Seguradora garante equipamentos para trabalho home office
Fonte: Capemisa
Dados do Instituto Brasileiro de Aprendizagem – o Saber – indicam que 52% de jovens do programa “Jovem Aprendiz” tiveram seus contratos suspensos. Na contramão deste cenário, a CAPEMISA Seguradora levou em consideração a insegurança do momento atual e o impacto da pandemia para as famílias dos 13 jovens aprendizes que estão no programa da companhia, prorrogando seus contratos por mais quatro meses. Além de garantir uma ocupação e estímulo ao desenvolvimento profissional, com remuneração até dezembro, a seguradora ainda disponibilizou transporte particular para a entrega de equipamentos para o trabalho em home office e acrescentou entre os benefícios um auxílio para subsidiar o custo do colaborador com internet.
O programa “Jovem Aprendiz” tem como objetivo contribuir para a inclusão social do jovem entre 14 e 24 anos com o primeiro emprego, desenvolver competências para o mundo corporativo e combater a evasão escolar, uma vez que o projeto tem o compromisso da capacitação prática e teórica. Para a gerente de RH da CAPEMISA, Patrícia Pacheco, a continuidade das atividades em casa permitiu que esses jovens pudessem permanecer ativos e assistidos em plena pandemia, reforçando o comprometimento da empresa com o programa e com a formação deste grupo.
“Olhamos para o nosso colaborador, incluindo esses jovens aprendizes que integram nosso programa. Mapeamos as atividades exercidas por eles e adaptamos para que fossem realizadas em home office. Eles puderam buscar suas cadeiras, o computador e ainda ganharam um subsídio para a contratação de internet. Não basta garantir a remuneração desses jovens. Nosso esforço também está em prepará-los para o mercado de trabalho em um momento em que profissionais precisam se reinventar”, explica Patrícia.
Os jovens do programa têm um histórico de vulnerabilidade social e são assistidos pelo Lar Fabiano de Cristo, a obra social apoiada pela CAPEMISA. Neste período, eles vêm recebendo acompanhamento de lideranças e monitores de forma remota e também têm aulas online seguindo o programa da instituição.
O “Jovem Aprendiz” é uma das portas de entrada dos jovens para o mercado de trabalho. Foi através deste programa que Alexia Paiva Abreu, de 20 anos, teve seu primeiro contato com o mundo corporativo. “Quando fui aprovada pelo processo seletivo, fiquei muito feliz. Primeiro eu aprendi sobre a rotina e os processos da empresa, auxiliando nas atividades de diferentes setores. Hoje, depois de quase 2 anos, sou Jovem Aprendiz no setor de Regulamentação de Sinistros da seguradora e percebo meu crescimento profissional e pessoal. A oportunidade de continuar no programa até o final do ano, trabalhando em home office, com aulas online e todo o suporte da empresa é única”, diz a jovem, que mora em Jacarepaguá e sonha em ingressar na universidade para o curso de Biologia.
Luciana Matias, supervisora da área de Regulação de Sinistros da CAPEMISA e gestora de Alexia, incentiva jovens a buscarem oportunidade de emprego no programa. “Tenham coragem do novo, de aprender e acreditem que são capazes. Este programa é uma grande oportunidade para os jovens de hoje”, afirma.