SulAmérica, Liberty Seguros, MAG Seguros, Sompo Seguros e Amil foram as vencedoras. Saiba como elas têm inovado
SulAmérica, Liberty Seguros, Sompo Seguros, MAG Seguros e Amil foram as vencedoras da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, a mais relevante publicação de inovação do país produzida pelo jornal Valor Economico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Competências do Futuro foi o tema da pesquisa deste ano.
O blog Sonho Seguro entrevistou as empresas vencedoras. Acompanhe as principais ações das companhias, que fizeram delas as vencedoras deste ano. Liberty, Sompo, SulAmérica e Amil já venceram edições anteriores. A MAG Seguros faz sua estreia na premiação 2020.
O que ficou claro é que seguradoras que já eram digitais cresceram acima da média durante o confinamento. As que estavam no meio do caminho aceleraram o processo de digitalização, viraram multicanais e passaram a transitar com mais facilidade entre o mundo offline e o online. Com os escritórios de vendas fechados, a saída foi apostar no treinamento dos corretores para as vendas online, que cresceram significativamente desde março, quando o confinamento foi decretado pelo governo como forma de conter a pandemia.
Leia a entrevista com Marco Antunes, vice-presidente de Operações, Digital e Inovações da SulAmérica, a líder do ranking da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020:
Qual o percentual da receita direcionada para inovação?
Por sermos uma empresa de capital aberto, não podemos divulgar este dado.
Conte um pouco da linha estratégica de inovação na sua empresa.
Há cinco anos a SulAmérica tomou a decisão estratégica de investir fortemente em inovação para melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes e parceiros. Começava a jornada de transformação digital da empresa. Nosso plano estratégico de inovação e transformação digital envolveu a contratação de um parceiros estratégicos de negócios para conduzir o Lean Digital Transformation, potencializando a inovação e transformação digital de forma sustentável, em mais de 40 jornadas mapeadas e definidas pelo nosso comitê executivo. Esse processo envolve as etapas de descoberta, imersão, ideação, prototipação e validação de hipóteses. Tudo isso para que nossas soluções já nasçam seguras, sustentáveis, baseadas em dados e com escalabillidade. Nossos investimentos em inovação têm um objetivo claro: proporcionar a melhor jornada para nossos clientes, colaboradores, corretores e parceiros. Nesse sentido, estamos, por um lado, avançando na transformação da operação da companhia, com uma grande evolução em automatização. E digitalização de processos e modernização da nossa estrutura de TI. E, por outro lado, estamos fomentando o desenvolvimento de novos produtos e serviços que utilizem o que há de mais moderno em tecnologia para gerar valor para nossos públicos, o que tem sido feito por meio da construção de uma cultura organizacional favorável à experimentação e à melhoria contínua com foco no cliente. Os nossos colaboradores são incentivados a disseminar a cultura de inovação. Casos de sucesso do último ano foram a criação das comunidades de Advanced Analytics, Inovação, Metodologia Ágil, Lean, Design, bem como podcasts voltados aos colaboradores – Papo de Garagem e o SulaCast – e outros aberto ao mercado, o LeanCast.
Leia a matéria completa no portal do Valor.
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Conte como a pandemia e o home office impactaram esta área da empresa.
Nós já investimos em home office e home work há bastante tempo: desde 2014 essa já era uma realidade na SulAmérica. Até fevereiro deste ano, pré-pandemia, nós tínhamos 2.164 funcionários trabalhando de casa de uma a duas vezes por semana, ou seja, 40,38% do nosso efetivo na época. Além disso, já tínhamos mais de 200 operadores de call center em regime de home work(contratados nesse regime). Então, o processo de colocar todo o time de trabalho em casa durante a pandemia foi acelerado. É claro que o contato presencial faz falta no dia a dia das equipes, mas nos adaptamos. A área de Capital Humano tem feito um excelente trabalho em termos de comunicação interna, engajamento e mensuração dos índices de produtividade.
Quais as estratégias adotadas para manter os projetos de pesquisa e desenvolvimento mesmo em um cenário tão adverso?
Vou destacar três pilares estratégicos: investimento contínuo em inovação, forte cultura inovadora interna e aposta em equipes multidisciplinares, criadas para gerar um novo tipo de engajamento dentro da empresa. Na SulAmérica, o alinhamento das estratégias de inovação ocorre no âmbito do Comitê Executivo e alinhado com o conselho de administração, o que mostra a relevância dessa frente dentro do negócio. Temos conseguido alinhar portfólio, alocar recursos para P&D e desenvolver uma estratégia de Open Innovation que inclui diversas ações, como programas de ideias, Demo Day, Pitch Day, Match Day, screening de startups, inclusão de novos parceiros, eventos internos e externos de fomento à inovação, para destacar algumas. O Conexão Criativa merece mais detalhes, pois foi o maior programa de aceleração dos quase 125 anos da SulAmérica, no qual o grupo vencedor, formado por colaboradores de áreas multidisciplinares, foi anunciado em evento ao vivo para toda companhia. A avaliação dos trabalhos foi feita por um comitê formado pelos vice-presidentes, o presidente executivo e o presidente do Conselho. A ideia vencedora passou por aceleração de seis semanas no Porto Digital e os membros desse time, por meio de um short assignment, receberam autorização do RH para se dedicar ao desenvolvimento do novo modelo de negócio, com apoio dos profissionais de inovação da companhia. Esse grupo também passará por uma imersão de inovação no Vale do Silício, na qual poderão conhecer empresas de tecnologia e labs de inovação, além de hubs, aceleradoras e universidades americanas.
