Capemisa mantém colaboradores do programa “Jovem Aprendiz”

Seguradora garante equipamentos para trabalho home office

Fonte: Capemisa

Dados do Instituto Brasileiro de Aprendizagem – o Saber – indicam que 52% de jovens do programa “Jovem Aprendiz” tiveram seus contratos suspensos. Na contramão deste cenário, a CAPEMISA Seguradora levou em consideração a insegurança do momento atual e o impacto da pandemia para as famílias dos 13 jovens aprendizes que estão no programa da companhia, prorrogando seus contratos por mais quatro meses. Além de garantir uma ocupação e estímulo ao desenvolvimento profissional, com remuneração até dezembro, a seguradora ainda disponibilizou transporte particular para a entrega de equipamentos para o trabalho em home office e acrescentou entre os benefícios um auxílio para subsidiar o custo do colaborador com internet.

O programa “Jovem Aprendiz” tem como objetivo contribuir para a inclusão social do jovem entre 14 e 24 anos com o primeiro emprego, desenvolver competências para o mundo corporativo e combater a evasão escolar, uma vez que o projeto tem o compromisso da capacitação prática e teórica. Para a gerente de RH da CAPEMISA, Patrícia Pacheco, a continuidade das atividades em casa permitiu que esses jovens pudessem permanecer ativos e assistidos em plena pandemia, reforçando o comprometimento da empresa com o programa e com a formação deste grupo.

“Olhamos para o nosso colaborador, incluindo esses jovens aprendizes que integram nosso programa. Mapeamos as atividades exercidas por eles e adaptamos para que fossem realizadas em home office. Eles puderam buscar suas cadeiras, o computador e ainda ganharam um subsídio para a contratação de internet. Não basta garantir a remuneração desses jovens. Nosso esforço também está em prepará-los para o mercado de trabalho em um momento em que profissionais precisam se reinventar”, explica Patrícia.

Os jovens do programa têm um histórico de vulnerabilidade social e são assistidos pelo Lar Fabiano de Cristo, a obra social apoiada pela CAPEMISA. Neste período, eles vêm recebendo acompanhamento de lideranças e monitores de forma remota e também têm aulas online seguindo o programa da instituição.

O “Jovem Aprendiz” é uma das portas de entrada dos jovens para o mercado de trabalho. Foi através deste programa que Alexia Paiva Abreu, de 20 anos, teve seu primeiro contato com o mundo corporativo. “Quando fui aprovada pelo processo seletivo, fiquei muito feliz. Primeiro eu aprendi sobre a rotina e os processos da empresa, auxiliando nas atividades de diferentes setores.  Hoje, depois de quase 2 anos, sou Jovem Aprendiz no setor de Regulamentação de Sinistros da seguradora e percebo meu crescimento profissional e pessoal. A oportunidade de continuar no programa até o final do ano, trabalhando em home office, com aulas online e todo o suporte da empresa é única”, diz a jovem, que mora em Jacarepaguá e sonha em ingressar na universidade para o curso de Biologia.

Luciana Matias, supervisora da área de Regulação de Sinistros da CAPEMISA e gestora de Alexia, incentiva jovens a buscarem oportunidade de emprego no programa. “Tenham coragem do novo, de aprender e acreditem que são capazes. Este programa é uma grande oportunidade para os jovens de hoje”, afirma.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS