MAPFRE reforça a integração dos aspectos ASG nas políticas de investimento

Impulsionadora da abordagem ambiental, social e de governança na gestão de recursos, a MAPFRE Investimentos conta com o apoio da área de Sustentabilidade da companhia na avaliação e classificação das empresas

Fonte: MAPFRE

No mercado das finanças e dos investimentos, cresce a passos largos os impactos positivos dos aspectos ligados à preservação do meio ambiente, às iniciativas para promover a diversidade, inclusão e governança transparente, em linha com preceitos éticos e de Compliance. Estes aspectos exercem um papel importante na alocação e seleção de ativos pelas empresas de gestão de recursos. Isso significa que empresas comprometidas com a sustentabilidade são atrativas aos olhos dos investidores, no Brasil e no mundo, quando comparadas com aquelas que estão em descompasso com o trinômio ASG – Ambiental, Social e Governança. 

Com a MAPFRE Investimentos, gestora de recursos da MAPFRE, não é diferente. A observância dos conceitos ASG junto às empresas que compõem a carteira de seus fundos vem de longa data e, cada vez mais, torna-se estratégica para a composição do score dos ativos de renda fixa ou variável que ela avalia para investimento. 

Neste contexto, a MAPFRE Investimentos conta com o apoio e a expertise dos especialistas em Sustentabilidade da companhia para estabelecer a sua metodologia de avaliação, que, como resultado, estabelece um score ASG para cada empresa integrante de suas carteiras de investimento. Com essas notas a companhia estabeleceu um monitoramento da qualidade de sua carteira com base em critérios ASG, onde pode acompanhar a pontuação média de seus ativos do ponto de vista Social, Ambiental e de Governança, inclusive com uma quebra por setor econômico. 

Em constante aprimoramento, a metodologia adotada pela MAPFRE Investimentos inclui critérios consistentes, relevantes e verificáveis em suas matrizes quantitativas como forma de atestar o engajamento das empresas na política e na aplicação dos critérios ASG. Na prática, um questionário é respondido por analistas de investimentos por meio de pesquisa ativa em fontes públicas. A matriz de perguntas é orgânica e revisada periodicamente, evoluindo constantemente de acordo com a relevância de novas questões relacionadas a ASG que possam ser prioritárias para todas as partes relacionadas à MAPFRE. 

A MAPFRE Investimentos também possui um manual de análise de crédito privado, ao qual são acrescentadas as questões relativas aos aspectos ASG. Na esteira do Plano de Sustentabilidade para o triênio 2019-2021, esse manual determina, por exemplo, a busca por ativos de empresas com baixa utilização de energia produzida a partir de carvão mineral. 

“Temos como meta criar um rating – ou classificação de risco – para cada empresa integrante de nossa carteira com base nos critérios de ASG averiguados”, afirma Oscar Garcia-Serrano, diretor-geral da MAPFRE Investimentos, que completa: “A repercussão desta postura da companhia tem sido positiva por parte de todos os nossos stakeholders, incluindo clientes, consultorias de investimento, distribuidores e alocadores de recursos que conhecem a abordagem ASG da MAPFRE Investimentos”. 

A MAPFRE é aderente a diversas ações relacionadas à sustentabilidade, sendo signatária dos Princípios para Investimentos Responsáveis (PRI), integrando por mais de uma década o FTSE4Good e pelo segundo ano consecutivo o Dow Jones Sustainability World Index. Com esse histórico, a empresa assume um posicionamento de impulsionadora dos aspectos ASG em suas políticas de investimento. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS