Allianz cautelosa com as perspectivas, apesar do aumento do lucro

A volatilidade nos mercados financeiros também pode aumentar devido ao resultado das eleições nos Estados Unidos

Fonte: Reuters

A seguradora alemã Allianz deixou de fornecer uma previsão para 2020 devido à incerteza em torno da pandemia de COVID-19, apesar de apresentar um aumento de 6% no lucro líquido do terceiro trimestre. A Allianz, como outras seguradoras, alertou sobre o impacto de clientes que fazem reivindicações por lucro cessantes e eventos cancelados, enquanto a demanda por seguros de automóveis e viagens caiu.

O diretor financeiro Giulio Terzariol disse que a volatilidade nos mercados financeiros também pode aumentar devido ao resultado das eleições nos Estados Unidos. Ele se absteve de oferecer orientação sobre as perspectivas da empresa para o ano todo. “Estes não são tempos normais”, disse ele aos jornalistas.

O lucro líquido atribuível aos acionistas foi de € 2,063 bilhões (US$ 2,44 bilhões) nos três meses até setembro, em comparação com € 1,947 bilhão um ano antes. Foi mais alto do que a previsão de consenso de € 1,626 bilhão. O resultado financeiro foi incrementado por um aumento no lucro não relacionado às atividades principais da Allianz. A empresa teve maiores ganhos realizados durante o verão com as vendas em seu portfólio e menores prejuízos, depois de uma redução no valor dos títulos argentinos há um ano.

A empresa também cancelou definitivamente uma recompra de ações que estava em espera “à luz das incertezas econômicas em curso”. As ações da Allianz subiram 1% no pregão do meio da manhã, com analistas do Barclays chamando os resultados de “uma batida geral decente”.

No início deste ano, a seguradora abandonou sua meta de lucro para 2020 entre € 11,5 bilhões e € 12,5 bilhões devido à incerteza econômica resultante da pandemia, e disse que espera registrar o primeiro declínio anual no lucro em quase uma década.

“Continuamos confiantes em não apenas enfrentar bem a crise do COVID-19, mas em construir um Allianz ainda mais forte”, disse o CEO Oliver Baete. O índice combinado da Allianz, uma medida de lucratividade para sua divisão de danos a propriedades e responsabilidade civil, um de seus maiores produtores de receita, piorou ligeiramente para 94,5% no terceiro trimestre, de 94,3% um ano antes. Leituras abaixo de 100% indicam lucratividade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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