Como se dá a criação de novos produtos, processos e estruturas?
Nossa estratégia de inovação é baseada em Inovação Aberta, ou seja, nosso processo acontece em colaboração com parceiros, colaboradores e usuários, entre outros públicos internos e externos, por meio de cocriação. Além disso, trabalhamos a inovação em cada camada de negócio: estratégica, tática e operacional. No nível estratégico, nos preocupamos com a aplicação da inovação para alcançar o planejamento de longo prazo da companhia. Isso é realizado com a definição de papeis organizacionais e competências essenciais para fomentar a inovação, metas e indicadores de desempenho, criação de programas internos para inovação incremental ou disruptiva, monitoramento de tendências e novas tecnologias, além da política de gestão do processo de inovação. Já no nível tático, focamos em políticas para aceleração de jornadas digitais e em fomento de inovações com utilização da metodologia Lean, gestão de parcerias e testes de solução com startups, proteção à propriedade intelectual e capacitação de multiplicadores sobre ferramentas, dinâmicas e metodologias de gestão da inovação. Por fim, no nível operacional, cuidamos das políticas para formação de comunidades para troca de conhecimento e fomento da inovação entre colaboradores e agentes externos, de gestão de pessoas com modelos de trabalho que estimulam interdisciplinaridade e de comunicação interna e externa para apoio à cultura de inovação e fortalecimento da marca, para que a empresa seja modelo de inovação constante para melhorar a experiência do cliente.
Quais os lançamentos bem-sucedidos? Detalhe dois exemplos.
Nossa plataforma de telemedicina, o Saúde na Tela é um exemplo de sucesso. Com o serviço, a SulAmérica reforçou ainda mais o cuidado, o bem-estar e a segurança dos beneficiários de seguro saúde, especialmente durante o combate à pandemia do novo coronavírus. A pandemia da COVID-19, o isolamento social e o risco de contaminação em unidades hospitalares acabaram impulsionado a regulamentação da telemedicina. Desde 2018, oferecemos a nossos clientes a teleorientação com médicos generalistas via videoconferência ou por telefone. E viemos investindo muito nessa modalidade de atendimento, o que nos permitiu oferecer o Saúde na Tela logo após a regulamentação da teleconsulta. Nós vimos o número de consultas via tela saltar de 500 em fevereiro para 300 mil até agosto. As pesquisas de satisfação realizadas pela companhia mostram que essa prática foi aprovada pelas pessoas que a utilizaram, com índice de NPS (Net Promoter Score) de 91 p.p. Nessa modalidade, também conseguimos prescrever medicamentos e solicitar exames, tudo a distância. Outro exemplo é a Assistente Virtual da Saúde da SulAmérica, caracterizada por um modelo de interação com beneficiários por meio de inteligência artificial com abordagem natural e humanizada, promovendo inovação em gestão de saúde. Essa solução foi criada para possibilitar a interação por meio de ligação e WhatsApp para identificar condições de saúde e, quando necessário, direcionar para uma jornada de cuidado coordenado. É um processo totalmente digital que potencializa e promove escalabilidade em gestão de saúde, oferecendo uma experiência diferenciada e sem custo adicional aos beneficiários. O contato é feito em situações como passagem pelo pronto-socorro, pós-atendimento dos serviços Médico na Tela e Orientação Médica Telefônica e retorno de consultas no prazo recomendado pelo médico.
Quais os principais projetos em desenvolvimento?
A inovação é viabilizadora do nosso posicionamento de gestora de saúde integral dos clientes, cuidando da saúde física, emocional e financeira de forma unificada com produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos se completando para oferecer proteção para as pessoas em todas as fases da vida. A tecnologia e a cultura digital possibilitam a entrega desse valor nas experiências e jornadas desses públicos com os quais nos relacionamos, de forma sustentável. Dentro desse contexto, temos importantes projetos em andamento para seguir transformando nossa cultura e a do mercado.
Como avalia a maturidade dos processos de inovação e a implantação de uma cultura voltada para essa área?
A maturidade da nossa transformação digital já é significativa, com um ritmo consistente de inovações incrementais e disruptivas, mas sabemos que, na era digital, inovar é um processo contínuo. É por isso que a nossa aposta é nas pessoas e na criação de um ambiente no qual elas possam ser criativas, autônomas e colaborativas. A nossa cultura é a grande alavancadora de inovação. A implementação bem-sucedida do trabalho remoto é um exemplo, pois, além de estarmos preparados em termos operacionais e tecnológicos, nossos colaboradores já estavam habituados a esse modelo de interação profissional, exercitando as habilidades e competências necessárias para trabalhar com excelência em equipe a distância. Outro exemplo recente do nosso foco em transformação da cultura organizacional foi a campanha interna de novo dress code, plural e inclusivo, que demonstra que a companhia está atenta à diversidade e ao jeito de ser de cada colaborador.