Mauro Caetano assumiu a direção técnica da seguradora japonesa dentro do período de isolamento social e já traz muitas novidades
O engenheiro Mauro Caetano assumiu a direção técnica da Mitsui Sumitomo Seguros dentro do período de isolamento social determinado pelos governos para conter o avanço da contaminação da Covid-19. “Conhecia algumas pessoas do meu time, mas a maioria fui conhecendo por meio das reuniões virtuais”, conta ele ao blog Sonho Seguro. Ex-diretor de riscos corporativos da AXA, na qual atuou de 2014 até recentemente, o executivo tem uma experiência diversificada atuando em resseguradora como a Odyssey Re, em seguradoras como SulAmérica e HDI e em corretoras de resseguro como a AON Benfield e JLT Re.
Sua experiência como corretor, cliente e segurador, no mercado local e internacional, atraiu o olhar do grupo japonês, que mira a diversificação de produtos e o crescimento sustentável. “Como já estive nos dois lados do balcão, aprendi que o corretor é o nosso principal cliente e a forma mais simples de agradá-lo é oferecer um atendimento personalizado e um bom produto de seguros para que ele agrade e possa oferecer aos seus clientes produtos sob medida com subscrição técnica, preço justo e atendimento diferenciado quando acontece o sinistro”, comenta.
Mauro já chega com novidades. Neste semestre, a área corporativa da Mitsui Sumitomo passa a atuar com mais um produto: o seguro garantia. “O garantia complementa nosso portfolio corporativo com riscos patrimoniais, engenharia, operacionais, de responsabilidade civil, transportes e vida. Atuaremos com todas as modalidades, desde a oferta de garantias contratual (performance) até as garantias judicial. Queremos ter a grade de proteção completa para o corretor ofertar ao seus clientes soluções financeiras necessária para que nenhum imprevisto abale o alicerce dos negócios”, reforça o executivo.
O ramo de energia renovável está entre as prioridades de Caetano. Muitas companhias deixaram de atuar neste nicho, por ser considerado volátil. A expectativa é de que o governo federal e também a iniciativa privada voltem a investir neste segmento vital para a retomada do crescimento do PIB e que gera muitos empregos no mesmo. Nos próximos cinco anos, os projetos de energia solar fotovoltaica já contratados pelo governo federal deverão movimentar R$ 9,5 bilhões em investimentos, conforme estimativa calculada pela Greener, empresa de inteligência de mercado e desenvolvimento de projetos para o setor solar.
“Já percebemos demanda de empresas de todos os portes que procuram por fontes renováveis de energia com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes e economizar recursos. A nossa estratégia é consolidar o crescimento de forma sustentável e no longo prazo. O grupo, um dos maiores do Japão e do mundo e presente em 40 países, tem expertise na aceitação, conhece o potencial de sinistro e isso possibilita construir uma carteira sustentável, estável, mesmo com resultados cíclicos apresentando neste segmento da economia”, afirma.
Segundo ele, seu desafio é dar continuidade ao que a Mitsui Sumitomo já vinha realizando ao longo dos anos, com foco no treinamento de pessoas, melhorias de eficiência e diversificação de produtos. “A sinergia entre a área comercial e a área técnica é um dos grandes diferenciais da MSS. Os corretores têm acesso a qualquer executivo da nossa Companhia pelo whatsapp e isso agiliza a solução de dúvidas e fortalece o relacionamento. Internamente, o nosso vice-presidente Helio Kinoshita afirma que somos todos um só time.
As áreas técnicas, de subscrição e comercial estão focadas em soluções que tornem os contratos viáveis ao longo do tempo. “Essa metodologia melhora a eficiência com a redução da burocracia e a transparência dos contratos, evitando assim qualquer problema futuro”, frisa o diretor técnico.
Ele conta que a pandemia trouxe um novo modelo de relacionamento das empresas com seus públicos alvos. Um dos exemplos é a inspeção de risco. “Implementamos um modelo de auto inspeção, onde o segurado oferece, por meio do corretor, as informações necessárias aos subscritores através do preenchimento de formulários, com fotos anexas. Isso agiliza muito a subscrição, que faz uma avaliação prévia do risco para depois mandar um time de inspeção, caso seja necessário. Este modelo está com ótima aceitação por todos os envolvidos, o que nos fez decidir por manter a auto inspeção, que tem sido eficiente para muitos contratos, no futuro. Assim como as reuniões virtuais têm sido uma solução mais ágil aos problemas do dia a dia” e esta aproximando ainda mais a seguradora do corretor.
Graduado pela Universidade Paulista (Unip), Mauro também ostenta no currículo um MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com cursos de extensão pela Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, a Emlyon Business School, da França, e a Cambridge Judge Business School, do Reino Unido. “A Mitsui Sumitomo, sendo uma empresa global, tem grande espaço para aumentar sua participação nos riscos corporativos e de médio mercado. Estou no lugar certo, na hora certa, pois acredito que o Brasil voltará a crescer já em 2021”, finaliza o diretor, que aguarda com ansiedade o fim da pandemia para encontrar todos pessoalmente. Afinal, num setor como o de seguro, fundamentado pelo relacionamento e boa fé, os relacionamentos pessoais serão sempre cultivados.
Leia mais Mudanças estratégicas garantem crescimento da Mitsui Sumitomo mesmo na crise do Covid-19
Leia mais Mitsui Sumitomo Seguros comemora 55 anos no Brasil durante live
Leia mais Mitsui Sumitomo prevê crescimento no segmento de transporte em 2020
Leia mais Mitsui Sumitomo registra cerca de 240 pedidos de indenização na região afetada pelo ciclone