5ª edição do SURA Talks destaca as perspectivas e o novo olhar do varejo

Realizada no último dia 15, a live contou com especialistas do mercado para uma conversa sobre a transformação digital acelerada e as mudanças nos hábitos de consumo

Fonte: Seguros SURA

A 5ª edição do SURA Talks, série de lives realizada pela Seguros SURA para apoiar micro, pequenas e médias empresas, abordou as perspectivas e o novo olhar do varejo em um mundo em transformação, onde o comportamento do consumidor muda constantemente e as empresas reinventam o modelo de negócios para entregar experiências em todos os pontos de contato. 

Durante o bate-papo mediado por Cristiano Saab, Vice – Presidente de Canais e Subscrição da Seguros SURA, os convidados James Mattos, Diretor de Vendas e Novos Negócios da Motorola Mobility, e Paula Blini, Gerente de Franchising da Arezzo&Co, compartilharam suas visões sobre a transformação digital acelerada no varejo e as perspectivas para este segmento que, segundo Saab, “é um importante termômetro para entender as mudanças no comportamento do consumidor”. 

De acordo com Paula Blini, a aceleração da transformação digital nada mais é do que a concretização de tendências que já estavam acontecendo há alguns anos. Para ela, o que faz a diferença para as marcas se relacionarem com o consumidor é a humanização, “é a empatia somada à tecnologia, que é um meio. O diferencial da transformação digital é o caminho da humanização e da conexão real com o cliente”. Para passar essa percepção ao consumidor, Blini comentou que “a chave é não focar apenas na comunicação do produto, e sim se conectar com o cliente para saber do que ele gosta e assim construir uma comunicação assertiva sobre o que é importante no seu dia a dia, o que vai muito além do produto”. 

Para isso, James destacou que o ponto fundamental é aumentar o valor do serviço ou produto para o consumidor de forma progressiva. “Pequenas mudanças em processos e no olhar para o comportamento do consumidor podem fazer grande diferença no negócio, pois as pessoas vão continuar a experimentar novos modelos de consumo e as empresas devem acompanhar esses movimentos”. Como exemplo, James comentou que boa parte da população que comprou pela primeira vez no e-commerce nos últimos meses “experimentou produtos e serviços diferentes no ambiente digital e quem entendeu o valor da tecnologia em benefício próprio, certamente continuará nessa realidade conectada”. 

Diante disso, os executivos enfatizaram que ações orientadas para que o consumidor se sinta acolhido, independente se estiver no ambiente físico ou digital, é um dos caminhos para a comunicação transparente e assertiva desta nova era. 

A 5ª edição do SURA Talks está disponível no canal do Youtube da Seguros SURA Brasil. O projeto é resultado da iniciativa Empresas SURA, ecossistema de conhecimento com orientação gratuita para aumentar a competitividade das MPMEs. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS