Artigo: Reajuste do preço é o grande vilão dos planos de saúde?

por Mário Cabreira*

A formação dos preços dos novos produtos de saúde suplementar é trabalho essencial para enquadramento das condições contratuais à realidade do mercado. Hoje, a realidade é evidente quanto à necessidade de aproximação com o beneficiário e de mitigação dos custos para tornar os produtos novamente atraentes.

O aumento dos custos, um dos grandes vilões, se deve a considerações realizadas no momento da precificação e readequação dos valores (reajustes) e que possui raiz em problemáticas que agora devem ser encaradas pelo sistema.

As velhas e essenciais técnicas de antiseletividade ganham contornos especiais neste momento, pois, muitas vezes, são o centro de discussões judiciais e que precisam sustentar os produtos que conhecemos.

O que seria de um produto coletivo sem os reajustes por faixa etária nos termos no contrato? Ou sem a aplicação dos índices técnico e financeiro apurado na performance do produto e mercado em determinado período? A resposta é conhecida por todos, mas precisamos ir além.

A verdade é que não devemos apenas concentrar os esforços na sustentação das condições dos contratos que, sobretudo os coletivos, se tornam inacessíveis após determinado tempo e fechar os olhos à necessidade de mudança.

Além da compreensão da importância das técnicas de formação dos preços e meios de readequação do valor da contraprestação do beneficiário, necessária é a atuação sensível do mercado, através de mudança cultural e de gestão.

O surgimento de startups/ healthtechs, modernizando e trazendo novos conceitos de atendimento, vem aliado com a ascensão de modelos de gestão, que conseguem mitigar o custo final do produto, oferecendo diferencial em um mercado que necessita de mudança. E o que dizer sobre a volta dos produtos individuais? Eles estão renascendo das cinzas como uma alternativa de atuação.

Mas, como entender o atual cenário e a diferença sobre a formação dos preços das categorias de contrato? Conhecê-los pode abrir os olhos a oportunidades e necessidades do sistema. E tudo isso é possível com a capacitação. Por isso, a Conhecer Seguros criou um curso pautado nesta necessidade, cujos detalhes podem ser conferidos no site da instituição.

*Mário Cabreira – Advogado e gerente jurídico de escritório especializado em seguros, onde é responsável pela condução das atividades na área de Saúde Suplementar, envolvendo decisões estratégicas de gestão e direcionamento da atuação junto ao Judiciário. Atuante no mercado de seguros, também possui experiência no contencioso securitário.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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