Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica aposta na educação financeira para reduzir o “gap” de proteção financeira dos brasileiro. Segundo estudo mundial “People Protection: insigths sobre como capacitar uma força de trabalho ágil”, realizado com 18 mil indivíduos (1.145 do Brasil) de 20 a 70 anos com alguma ocupação no mercado de trabalho em 16 países, o seguro de vida é um instrumento de proteção de apenas 8% dos entrevistados. Em outros países como Hong-Kong chega a 35%, na Malásia 31%, e nos EUA 30%.
Segundo Bernardes, preços, serviços e tecnologia são os grandes diferenciais dos produtos neste segmento, no qual a centenária companhia vê grande potencial e por isso tem se dedicado a criar uma jornada que encante o consumidor. “A SulAmérica está cada vez mais competitiva, com uma política técnica assertiva, apresentando preço e serviços adequados à necessidade do cliente com total customização em cada caso. Com relação a serviços e tecnologia, além das ferramentas de cotação e faturamento 100% online para o corretor, o estipulante pode contratar diversos serviços aos segurados, como: assistência residencial, assistência pet, assistência bike, assistência vítima de crime, assistência pessoal, cesta natalidade, desconto em farmácia, entre outros”, disse ele ao blog Sonho Seguro. Leia abaixo os principais trechos da entrevista na qual fala da estratégia da seguradoras no segmento vida:
O que a seguradora faz para difundir a cultura do seguro?
O produto individual vem ano após ano ganhando maior relevância no mercado, mas ainda depende de uma maior conscientização da população com relação à importância da proteção do seguro de vida e educação financeira. Para ajudarmos e apoiarmos esse avanço e disseminação da cultura do seguro, intensificamos os treinamentos aos nossos parceiros comerciais, corretores e distribuidores, mensalmente divulgamos um boletim aos nossos clientes e parceiros reforçando pontos importantes e relevantes da proteção via seguro de vida individual. Outro ponto de destaque é o fato de que, desde 2017, a companhia lançou um programa de educação financeira para todo os colaboradores, objetivando melhorar a cultura da educação financeira e melhor a qualidade de vida dos nossos colaboradores.
Como andam as vendas no empresarial?
A SulAmérica possui dois produtos que atendem muito bem este segmento: Vida Grupal (VG), direcionado para empresas de médio e grande porte, e Capital Global, produto simples e fácil que atende à micro e pequena empresa. Apesar do impacto da pandemia, a indústria de Vida Grupal se manteve praticamente estável no 1º semestre em relação ao mesmo período de 2019.
Quais os impactos da concorrência neste segmento?
O Vida Grupal é um mercado com alta concorrência, onde temos mais de 20 seguradoras neste segmento. Esta concorrência traz benefícios a corretores e empresas, pois estimulam as seguradoras a ofertarem condições cada vez melhores a um preço cada vez mais justo.
Como o produto tem sido distribuído? Corretores, redes de varejo, concessionárias, autosserviço?
Nosso principal canal de distribuição são os nossos 39 mil corretores para os produtos de Vida Individual e Vida Coletivo. Já para o Seguro Viagem, além de contarmos com a parceria dos nossos corretores, oferecemos a opção do autosserviços possibilitando a contratação diretamente pelo no site.
E os corretores, já aderiram ao segmento de vida? Quais os principais investimentos neste canal de distribuição?
A SulAmérica sempre incentivou muito a diversificação de carteira, pois acreditamos na gestão integral da saúde, que reúne saúde física, emocional e financeira. É importante o corretor ter opções diferentes para que possa atender as necessidades pontuais de seus clientes. Para dar uma ideia, mais de 30 mil corretores já passaram pelo nosso treinamento sobre ampliação de carteira. Oferecemos também cada vez mais ferramentas que auxiliem nossos parceiros a desenvolver uma venda correta e consultiva para os clientes/prospects.
Como a tecnologia beneficiou os produtos de vida?
Processos que anteriormente eram manuais, como a contratação do seguro de vida e o envio documentos (Kit Boas Vindas e Apólice), tornaram-se 100% digitais; além do Guia Digital de Produtos – exclusivo para Corretor, lançado esse ano. Com isso, nossos colaboradores ganham mais tempo para melhorar a experiência dos clientes, corretores e parceiros, pensando em soluções que podem beneficiar todo o mercado.
E o COVID-19, quais os efeitos no produto?
Devido a pandemia, passamos a enxergar a importância de alguns produtos e assistências que nossos clientes poderiam utilizar em sua própria residência, como: Escola Online (disponível no Produto de Previdência Educaprev), Médico na Tela, Assistência Check up Kids ou Senior. Além disso tivemos um impacto na sinistralidade, por uma decisão da SulAmérica em indenizar os nossos segurados em caso de morte pelo novo coronavírus, pois entendemos que não podíamos deixar as famílias dos nossos clientes desamparadas nesse momento.
Quantas indenizações já foram pagas?
No total da carteira tivemos uma redução de aproximadamente 10% nos sinistros de Vida no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas por outro lado, tivemos um aumento de aproximadamente 18% nos pagamentos de Serviço Funeral, o que sinaliza maior penetração da assistência na nossa carteira e reforça a importância dos nossos serviços adicionais aos segurados no momento que efetivamente entregamos o nosso produto e exercemos a função de proteção familiar.
Quais serviços são mais acessados, como desconto em academia, lazer, farmácias…?
Sem dúvida nenhuma, o benefício mais utilizado é o Desconto em Farmácia. Quase 90% dos nossos clientes se beneficiam dessa assistência.
O resseguro tem ajudado a criar produtos diferenciados?
O ressegurador traz produtos e assistências praticados no mercado internacional e, a partir dessas informações, buscamos alternativas para incluí-los em nossos produtos.