Polícia prende 7 acusados de fraude no DPVAT em Cuiabá

Investigações foram iniciadas a partir de notícia-crime enviada pela seguradora aos órgãos competentes e foram evitadas perdas na ordem de R$148 mil

Fonte: Seguradora Líder

Nesta quarta-feira, 07, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cuiabá (MT) prendeu sete acusados de fraudes contra o Seguro DPVAT na capital mato grossense. As investigações começaram a partir de notícia-crime enviada pela Seguradora Líder, que detectou e evitou perdas na ordem de R$148 mil.

Os acusados falsificavam os documentos necessários para dar entrada nos pedidos de indenização do Seguro DPVAT. Eles adulteravam documentos, como laudos do Instituto Médico Legal (IML) e certidões de nascimento, modificando informações por meio do reaproveitamento dos layouts, carimbos e assinaturas de profissionais das áreas de saúde.

Com o compromisso de combater as condutas antiéticas que lesam tanto o Seguro DPVAT quanto a população, sempre que uma fraude é detectada, a companhia encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes, visando a punição dos fraudadores. De janeiro a setembro deste ano, as ações proativas da Seguradora Líder já resultaram em 38 sentenças condenatórias, 41 condenados e 09 prisões no Brasil. 

Para atingir um patamar ainda mais alto de eficiência e segurança na detecção e prevenção de fraudes, a Seguradora Líder tem investido constantemente em melhorias tecnológicas. Em 2019, passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business intelligence, cujo sistema conta com machine learning e inteligência artificial, aumentando a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do Seguro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS