Prêmio Valor Inovação Brasil 2020: MAG Seguros

SulAmérica, Liberty Seguros, MAG Seguros, Sompo Seguros e Amil foram as vencedoras. Saiba como elas têm inovado

SulAmérica, Liberty Seguros, Sompo Seguros, MAG Seguros e Amil foram as vencedoras da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, a mais relevante publicação de inovação do país produzida pelo jornal Valor Economico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Competências do Futuro foi o tema da pesquisa deste ano.

O blog Sonho Seguro entrevistou as empresas vencedoras. Acompanhe as principais ações das companhias, que fizeram delas as vencedoras deste ano. Liberty, Sompo, SulAmérica e Amil já venceram edições anteriores. A MAG Seguros faz sua estreia na premiação 2020.

O que ficou claro é que seguradoras que já eram digitais cresceram acima da média durante o confinamento. As que estavam no meio do caminho aceleraram o processo de digitalização, viraram multicanais e passaram a transitar com mais facilidade entre o mundo offline e o online. Com os escritórios de vendas fechados, a saída foi apostar no treinamento dos corretores para as vendas online, que cresceram significativamente desde março, quando o confinamento foi decretado pelo governo como forma de conter a pandemia.

Leia a entrevista com Nuno Pedro David, CMO da MAG Seguros, a terceira do ranking da 6ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020:

Qual o percentual da receita direcionada para inovação?

Sem dúvida alguma inovação e tecnologia estão no DNA da MAG Seguros. Em 2018 investimos aproximadamente R$ 49 milhões em inovação e tecnologia. No ano passado, o nosso investimento nessas áreas foi de R$ 54.6 milhões. Já para 2020 a nossa expectativa é seguir investindo. A nossa projeção é ter investimentos superiores a R$ 60 milhões.

Conte um pouco da linha estratégica de inovação na sua empresa.

O ecossistema de inovação da MAG Seguros está estruturado em quatro pilares: Insurtech Innovation Program, Conexões, Comunidade e Funding. A iniciativas da companhia estão sempre voltadas para o desenvolvimento de ações que contribuam para aprimorar a experiência do cliente, para desenvolver novas soluções no mercado, para criar ferramentas que colaborem com o dia a dia dos parceiros comerciais e para otimizar processos. Também vale destacar que estamos sempre próximos aos principais ecossistemas de inovação do mundo para buscar. Posso citar como exemplo a participação em eventos na Singularity University, visita exploratória à China e como membros ativos nos Centros de Excelência da Aegon.

Conte como a pandemia e o homeoficce impactou esta área da empresa.

Ao contrário do que se possa imaginar, a pandemia e o homeoffice não tiveram impacto negativo nos nossos projetos relacionados a inovação. Nós aceleramos ainda mais as nossas iniciativas. O Insurtech Innovation Programa, que realizamos desde 2018 em parceria com a PUC-Rio, passou a operar de forma 100% remota, possibilitando a participação de universitários e colaboradores da MAG de todo o Brasil. Outro exemplo foi a aceleração de projetos inovadores relacionados ao lançamento de seguro, como a plataforma Bem-Estar, da linha Vida Toda Bem-Estar, que oferece ao cliente uma série de serviços como a telemedicina e desconto em medicamentos, consultas e exames. Também seguimos com o nosso planejamento de desenvolver mais APIs e ferramentas que permitam que nossos parceiros entreguem nossas soluções de forma personalizada, digital e com ferramenta de gestão para o acompanhamento online de todos os processos.

Quais as estratégias adotadas para manter os projetos de pesquisa e desenvolvimento mesmo em um cenário tão adverso. 

Nós contamos com um ecossistema de inovação bem estruturado, o que nos permite entender os benefícios e impactos de cada projeto para a companhia. Desta forma, o desenvolvimento e a continuidade de cada ação seguem um cronograma bem definido. É válido destacar que, principalmente em momentos adversos, como em uma crise, a inovação tem grande potencial para alavancar os negócios de uma companhia, além de ser um grande ativo e diferencial competitivo junto ao mercado.

Como se dá a criação de novos produtos, processos e estruturas?

A MAG Seguros tem um processo muito claro e bem definido para o seu portfólio de produtos. Estamos sempre acompanhando o contexto socioeconômico para mapear as oportunidades de mercado e as necessidades das pessoas. Também acrescento a isso o constante feedback que recebemos dos nossos parceiros de negócio e da escuta ativa junto aos nossos clientes. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do produto Master Acidentes Domiciliares, que tem como objetivo garantir proteção financeira para o público 60+ em caso de acidentes domésticos. Percebemos que, em razão da pandemia, estas pessoas estavam mais tempo em casa e, também, mais propensas a riscos. O seguro foi lançado no início de junho e temos percebido uma alta demanda. Do mesmo modo, também estamos sempre buscando a melhoria contínua dos nossos processos e a inovação tem papel importante nisso. Já realizamos, por exemplo, regulação de solicitação de benefícios por meio de inteligência artificial, integrações via API’s e contamos com um sistema proprietário que nos permitiu aumentar entre 2 a 3 vezes a capacidade de analisarmos e implantarmos propostas.

Quais os lançamentos bem-sucedidos? Detalhe dois exemplos.

Posso trazer como primeiro exemplo a WinSocial, insurtech do grupo Mongeral Aegon especializada na inclusão de grupos de risco tipicamente negados pela indústria seguradora por meio de tecnologia. A Winsocial atua, neste primeiro momento, com ofertas direcionadas a pessoas com diabetes e tem alcançado resultados crescentes mês a mês. Outro exemplo é o MAG Leads, uma ferramenta baseada em tecnologia que tem como principal objetivo a captação de leads qualificados no ambiente digital. A partir disso, eles são distribuídos aos corretores cadastrados na plataforma para a geração de negócios. Para isso, a companhia tem como uma de suas estratégias a realização de campanhas de marketing digital em redes sociais e no Google, oferecendo conteúdo educacional de qualidade.

Quais os principais projetos em desenvolvimento?

Um dos principais projetos que a companhia tem um desenvolvendo está relacionado à oportunidade de mercado a partir da comercialização de seguro on demand. Entendemos que esta modalidade vai contribuir para o aumento da penetração da indústria de Seguro de Vida no país, principalmente junto a um público mais jovem, pela familiaridade e conveniência com o sistema pay per use. Por sua flexibilidade característica, também é uma oportunidade para novos perfis e nichos experimentarem a contratação de um seguro de forma simples, fácil e digital, sem complexidade e totalmente aderente às suas necessidades de proteção.

Leia a matéria completa no portal do Valor.

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Como avalia a maturidade dos processos de inovação e a implantação de uma cultura voltada para essa área?

A MAG Seguros é uma companhia inquieta, que busca constantemente inovar e fazer diferente, mesmo em um mercado tradicionalmente conservador e altamente regulado. Todo corpo executivo da companhia entende que investir em tecnologia e inovação é o caminha para seguir crescendo e ser competitivo no mercado. Isso é transmitido para todos os colaboradores, que são encorajados a questionar e propor melhorias e ideias que possam melhorar ainda mais os nossos processos e serviços prestados para os clientes, corretores e parceiros comerciais em todo o país. Contamos com uma área dedicada à gestão do ecossistema de inovação e que também desenvolve ações para fortalecer ainda mais esta cultura dentro de casa, por meio de iniciativas próprias ou conectando-se com parceiros. Aos 185 anos somos uma eterna startup…

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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