IRB licencia plataforma que avalia riscos de catástrofes

Ferramenta de alta resolução desenvolvida por startup inglesa apoiará o ressegurador na avaliação mais precisa da exposição a riscos de catástrofes

Fonte: IRB

O IRB Brasil RE acaba de licenciar uma plataforma inglesa de georreferenciamento de dados, inédita na América Latina, que pode reduzir pela metade o tempo de análise de exposição a riscos específicos, como inundações, terremotos e furacões, de um ativo. Desenvolvida pela startup inglesa Insurdata, especializada no setor de seguros e resseguros, a ferramenta inova ao localizar com precisão e alta resolução endereços em qualquer parte do planeta e dar acesso em tempo real a diversas informações agregadas.

A tecnologia torna possível, por exemplo, localizar um determinado edifício e saber como uma inundação atingiria o prédio. Ou analisar em poucos cliques milhares de endereços de uma única empresa em todo o globo terrestre. No dia a dia, permitirá aos subscritores do IRB apurar informações mais precisas e produzir análises de riscos de alta precisão com mais rapidez. Com isso, o ressegurador ganha em eficiência e controles mais assertivos.

“Faz parte da nossa rotina analisar o mercado e buscar soluções inovadoras que permitam prestar um serviço ainda mais aderente às necessidades de nossos clientes e parceiros de negócios. Com a plataforma, aprimoramos a resolução dos dados de exposição global que suportam nossas decisões de subscrição, preços e gerenciamento de portfólio”, afirma o CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil RE, Antônio Cássio dos Santos, acrescentando que, por consequência, também é possível melhorar os custos de retrocessão.

Aplicável a todas as linhas de negócios do ressegurador, a plataforma será utilizada inicialmente pela equipe de modelagem de catástrofe. “Integrada ao nosso fluxo diário de trabalho, a solução permitirá maximizar o potencial de nosso processo de análise de risco de catástrofe, reduzindo a volatilidade associada aos resultados modelados e permitindo uma melhor seleção de riscos”, conta o gerente de Modelagem de Riscos de Catástrofe do IRB, Luis Brito.

O CEO da Insurdata, Jason Futers, destaca a importância da parceria: “A decisão de uma empresa da escala e sofisticação do IRB de adotar nossa plataforma é uma sinalização fantástica de nossas metodologias de tecnologia e exposição”. Ele reforça que, ao aprimorar os dados de exposição, “o objetivo é dar aos subscritores maior confiança em suas estimativas de perdas modeladas, levando a uma melhor seleção de riscos e gerenciamento de portfólio”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS