SulAmérica, Liberty Seguros, MAG Seguros, Sompo Seguros e Amil foram as vencedoras. Saiba como elas têm inovado
SulAmérica, Liberty Seguros, Sompo Seguros, MAG Seguros e Amil foram as vencedoras da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, a mais relevante publicação de inovação do país produzida pelo jornal Valor Economico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Competências do Futuro foi o tema da pesquisa deste ano.
O blog Sonho Seguro entrevistou as empresas vencedoras. Acompanhe as principais ações das companhias, que fizeram delas as vencedoras deste ano. Liberty, Sompo, SulAmérica e Amil já venceram edições anteriores. A MAG Seguros faz sua estreia na premiação 2020.
O que ficou claro é que seguradoras que já eram digitais cresceram acima da média durante o confinamento. As que estavam no meio do caminho aceleraram o processo de digitalização, viraram multicanais e passaram a transitar com mais facilidade entre o mundo offline e o online. Com os escritórios de vendas fechados, a saída foi apostar no treinamento dos corretores para as vendas online, que cresceram significativamente desde março, quando o confinamento foi decretado pelo governo como forma de conter a pandemia.
Leia a entrevista com Nuno Pedro David, CMO da MAG Seguros, a terceira do ranking da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020:
Qual o percentual da receita direcionada para inovação?
Sem dúvida alguma inovação e tecnologia estão no DNA da MAG Seguros. Em 2018 investimos aproximadamente R$ 49 milhões em inovação e tecnologia. No ano passado, o nosso investimento nessas áreas foi de R$ 54.6 milhões. Já para 2020 a nossa expectativa é seguir investindo. A nossa projeção é ter investimentos superiores a R$ 60 milhões.
Conte um pouco da linha estratégica de inovação na sua empresa.
O ecossistema de inovação da MAG Seguros está estruturado em quatro pilares: Insurtech Innovation Program, Conexões, Comunidade e Funding. A iniciativas da companhia estão sempre voltadas para o desenvolvimento de ações que contribuam para aprimorar a experiência do cliente, para desenvolver novas soluções no mercado, para criar ferramentas que colaborem com o dia a dia dos parceiros comerciais e para otimizar processos. Também vale destacar que estamos sempre próximos aos principais ecossistemas de inovação do mundo para buscar. Posso citar como exemplo a participação em eventos na Singularity University, visita exploratória à China e como membros ativos nos Centros de Excelência da Aegon.
Conte como a pandemia e o homeoficce impactou esta área da empresa.
Ao contrário do que se possa imaginar, a pandemia e o homeoffice não tiveram impacto negativo nos nossos projetos relacionados a inovação. Nós aceleramos ainda mais as nossas iniciativas. O Insurtech Innovation Programa, que realizamos desde 2018 em parceria com a PUC-Rio, passou a operar de forma 100% remota, possibilitando a participação de universitários e colaboradores da MAG de todo o Brasil. Outro exemplo foi a aceleração de projetos inovadores relacionados ao lançamento de seguro, como a plataforma Bem-Estar, da linha Vida Toda Bem-Estar, que oferece ao cliente uma série de serviços como a telemedicina e desconto em medicamentos, consultas e exames. Também seguimos com o nosso planejamento de desenvolver mais APIs e ferramentas que permitam que nossos parceiros entreguem nossas soluções de forma personalizada, digital e com ferramenta de gestão para o acompanhamento online de todos os processos.
Quais as estratégias adotadas para manter os projetos de pesquisa e desenvolvimento mesmo em um cenário tão adverso.
Nós contamos com um ecossistema de inovação bem estruturado, o que nos permite entender os benefícios e impactos de cada projeto para a companhia. Desta forma, o desenvolvimento e a continuidade de cada ação seguem um cronograma bem definido. É válido destacar que, principalmente em momentos adversos, como em uma crise, a inovação tem grande potencial para alavancar os negócios de uma companhia, além de ser um grande ativo e diferencial competitivo junto ao mercado.
Como se dá a criação de novos produtos, processos e estruturas?
A MAG Seguros tem um processo muito claro e bem definido para o seu portfólio de produtos. Estamos sempre acompanhando o contexto socioeconômico para mapear as oportunidades de mercado e as necessidades das pessoas. Também acrescento a isso o constante feedback que recebemos dos nossos parceiros de negócio e da escuta ativa junto aos nossos clientes. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do produto Master Acidentes Domiciliares, que tem como objetivo garantir proteção financeira para o público 60+ em caso de acidentes domésticos. Percebemos que, em razão da pandemia, estas pessoas estavam mais tempo em casa e, também, mais propensas a riscos. O seguro foi lançado no início de junho e temos percebido uma alta demanda. Do mesmo modo, também estamos sempre buscando a melhoria contínua dos nossos processos e a inovação tem papel importante nisso. Já realizamos, por exemplo, regulação de solicitação de benefícios por meio de inteligência artificial, integrações via API’s e contamos com um sistema proprietário que nos permitiu aumentar entre 2 a 3 vezes a capacidade de analisarmos e implantarmos propostas.
Quais os lançamentos bem-sucedidos? Detalhe dois exemplos.
Posso trazer como primeiro exemplo a WinSocial, insurtech do grupo Mongeral Aegon especializada na inclusão de grupos de risco tipicamente negados pela indústria seguradora por meio de tecnologia. A Winsocial atua, neste primeiro momento, com ofertas direcionadas a pessoas com diabetes e tem alcançado resultados crescentes mês a mês. Outro exemplo é o MAG Leads, uma ferramenta baseada em tecnologia que tem como principal objetivo a captação de leads qualificados no ambiente digital. A partir disso, eles são distribuídos aos corretores cadastrados na plataforma para a geração de negócios. Para isso, a companhia tem como uma de suas estratégias a realização de campanhas de marketing digital em redes sociais e no Google, oferecendo conteúdo educacional de qualidade.
Quais os principais projetos em desenvolvimento?
Um dos principais projetos que a companhia tem um desenvolvendo está relacionado à oportunidade de mercado a partir da comercialização de seguro on demand. Entendemos que esta modalidade vai contribuir para o aumento da penetração da indústria de Seguro de Vida no país, principalmente junto a um público mais jovem, pela familiaridade e conveniência com o sistema pay per use. Por sua flexibilidade característica, também é uma oportunidade para novos perfis e nichos experimentarem a contratação de um seguro de forma simples, fácil e digital, sem complexidade e totalmente aderente às suas necessidades de proteção.
Leia a matéria completa no portal do Valor.
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Como avalia a maturidade dos processos de inovação e a implantação de uma cultura voltada para essa área?
A MAG Seguros é uma companhia inquieta, que busca constantemente inovar e fazer diferente, mesmo em um mercado tradicionalmente conservador e altamente regulado. Todo corpo executivo da companhia entende que investir em tecnologia e inovação é o caminha para seguir crescendo e ser competitivo no mercado. Isso é transmitido para todos os colaboradores, que são encorajados a questionar e propor melhorias e ideias que possam melhorar ainda mais os nossos processos e serviços prestados para os clientes, corretores e parceiros comerciais em todo o país. Contamos com uma área dedicada à gestão do ecossistema de inovação e que também desenvolve ações para fortalecer ainda mais esta cultura dentro de casa, por meio de iniciativas próprias ou conectando-se com parceiros. Aos 185 anos somos uma eterna startup…