Jornada reuniu equipes compostas por colaboradores da companhia e teve o objetivo de fomentar novas ideias e projetos nos trilhos da inovação e transformação digital da seguradora
Fonte: Prudential do Brasil
Em linha com o objetivo de lançar novos projetos nos trilhos da inovação e da transformação digital, a seguradora Prudential do Brasil – a maior independente do país no mercado de seguros de pessoas – acaba de realizar sua 1ª edição do Hackaton, termo que vem da junção de ‘hack’ (hackear) e ‘marathon’ (maratona, em inglês). A jornada, que aconteceu de forma virtual nos dias 28 e 29 de agosto pela plataforma Webex, reuniu equipes compostas por cerca de 65 colaboradores da companhia com um propósito em comum: fomentar ideias e novos projetos para agregar valor ao negócio da seguradora. A dinâmica ‘Hackaton’ é muito conhecida no mercado e surgiu com as startups, com o perfil de funcionar como um grande celeiro de ideias tendo o objetivo de entregar um produto final o mais prototipado possível para ser colocado em prática nas empresas.
O Hackaton da Prudential do Brasil contou com algumas etapas, como inscrição de ideias pelos colaboradores, definição de temas a partir dos filtros das propostas recebidas, inscrições dos funcionários nos temas que sentissem mais afinidade e divisão das equipes para a realização dos dois dias de dinâmica. Com um detalhe: foram mais de 24h de trabalho e dedicação ininterruptos, como preza uma boa maratona.
Entre os temas definidos para a realização da dinâmica estavam a Jornada do Cliente, Jornada do Corretor e a Jornada Financeira. O primeiro lugar ficou com a equipe que trabalhou na Jornada do Corretor, a qual elaborou um novo projeto – ainda em segredo – que pretende facilitar e organizar as informações dos corretores franqueados para a rotina de trabalho. O segundo lugar foi ocupado pela equipe da Jornada do Cliente, com uma nova solução digital para ser entregue aos beneficiários das apólices dos seguros de vida, e, fechando o terceiro lugar, a Jornada Financeira, com um projeto para facilitar todas as transações dessa área. As equipes foram premiadas com um ‘Apple Watch’ ou uma ‘Alexa’ para cada integrante.
“Estamos muito orgulhosos com a nossa primeira edição do Hackaton. A experiência traduziu, de maneira simples, o empenho da companhia em inovar e se transformar a partir dos nossos próprios talentos, que são os nossos funcionários. O sentimento visto de integração, de soma e entrega para novas soluções que gerem ainda mais valor para áreas estratégias da empresa nos traz muito orgulho. É a Prudential do futuro sendo construída”, destaca o CIO da empresa, André Schenkel.
O planejamento para desenvolver o evento envolveu diversas áreas da empresa, como Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Compliance e Marketing, entre outras. Tudo para garantir a qualidade, eficiência e funcionalidade da jornada. “Fizemos questão de seguir todas as regras, normas e o direcionamento da empresa, além de contar com um corpo de jurados de diversas áreas para avaliar os projetos propostos a partir de critérios como usabilidade e inovação”, completa Nubia Barbosa, gerente de Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação.
Para os colaboradores que participaram da primeira edição do evento, a dinâmica trouxe, mais do que qualquer premiação, a oportunidade de aprender ainda mais sobre o negócio da empresa e as diversas áreas que compõem a companhia. “Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois tivemos o privilégio de interagir com outros colegas que não fazem parte do mesmo setor e da rotina de trabalho, além de mostrar e desenvolver novas aptidões em prol de um mesmo projeto. Aprendi ainda mais sobre o negócio da companhia e sua operação global”, finaliza Beatriz Caetano, da área de Digital, que integrou a equipe vencedora da 1ª edição do Hackaton da Prudential do Brasil.