Mitsui Sumitomo lança plataforma online para riscos corporativos

O sistema conta com inteligência artificial para ofertar ao corretor cotação online de propostas com valores de coberturas e franquias, bem como emissão da apólice, registro de sinistros e emissão de boletos

De olho nas médias empresas, a Mitsui Sumitomo Seguros, maior seguradora da Ásia e integrante do 8° grupo segurador do mundo, lança em novembro a sua plataforma de cotação online para riscos corporativos. Trata-se de um produto sob medida para médias empresas com limite máximo de garantia entre R$ 20 milhões a R$ 75 milhões e com valor em risco total, de até R$ 250 milhões. “Fizemos uma plataforma única no setor, com coberturas e valores diferenciados dos nossos concorrentes”, comemora Paulo de Godoy, superintende de Ramos Elementares Corporativo.

O sistema conta com dados parametrizados para ofertar ao cliente o programa de seguro que atenda às suas necessidades. O corretor preenche os dados e a plataforma calcula todas as taxas, franquias, coberturas, serviços e descontos. Automaticamente, o cliente recebe a proposta, pode emitir a apólice, registrar pedidos de indenizações, consultar parcelas a serem pagas e gerar boletos. “Caso a opção apresentada pelo robô precise ser modificada, basta o corretor entrar em contato com o time de subscritores, que avalia, faz os ajustes necessários e libera os parâmetros solicitados no sistema para a cotação online”, conta Godoy.

Em 2019, a Mitsui Sumitomo atendeu cerca de 500 solicitações de seguros de médias empresas, sendo boa parte delas com vistoria presencial, o que reduzia a capacidade da seguradora de avaliar mais negócios. Segundo Godoy, a plataforma foi criada para facilitar a vida de todos e conta com a auto inspeção realizada pelo corretor e pela empresa cliente. Para algumas atividades, o corretor recebe um link com questionário sobre riscos, sistemas de proteção usados pelo cliente, quais são os principais processos da empresa, se tem hidrantes, brigada de incêndio, como são armazenadas as mercadorias produzidas e também a matéria prima utilizada no processo de produção. Para atividades especificas a inspeção presencial continua sendo pratica. 

Agora, com a plataforma online, a expectativa da seguradora é cotar mais de 2,5 mil propostas dos corretores, que tem coberturas agregadas ao risco principal, que é incêndio, como alagamento, vendaval, lucro cessantes entre outros. A estimativa é encerrar o ano com vendas de R$ 30 milhões nesta carteira, ou seja, 20% das vendas de seguros corporativos da seguradora. Considerando-se todo o setor, seguros corporativos movimentam cerca de R$ 4 bilhões em vendas de seguros por ano. 

“Simplificar a cotação, ofertar diversidade de coberturas e dar agilidade são armas importantes para o corretor fechar o negócio. Temos uma plataforma com vantagens em relação à concorrência e isso impulsionará o nosso crescimento neste segmento. Este é um caminho sem volta. O mundo está cada vez mais digital. Quem resistia ao mundo virtual não tem mais alternativa. Todos acabam percebendo que é mais fácil, ágil e encanta o cliente”, finaliza Godoy.

Erilio Lucena, responsável por Property e Massificados da Mitsui Sumitomo Seguros, destaca a inovação que caminhou junto com a grande experiência de precificação: “a ferramenta foi lançada utilizando como base o cotador dos produtos de pequeno risco que são simples, ágeis, fáceis de operar e tem visual amigável – já conhecidos dos nossos parceiros”, destaca Erilio.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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