando processos fluidos e simples.

Ivan, com experiência de mais de 30 anos no grupo e no setor, muito querido de todos, assume uma companhia com sede de inovação e que quer ser a primeira escolha do cliente, seja por meio do corretor de seguros, do gerente do banco físico ou pela Bia, a robô do banco tradicional e também do digital, o Next.

Desejo muita sorte a ambos em seus novos desafios. Que venha 2021 cheio de novidades para os consumidores ficarem cada dia mais protegidos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS